sábado, 29 de maio de 2010


"Vinde Jesus"

"Ó Sol nascente
Que vos ergueis por sobre nós mortais,
Iluminando os cegos de nascença
Na luz do vosso rosto:
Vinde, Jesus,
Estrela da manhã!
Cantamos vossa vinda gloriosa!

Pascal Cordeiro,
Que em vosso Sangue resgatais do exílio,
Reconduzindo as almas desgarradas
À Terra Prometida:
Vinde, Jesus,
Pastor das águas vivas!
Cantamos vossa Vinda gloriosa".

Verdadeiramente «cegos de nascença», como precisamos dessa vinda gloriosa de Cristo, que Se nos revela na simplicidade e na humildade; como deveremos ambicionar essa vinda esplendorosa manifestada no despojamento e no serviço vividos com intensidade até ao fim!
Como «almas desgarradas» do Coração de Deus, porque distraídos do essencial, busquemos, em espírito e verdade, aquela paz e suavidade que nos libertam de verdade das muralhas e prisões que nos agarram ao efémero e ao instante!
Há uma estrada aberta diante de nós: a Terra Prometida. Que alcançaremos apenas na medida da nossa adesão apaixonada e decidida ao Evangelho do Reino que nos pede dedicação, abandono, confiança e abnegação.
Sedentos de eternidade, carentes de corações renovados, famintos de uma paz que o mundo jamais nos alcançará, havemos de nos prostrar diante d'Esse pastor das águas vivas que nos sacia e liberta bem por dentro!
«Na luz do vosso rosto», ó Senhor, ensinai-nos a todos nós a permanecer no vosso Lado aberto, nesse Coração trespassado por amor; reensinai-nos a beleza da cruz, a sabedoria do lava-pés, a glória de sermos os últimos e os escravos de todos...
Exilados nos «Egiptos» das nossas indiferenças e dos nossos egoísmos, exilados nas nossas verdades imutáveis e enganadoras, precisamos dessa vinda gloriosa de Deus à nossa inteligência e ao nosso coração fragmentado e dividido, confuso e baralhado entre os triunfos do mundo e a vitória da cruz!
«Ó Sol nascente que Vos ergueis por sobre nós, mortais», vinde iluminar as nossas cegueiras para sermos a Igreja que se sabe e crê «sal da terra e luz do mundo»!
Abençoa.nos, ó Pastor de todos os pastores, ó Sacerdote Único de Deus, cabeça e caminho, verdade e vida de todos os sacerdotes, peregrinos e, por vezes, errantes, nos caminhos do mundo.
Vem e sê a nossa paz; vem e sê a nossa força; vem e sê a nossa luz; vem e sê a razão do nosso sim, do nosso agir e viver.
E, quando abraçarmos as «terras do exílio», atrai-nos para aquela outra onde «jorra leite e mel», a Terra Prometida da entrega sem limites, da palavra feita vida em cada um de nós, da verdade explicitada em cada opção do nosso ministério.
Ó «estrela da manhã», vinde e iliminai as nossas escuridões, vinde e transfigurai as nossas «noites da existência».
«Pascal Cordeiro», vinde, vinde depressa aos nossos corações para que eles rejubilem apenas na medida em que somos vossos, todos vossos...

7 comentários:

  1. "Quem a Deus tem, nada lhe falta
    Só Deus basta
    "...

    ResponderEliminar
  2. Deus deu-nos o poder de optar pelo Seu caminho ou não e nós, ficamos no que não tem sentido nenhum, não nos conduz a nada e no final trás-nos um vazio, como se a vida não tivesse importância nenhuma e não existisse nada mais para fazer.
    O caminho de Deus,enche-nos o coração de Amor , vontade de fazer tudo ,é vida, alegria,saber que não estamos só,que Deus nos ama e que estamos a preparar na terra o caminho para o céu .
    Senhor Jesus faz-me viver sempre no Teu amor e encontrar o Teu caminho e que nunca me desvie dele.

    ResponderEliminar
  3. Leio ,volto a ler e só posso dizer, que Deus nos ama, protege, chama e nós muitas vezes ignoramos com coisas sem sentido,banalidades que nada tem a ver com Jesus Cristo.
    A vida,a Natureza o mundo é lindo ,mas só vale a pena viver no amor de Cristo,Deus é tudo vida e o Espírito Santo que nos ilumina,nos dá sabedoria sem ele nada valemos ( Santíssima Trindade).
    Que grande ilusão pensar que comandamos a nossa vida e o mundo.
    Vinde Jesus e dai Luz,sabedoria ao Mundo para que vivam segundo a Tua Palavra.

    ResponderEliminar
  4. Vinde Senhor ao coração da Igreja. Purificai-a, renovai-a, santificai-a. O mundo e o homem de hoje permanecem nas trevas porque lhes falta a luz da Igreja que se deixa obscurecer por sentimentos e prioridades nada evangélicas. Vinde Senhor e renovai os crentes.

    ResponderEliminar
  5. Mas Ele já veio! Já partilhou a nossa existência para nos mostrar que a nossa liberdade nos pode manter "corpo mortal" que morre com o corpo ou "espírito de vida" que vive, como Ele nos mostrou. Já nos disse que está para sempre connosco, que sozinhos não conseguimos fazer nada e o que temos de fazer: "Ide e anunciai a Boa Nova!", que é Ele mesmo. Se calhar só nos resta um pedido justo: "Senhor, que eu veja!"
    Obrigada Pe.António por nos orientar para aí.

    ResponderEliminar
  6. Vinde Senhor Jesus reforça meu coração de todo o Teu amor,para que eu possa ser uma divulgadora Dele com toda a alma.
    Como é diferente o nosso viver ,a Paz interior que nos acalma ,a inquietude que assola ao coração, que não nos deixa parar,nos faz actuar, falar,sensações que nos deixam felizes e com ansiedade de em nada estar cumprido.
    Bem haja Padre António por actuar e «regar» os nossos corações com a Palavra de DEUS com tanta entrega e Amor,Deus sabe quem escolhe.
    Bem Hajam também todos os sacerdotes que se entregam por Jesus Cristo e por nós (Padre. Valter,Farinha e tantos) .

    ResponderEliminar
  7. A antítese da morte é o Amor ,na verdade quando nosso coração pulsa forte, ao nos aproximarmos do Altar no momento da Eucaristia, recebermos quem nos deu a vida e continua a dar o SEU amor,sem reservas,é de uma entrega total ,emoção e minhas pernas querem sucumbir.
    Como pude passar tantos anos sem saber exactamente, como Cristo me amava.
    O amor de DEUS é infinito e de todos

    ResponderEliminar