terça-feira, 25 de maio de 2010


"Eu só queria agradecer"

"Eu só queria conhecer
o homem que se deu
de alma e coração
eu só queria agradecer
e dar-lhe a conhecer
a minha gratidão.

Do seu rosto que fitei
jamais esquecerei
a paz que ele irradia
a minh' alma estremeceu
sentindo o amor de Deus
com que ele nos contagia".

Sem receios de nada nem de ninguém, no silêncio da noite, entrego ao meu Senhor como oração de louvor e de acção de graças as palavras acima citadas; ofereço ao meu Deus a alegria que experimento, a paz que me arrebata, a saudade que já sinto, ao regressar desse «pedaço de Céu» que me foi dado viver...
E uso essas mesmas palavras, e coloco-as no plural, e transformo algumas, e entrego-as Àquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida:
«Só queria conhecer, (para mais poder amar)
o homem (os jovens) que se deram
de alma e coração
e dar-lhes a conhecer
a minha gratidão.

Dos seus rostos que fitei (que admirei)
jamais esquecerei
a paz que eles irradiam
a minh' alma estremeceu
sentindo o amor de Deus
com que eles nos contagiam!

E agora, com mais clareza e assertividade,
"eu percebi
que tudo o que senti
na luz daquele(s) sorriso(s)
era novo para mim
e deve ser assim
a paz do paraíso...".

A cada um daqueles corações, como gostaria de lhes sussurrar:
"de alma e coração
eu só queria agradecer
e dar-lhes a conhecer
a minha gratidão"...
Porque o não consigo fazer sobejamente, porque o não sei fazer como merecem, porque trairia sempre o meu sentir, entrego-os, de novo, Àquele Deus que "sabe mesmo arrebatar"...
E na paz da noite, quero adormecer soletrando os nomes daqueles corações que também me deram a conhecer, de alma e coração, que "Deus é assim"...

9 comentários:

  1. ...Porque estamos sempre acompanhados. Como JP II, que permanece connosco, que nos deixou os corações a transbordar de saudade de um tempo que já lá vai, mas que de nós nunca partiu; à espera, sempre à espera de um dia podermos deixar de cumprir a saudade de quem nos separámos, mas de quem nunca nos esquecemos! Porque há marcas que permanecem, indeléveis, deixadas por outros na memória dos tempos, porque há momentos da vida que não se apagam, pois são pontes cruzadas pelo imaginário de quem sonha atravessá-las, em plena fruição, sentindo que a vida ganha tempero, ao acordarmos e encontrarmos na outra margem ou a meio caminho quem jamais poderíamos perder. Deus, Cristo, JP II, tu... ;-) O tempo não nos dá tréguas, mas falta pouco para o nosso reencontro. Assim espero! Forte abraço amigo!

    ResponderEliminar
  2. São visíveis todos os sentimentos que assolam um coração de quem foi contagiado pela presença do Santo Padre.
    Mas é bom quando se recorda alguém que nos transformou e nos pôs no caminho de Jesus Ressuscitado,porque só esse era o caminho para o nosso Prior,coração puro,amigo e algo tímido.
    Penso que poucas são as pessoas que não sentiram um aperto no coração ao sentir a doçura daquele olhar cheio da graça de DEUS,continuará sempre em nossos corações.

    ResponderEliminar
  3. Também eu queria agradecer a maravilha que nos foi proporcionada. A alegria e entusiasmo daqueles jovens, a nossa alegria e paixão por nos sentirmos ainda mais Igreja e comunidade. Um pastor decidido e exigente consegue jovens assim. Bem haja.

    ResponderEliminar
  4. É gratificante quando nos damos uns aos outros e daí surge uma obra com amor e cumplicidade ,toda ela transmitida,em gestos ,olhares ,tudo muito bem concebido,e emanado para nós.
    Quando existe amor,entrega e o Divino Espírito Santo actuando ,há toda uma diferença.
    Que bom é o caminho de DEUS.
    Jovens força.

    ResponderEliminar
  5. É... "Deus é assim"... não há palavras que cheguem para agradecer uma alegria que transborda, uma paz que não se explica... tanto que não se consegue dizer...
    "Deus é assim"... um abraço apertado, um piscar de olhos... pequenas coisas que são afinal tão grandes...
    "Deus é assim"...

    ResponderEliminar
  6. Padre António cada um de nós é que tem que lhe agradecer. Agradecer o seu ser padre no meio de nós, as experiências que nos tem ajudado a viver, as alegrias e tristezas, os sonhos e provocações que partilha connosco. Rezamos por si. Uma familia muito agradecida...

    ResponderEliminar
  7. Joana Duque Freitas27 de maio de 2010 às 13:44

    "Eu só queria agradecer" consigo os momentos inesquecíveis que vivi seja na Eucaristia seja no Musical. Agradecer o meu coração tão cheio e feliz pelas suas palavras e pelo testemunho do seus e nossos jovens.
    Que bom perceber a Igreja a apaixonar sempre mais os jovens. Obrigado.

    ResponderEliminar
  8. Que alegria ver os testemunhos dos Jovens,tem mesmo sorte em terem um Pastor amigo e dedicado,mas todos nós paroquianos também temos um cantinho no coração do nosso Prior (não me engano).
    Transmite-nos força,de seguir sempre em frente com os olhos em Deus.
    Nunca mais consegui entrar em Paroquia do Estoril, tudo o que diz Paroquia seja em que linha for,está interdito.

    ResponderEliminar
  9. Viva Jesus! Viva Portugal! Viva o Estoril! :) Temos vivido um mês de Maio delicioso. A visita do Papa tirou-nos da toca e o musical foi (e espero que ainda venha a ser mais umas vezes) fantástico pela sua mensagem de amor ao Santo Padre, pelo reconhecimento do poder de Jesus através do Papa - que tinhamos experimentado na semana anterior - e pela maravilha das vozes, da coreografia, do cenário etc.. Lembrei-me do West Side Story. Parabéns!

    ResponderEliminar