terça-feira, 2 de março de 2010


"Um pouco de Céu"

"Benigno Criador ouvi clemente
As nossas orações e o nosso pranto;
Neste sagrado tempo da Quaresma,
Compadecido, olhai-nos, ó Deus santo.

Justíssimo juiz das nossas almas,
Vós conheceis a enfermidade humana:
Voltando para Vós arrependidos,
Pedimos vossa graça soberana.

Confessamos que somos pecadores,
Mas, em vez do castigo perdoai-nos.
Por vosso nome santo e vossa glória,
Da nossa vil miséria libertai-nos".

Com este hino iniciámos a oração da tarde, presidida pelo nosso Bispo.
Pastores, todos nós, que cantando a glória de Deus, nos reconhecemos fracos e pecadores, mendigando e implorando a Deus o Seu perdão e a Sua paz!
Preces, louvores, súplicas, acções de graças, ou seja, oração, que fazemos por nós e pelo nosso povo. Uma «imagem» tão bela quanto rica, tão verdadeira quanto sentida. É a Igreja a caminhar, nesta subida a Jerusalém, neste desejo profundo de se fazer una com o seu Senhor. É a Igreja pecadora e frágil que pede a bênção e a paz do Crucificado. São os sacerdotes a mendigarem a Graça para a poderem partilhar e oferecer aos que são seus. É o mistério solene e sublime do amor de Deus que permanece na pobreza e na pequenez da nossa condição humana.
Somos muitos; tão diferentes, na idade, na cultura, na educação, mas tão iguais nesta missão divina de nos deixarmos encaminhar para o Céu e, levar connosco aqueles que Ele nos deu em cada uma das nossas Comunidades.
Em silêncio, cantando, refletindo e meditando, buscamos dar as mãos ao Senhor, segurarmo-nos n'Ele para conseguirmos dar as mãos aos irmãos e, juntos, sermos a Igreja que se encaminha para o Coração de Deus.
Sei e sinto bem que as palavras não conseguem testemunhar nem reflectir a paz que nos inunda, a alegria que experimentamos, a comunhão que vivemos. Que sejam uns simples dias. Mas que são - assim o creio - prenúncio do Céu que pregamos...

7 comentários:

  1. "Um pouco de Céu"
    Como eu precisava de sentir, agora, um pouco desse Céu que tão bem nos é descrito ,basta fechar os olhos e recordar todas as palavras para sentirmos todo essa Paz e Amor a Jesus Ressuscitado.
    Todos em oração e todos com o mesmo fim ajudar a levar-nos para o caminho do Senhor,missão muito nobre ,um Dom infinito que nos leva a meditar muito .
    Jesus Cristo não nos abandona nunca,nem obriga ninguém,mas dá-nos discernimento,Luz para optar pelo bem e o SEU caminho e é tão bom quando conseguimos perceber, já não LHE fugimos nunca mais.
    ELE é a nossa força,alento,tudo e não podemos ser ingratos e só pensar assim quando estamos em dificuldades ,Jesus Cristo tem de estar sempre connosco.
    Sr.Prior que toda essa paz,alegria e
    comunhão Vos continue a inundar até ao fim do retiro e se prolongue para nós.

    ResponderEliminar
  2. "prenúncio do Céu que pregamos..."

    ... aí como aqui, como alguém, um dia, cantou:
    "Se a minha vida for por onde vais
    A encher de luz os meus lugares ausentes"

    ResponderEliminar
  3. Todos nós precisamos de ir há «Fonte» beber um pouco dessa Água Pura,desse reforço de energia, de Amor ,de um bocado de Céu ,para vivermos neste peregrinar que é a nossa vida.
    O nosso ser fica cheio do SEU Amor e capaz de vencer todos os obstáculos e transmitir esse Amor, para que ,alguém também o possa sentir e viver nessa Paz com Cristo Ressuscitado.
    Bem Haja Padre António por nos transmitir tudo isso e nos por muitas vezes a olhar o nosso interior.

    ResponderEliminar
  4. "Um pouco de Céu"
    Como todos nós precisamos de um pouco de Céu na nossa vida ,para conseguirmos fazer a caminhada para Jesus Cristo.

    ResponderEliminar
  5. Um Céu que me tem vindo a fugir das mãos...

    ResponderEliminar
  6. "Um pouco de céu "
    Um pouco de céu, é o que está entrando na minha vida...sem amarras...feliz...trabalho com muito amor e dedicação...dar mais amor...
    Sempre com Jesus Cristo no coração.
    Padre António,Bem haja, pelo SEU caminhar, lado a lado, sempre com o horizonte do caminho de DEUS.

    ResponderEliminar
  7. Como eu precisava de " um pouco de Céu"sentir que à minha volta, o egoísmo, o «eu», tinha diminuído mas à dias que eu penso que Deus me deu esta Cruz até ao fim do fim,à dias que me sinto forte ,à outros me sinto ninguém.Que fazer ? «Xu...» Avé Marias para o Céu e olhar para a Cruz de mãos vazias e encher do Seu amor.
    Bem haja

    ResponderEliminar