segunda-feira, 1 de março de 2010


"Caminho"

Estou apenas a algumas horas de iniciar o retiro anual dos sacerdotes da Diocese. Um tempo oferecido para sermos capazes de repensar os caminhos que tenho vindo a trilhar e aqueles outros que, quiçá o Senhor pretende que abraçe...
Em plena Quaresma, quando a vida das comunidades parece multilicar-se em iniciativas e actividades, somos chamados a «subir ao Monte» como amigos predilectos do Mestre de Nazaré para, no silêncio e na oração, redescobrirmos o mistério da Sua glória, a força da Sua Graça, caminhando com Ele rumo ao Calvário, porta da vida verdadeira e da eternidade...
Será uma semana onde, naturalmente, passarão na minha mente e, especialmente, no meu coração, aqueles tantos que Ele me deu para apascentar, para guiar para o Evangelho, para desafiar a, com Ele, subirem a Jerusalém.
Será um tempo de oração por todos os meus paroquianos, pela sua santidade, pelos seus caminhos pessoais de adesão ao Evangelho, pelas suas dores e alegrias, pelos seus medos e esperanças, pelas suas angústias e sonhos... Cada dia, em cada oração, em cada Eucaristia, neste Altar, coloco a vida do que somos e do que temos.
A minha ausência física da Paróquia, o meu silêncio, será, esta semana, a minha «linguagem» e a minha «pregação», será a minha «presença outra», o meu «servir» distinto do habitual.
Sim, porque não vim sozinho. Trago todos e cada um que são a razão do meu ministério, a minha família, os meus pais e irmãos, os meus bens e tesouros: cada rosto, cada coração...
E buscarei - prometo - procurar a fidelidade ao caminho de Cristo, seguindo os passos da Igreja. Não quero nunca caminhar à volta de mim mesmo, rodopiando sobre o meu umbigo, pregando sobre mim mesmo!
Ao contrário, desejo profundamente deixar-me encontrar, deixar-me tocar, deixar-me seduzir e deixar-me vencer pelo Senhor de braços abertos no cimo de uma Cruz.
Aqui, como aí, abraçemo-nos na oração, na prece comum e solidária pela nossa santificação e fidelidade ao Sangue deraramado...
Seja esse o nosso caminho: o do pastor e o das ovelhas...

6 comentários:

  1. O tempo que agora tenho aqui é mínimo, quase não tenho tempo de escrever ,amanhã sim, mais serena e só o farei .
    Mesmo assim tenho que aliviar um pouco o meu sentir.
    A meditação ,os sentimentos ,o sentir é de uma profundidade muito grande que eu só posso dizer, Bem Haja SR Prior por ser como é, por estar com Deus e estar junto de nós a minha oração te-la-à como sempre e sei que nos leva no coração também.Nós o aguardamos sempre em oração.

    ResponderEliminar
  2. Dento do meu coração existe essa necessidade premente de seguir o caminho de Jesus cada vez mais forte não tem explicação ,eu sou uma pecadora que nada sei,se calhar nem rezar grandes orações, mas meu coração,a minha vida está com DEUS.
    Sr Prior que estes dias se tornem fecundos e sejam vividos intensamente no Amor de Cristo, que o ser humano e o Pastor tirem do retiro e de Jesus Cristo a força tão necessária para a descida do«Monte» e o enfrentar de todos os problemas de uma Paróquia e de todas as ovelhas que tanto precisam do Pastor. Bem Haja

    ResponderEliminar
  3. Leio e releio...

    E subo ao Monte, rezandocom o meu Prior...
    Com esta ausência que se faz presença...
    Com este silêncio que se faz pregação...

    Para que, também eu, queira realmente "deixar-me encontrar, deixar-me tocar, deixar-me seduzir e deixar-me vencer pelo Senhor de braços abertos no cimo de uma Cruz".

    ResponderEliminar
  4. Para mim tem sido uma caminhada muito grande ao longo de um ano,sobre todos os aspectos.
    Muitas provações desalento ,mas uma força interior muito grande como que sentindo alguém a meu lado a olhar a mostrar -me o caminho .
    Muitas vezes penso,como eu cresci no Amor de Jesus Cristo e feliz me sinto.

    ResponderEliminar
  5. Um caminho...vários caminhos...
    Todos conducentes a Deus, todos confluem num: o do Céu. Há que ousar e acreditar. Ousar e desbravar caminho: o caminho mais dificil, o mais "improvável"; ou arriscamo-nos a que o nosso peregrinar não seja de construção do nosso novo "Eu", não seja de evolução interior.
    Assim, estagnamos.
    E, no fim, sentiremos que, tendo sempre o céu em perspectiva, ainda assim, tudo poderia ter sido muito diferente...Há "outros" que aguardam, com esperança, essa atitude, essa mudança.

    ResponderEliminar
  6. Como o caminho é sinuoso e difícil de conseguir que o Amor desabroche no meio de tanto egoísmo, eu não consigo minorar,só o Amor de DEUS dá forças.

    ResponderEliminar