quarta-feira, 10 de março de 2010


"Basta querer"

Avança o tempo; parece que nos foge; tudo é tão fugaz e sempre tão breve...
O «tempo favorável» que é a Quaresma está já grande parte percorrido, ou melhor, passado! Quiçá para alguns de nós, vivido; para tantos outros, simplesmente, decorrido!
Sinto que despareceu de nós a fecunda dimensão da «novidade», do «entusiasmo», do «espanto»! Parece que nos absorve uma teoria do «eterno retorno», num rodopio de encontros e desencontros, numa roda de desertos e de oásis que não «marcam» nem «determinam» o nosso ser!
"Eu sinto que vem do Céu um sopro leve" mas que não suaviza a nossa vida nem nos inunda da sua paz; os corações estão revoltos, os espíritos sombrios, as vidas rotinadas, os sonhos coarctados!
Que se passa com o Homem?
Que aconteceu à nossa esperança?
Onde escondemos a verdadeira fé?
Para onde caminhamos, de verdade? Rumo à Páscoa? À transfiguração? Ao Homem Novo que faz em nós novas todas as coisas´?
Ainda podemos fazer da «estrada» verdadeiro caminho.
Estamos a tempo de «começar» ou talvez «recomeçar».
Importa uma vontade decidida, uma ousadia jovial, uma esperança fecunda, uma decisão comprometida.
O mundo, a vida, em nós e por nós, poderão adquirir outra cor, outro sabor e outro sentido.
Basta querer. Por sinal, basta apenas querer... porque caminhar com sentido apenas depende de nós.
E o caminho faz-se caminhando. Jamais se avançará parados, expectantes, temerosos, sonolentos!
De facto, basta querer...

9 comentários:

  1. "Basta querer"
    Basta querer e ter muita fé ,acreditar com todo o nosso coração, para que tudo seja melhor e avançar no caminho de Deus ,
    Esperar que o Divino Espírito Santo nos dê uma ajuda, um leve sopro para que mais alguém siga o mesmo caminho e sinta todo esse Amor inundar a alma.
    É difícil de descrever todo o sentido que Jesus Cristo dá há nossa vida,força,alento, serenidade,ir mais além,ajudar mesmo sem apoio,tudo , ELE é vida .
    Tudo muda

    ResponderEliminar
  2. Hoje caminhando mais uma vez encontrei a resposta para se alguma dúvida tivesse do que fazer,(na doença não é fácil)Jesus Cristo mostrou-me, indicou-me qual a consequência das opções.
    Realmente, basta querer e estar atento com o coração aberto, cheio de Amor e humildade para ouvir atentamente o que ELE quer de nós, pôr a vida há disposição de quem a deu com tanto Amor.
    Bem Haja Pe. António por me conduzir por este caminho

    ResponderEliminar
  3. "Basta querer"eu quero uma coisa tão simples com toda a minha alma, coração e não consigo, Paz muita Paz.
    Jesus Cristo dai-me a Tua PAZ por favor e faz-me viver no teu amor sempre,sempre..

    ResponderEliminar
  4. E o que eu tenho caminhado ao longo deste tempo atrasado , com a certeza que na humildade, Amor .
    Dia após dia vou avançando um passo para o caminho de Jesus Cristo.

    ResponderEliminar
  5. Basta querer... servir... rezar... amar...
    Basta querer... com o coração... sempre mais!

    ResponderEliminar
  6. Há alguns dias alguém escrevia estas palavras aos jovens:
    “Habituados, como estamos, a percorrer caminhos que outros fizeram, esquecemo-nos que, um dia, eles não existiam (…) e quando nós os percorremos, temos, assim, a tarefa facilitada, mas esta facilidade não nos exime de fazer os nossos percursos e de nos aventurar a fazer caminhos novos (…) Ele sabia que o tinha de inventar, caminhando pela 1ª vez, por terrenos apontados pela vontade de Deus. E lançou-se no desconhecido, com uma confiança inabalável no Amor de Deus, passo a passo, fazendo caminho (…) A Tarefa é muito difícil, porque há necessidade de criar, de inventar, de estar atento aos sinais de Deus e de ligar o GPS do Amor (…) A cada um de nós compete aventurar-se (…) Há caminhos novos a inventar e essa tarefa é nossa. Queremos ser caminhantes e queremos ser fazedores de novos caminhos (…) vivendo intensamente a aventura de amar (…) – “Caminhante, não há caminho. O caminho faz-se caminhando”. Só a aventura do Amor é capaz desta tarefa”.
    E nós?? Percebemos isto?...

    ResponderEliminar
  7. Basta querer, palavras que ressoam no cérebro e me fazem pensar muito, na verdade com o querer, já mudei muitas coisas na minha vida e que me enchem de felicidade.
    Sinto-me com Jesus Cristo no coração que me transmite Amor ,me faz transmiti-lo com toda a segurança, sem vacilar.
    Adoro a DEUS com todas as minhas forças e LHE peço cada dia que passa humildade, para receber a SUA palavra sempre.

    ResponderEliminar
  8. Jesus diz que só tenho de acreditar, mas eu quero ver! Somos todos como S. Tomé, talvez. Para que queremos ver se sabemos como é? Não sou eu que escolho acreditar, nem sequer isso depende de mim… nem tenho de dizer “eu acredito” em tom de quem poderia não acreditar se quisesse… Eu SEI, porque me foi revelado. EU SEI! E, no entanto, não deixo de duvidar porque não vejo, quando SEI que não se vê. Não é isso a conversão? Eu confiar que SEI, independentemente do que vejo ou sinto e por isso confio e por isso sou capaz de amar? Nesta Quaresma tenho pedido o mais difícil: A minha conversão!:) temos de rezar mais porque a conversão do Homem é como sempre foi: fraca, susceptível, circunstancial… Mas não temos de ter medo porque Jesus se fez Homem só para nos conhecer. Ele sabe e nós, por isso, podemos sorrir.
    E depois, como diz S. Paulo, é transmitir aos outros para que aqueles que Deus escolhe oiçam e compreendam mesmo que não vejamos nada. Muito obrigada por fazer tão bem esse papel - de arauto do Evangelho.

    ResponderEliminar
  9. Afinal, quem somos nós?... E o que queremos ser?
    O que dizemos não consegue corresponder ao que fazemos…
    O que revelamos é, efectivamente, o que somos?...
    “Para onde caminhamos?”
    “O que se passa com o Homem?”…

    ResponderEliminar