segunda-feira, 30 de novembro de 2009


"Acordar!"

É tempo de despertar! É tempo de nos erguermos de um «sono» que se arrasta há demasiado! É tempo de «arrepiarmos» caminho e nos predispormos a recentrar a nossa vida e a nossa fé! É tempo de acordar dessa letargia que nos trava a aventura de sermos homens e mulheres de Deus!
O mundo tem o direito de saber e acreditar que Deus Se predispõe a salvá-lo!
Os homens deste tempo precisam de uma Igreja que lhes fale eloquentemente, sem medos nem vergonhas, sem mordaças nem diplomacias, que há um Amor pronto e decidido a fazer caminho com cada um deles...
Os corações de quantos se cruzam connosco não podem mais ficar privados da beleza que possuímos e da verdade que nos envolve: Deus é peregrino desta humanidade.
Fechados que estamos há tempo demais nas nossas igrejas, presos nos nossos individualismos e nas nossas verdades incomunicáveis, agarrados a espiritualismos que apenas atrofiam e não libertam, conseguimos apenas a relativização da fé e o afastamento da vontade de ser de Deus!
Há que acordar de um sono profundo que nos impede a possibilidade de nos maravilharmos diante da Graça que advém sobre nós; há que despertar de uma mediocridade anestesiante que nos proibe de experimentar a paixão e a paz próprias de quem se sabe amado pelo Céu!
Onde está a Igreja audaz e valente que fala, a propósito e a despropósito, da esperança que a anima?!
Onde estamos nós, cristãos, pastores e fiéis, ao lado dos mais pobres, dos mais simples, dos mais angustiados deste tempo?!
Onde está a nossa fé diante das prepotências de uns quantos, do poder exacerbado e aniquilador de alguns, da pseudo-superioridade de determinados corações, em detrimento de incontáveis outros que esperam ansiosamente que alguém erga a voz e ofereça a vida para lhes falar de um mundo e de uma Igreja mais fraternos, humanos e, por isso mesmo, mais divina?!
Advento é repensar a nossa postura diante do mundo; é reaprender o humanismo próprio do Evangelho que dizemos acreditar; é ser solidário diante da «sorte» de quem faz caminho connosco rumo à casa do Pai; é saber-se irmão e companheiro de viagem de quem peregrina bem ao nosso lado!
Basta de fingir! Basta de desviar o olhar! Basta de indiferença! Basta de comodismos pecaminosos! Basta de espiritualismos atrofiantes e castradores! Basta de linguagem em detrimento da acção!
Deus quer fazer-Se Homem connosco!
Em nós. Quanta resistência a esse milagre e às suas consequências!
Deus vem! Mesmo que permaneçamos adormecidos e apaixonados pela apatia e pela inércia!
Deus vem! Mesmo que o nosso coração esteja cheio de futilidades e não tenha já espaço para O acolher!
Deus vem! Aos corações simples, despojados, humildes, verdadeiros, puros.
Erguermo-nos e levantarmos a cabeça: eis o caminho que importa percorrer...

5 comentários:

  1. Quantas vezes essas Palavras são o meu alento ,quantas vezes eu saio de casa a pensar é hoje que vou abrir a minha alma,mas não porquê ? não sei dizer ,è apatia ? não.
    Tenho levado a minha vida toda só com DEUS,mas està na altura de me entregar a DEUS na totalidade
    »Basta de linguagemem em detrimento de acção»
    Sinto-me canasda,triste de desperdiçar a vida que DEUS me deu com coisas tão mesquinhas,não consigo concordar,aceitar eu adoro a DEUS eu amo as pessoas, não consigo viver mais fechada e só.
    Ao ler esta meditação tão real ,justa não sei descrever o meu sentir.
    «DEUS vem aos corações simples humildes.puros»
    Como eu o desejo no meu coração..

    ResponderEliminar
  2. Pe. António pode acreditar tenho tanta coisa a dizer sobre esta meditaçáo profunda de mudança, de o acordar do nosso adormecer, deixando passar tudo sem reagirmos e deixando o SENHOR JESUS triste e sedento de ocupar os nossos corações,
    mas neste momento não consigo.
    Só consigo falar com DEUS e entregar-LHE a minha vida ,nada mais.
    Obrigado por TUDO.

    ResponderEliminar
  3. Como me escreveu uma carmelita descalça: "Sejamos muito pequeninos para poder caber no Presépio"
    Saiba eu caminhar com um coração vazio de mim, cada vez mais cheio d'ELE... cada vez mais...

    ResponderEliminar
  4. Sinto-me muito feliz de ter despertado, de toda a letargia que me consumia.
    O Espírito Santo desceu até mim, dando-me discernimento ,força para mudar tudo ,mas tudo mesmo.
    As caminhadas da vida são difíceis, mas quando nós temos o coração cheio do amor de Cristo,para nós e para os outros, tudo fica diferente,conseguimos sempre, que alguém perceba que este é o caminho.
    Quando existe o mal ,damos o bem, para fazer pensar um pouco na diferença de atitude.
    Ajudar a que sintam a mesma Paz interior .

    ResponderEliminar
  5. Agora estou a começar de "acordar" e sentir a verdade a doer cada vez mais,é que, agora as palavras que existirem são escritas ,que os meus ouvidos,os meus sentidos não vão escutar Suas Palavras,deixou-me Jesus Cristo no meu ser,na minha vida ,já conseguindo, devagarinho, Dele dar testemunho e vou fazer o caminho devagar...

    ResponderEliminar