sábado, 28 de novembro de 2009


"Desejo"

Diante de mim abre-se um outro caminho...
Para mim, para cada poro da minha existência, rasga-se uma renovada oportunidade de ser Eu!
É Advento.
É esperança, é vontade, é desejo, de querer ser mais de Deus...
É tempo de me erguer desse(s) sono(s) que me invade, dessa letargia que não me incomoda já, desse comodismo que atrasa a minha paz e o meu sorrir.
Há um Encontro para acontecer.
Uma Luz que quer brilhar nas minhas trevas, nos meus medos, nas minhas noites.
Há um Abraço que me espera se me atrever a despir-me de demasiadas roupagens que fui envergando ao longo dos tempos...

É Advento.
É esse «tempo favorável» para me pôr a caminho e ter a ousadia de não me distrair.
É esse Presépio que me espera de me apresentar desprovido de superficialidades, apatias, mediocridades e diplomacias vãs.
É essa Ternura que me enche e me preenche por dentro e por fora.
É essa Paz que demasiadas vezes deito fora ou deixo que ma roubem subrepticiamente.
Deus, forte na fragilidade, rico na pobreza, poderoso na fraqueza, quer encontrar-Se comigo!
Escolheu-me de entre o universo para me habitar. Faz-Se Homem para me olhar como um igual, como um irmão!

É Advento.
É caminho a trilhar com a esperança de Lhe entregar um coração pobre e fraco mas com a vontade de O possuir, de O ter, de O alcançar.
Vem Senhor Jesus!
Vem, ó Desejado, nascer em meu coração.
Toma dele inteira posse.
Tem-no nas Tuas mãos...

3 comentários:

  1. Pe. António, li este texto... volto a ler... sinto a sua alegria de ser de Deus, a sua vontade de o ser ainda mais.
    E quero deixar-me contagiar por essa paixão, por essa entrega; não apenas por um momento - quando venho «aqui» meditar, quando escuto as suas homilias - mas por toda a minha vida!

    É... que o Senhor venha "nascer em meu coração e tome dele inteira posse"!

    ResponderEliminar
  2. Pe. António que meditação intensa e cheia de desejo, um desejo profundo de pertencer a JESUS cada vez mais ,seguir a Sua Palavra, os Seus actos.
    Como é bom ler,ouvir,interiorizar essas Palavras e ainda mais segui-las e estar no Amor de Jesus.
    DEUS mais uma vez pôs em meu caminho alguém para me libertar, adiei,por uma semana,mas já está determinado,
    uma situação simples mas com a mão de DEUS eu sabia que a minha hora ía acontecer.
    Obrigado Pe. António por me desinstalar ,pela Suas Palvras amigas e por tudo.
    Irei receber JESUS de alma e coração.

    ResponderEliminar
  3. As oportunidades renovam-se, e que fazemos com Elas?...Há um ano o “desejo” de recomeço, de aceitar esta Nova Vida que quer nascer para o Mundo, que quer nascer em nós, manifestou-se igualmente; Mantive esse desejo, é certo. Concretizei-o, aos poucos, lentamente, em pequenas coisas, no meu dia-a-dia…E ficou inculcado; tão forte!…E, novamente, a proposta aí está. Forte. Sempre tão forte…E a resposta? Decidida? Decidi-me? Há que “preparar os caminhos do Senhor” novamente, e sempre; Parando, escutando, vendo… E é suficiente? Tão difícil de entender, por linhas tão ténues…

    ResponderEliminar