domingo, 6 de dezembro de 2009


"Depressa..."


"O Advento, preparação do Natal, começa mais cedo nos centros comerciais do que nas igrejas. Este ano, afectado pela crise mundial que lançou milhões no desemprego, não se fala tanto da febre consumista, mas da urgência da solidariedade que ainda não conseguiu encher de vergonha aqueles que se enchem com a crise e nem levar os gestores da banca e das empresas privadas e públicas a repartir os seus salários escandalosos".
O Advento é desafio à minha vida instalada e provocação à minha apatia diante da «sorte» de tantos homens e mulheres que, também eles, desejam celebrar o Natal, ou seja, essa Abraço de Deus a cada coração humano!
Preparar os caminhos do Senhor, ser capaz de altear vales e aplanar montes e colinas, é a missão que recai sobre a nossa fé, aqui e agora.
Num esforço para não reduzirmos as profecias a mera poesia e a bela demagogia espiritualista, há que ousar fazer deste «tempo favorável» uma oportunidade de sermos de Deus. A sério! E não numa adesão simbólica, estereotipada, ritualista e sonolenta.
«Vem depressa, Senhor Jesus», repitamos com consciência e paixão. A fim de que a verdade seja critério neste nosso Advento. Com o desejo assumido de aplanar os montes da nossa indiferença, do nosso orgulho e da nossa avareza!
Para que alcançemos o aplanar desses montes infames do egoísmo que geram dor e sofrimento a tantos e tantos, os montes do endeusamento pessoal, a «fome» de uma imagem e fachadas que não são a verdade das nossas vidas, os montes da nossa presunção e da nossa pseudo-superioridade aniquiladora de fraternidade e de justiça!
E, simultaneamente, altearmos os «vales e as colinas» da nossa generosidade e compaixão, da nossa partilha e do nosso compromisso com a história de cada outro, da nossa verdade e do nosso empenhamento em que "toda a criatura veja a salvação de Deus".
"Depressa" Senhor Jesus, vem ao mundo, à Tua Igreja, aos Teus discípulos!
Vem, Senhor, e não tardes!
Os «desertos» em que nos tornámos, os corações ressequidos que possuímos, apenas nos alcançam um Advento e um Natal ideológico, desencarnado das vidas, teoria da caridade e boa vontade provisória e fraudulenta!
«Depressa», Jesus, vem ao nosso mundo, à nossa alma, e consegue-nos a alegria da paz partilhada, da caridade efectiva, da justiça incarnada, da verdade assumida, do despojamento desejado, da Festa celebrada...
Depressa, Senhor, antes que seja tarde demais...

5 comentários:

  1. Senhor Jesus vem depressa ao mundo e a todos nós e tira -nos deste egoísmo em que nos tornámos.
    É uma meditação tão certa,que devia entrar em todos os corações,num exame de consciência para verem como existe tanta injustiça, uns a viver tão bem,outros tão mal.
    Todos nós fazemos parte desse mundo e raras vezes paramos para pensar nos outros, a frieza ,o egoismo a superioridade ,instala-se no nosso coração esquecendo que somos todos filhos de DEUS ,ricos e pobres.
    Como o nosso Prior refere vamos "depressa"ajudar quem mais precisa não só no Natal, mas todos os dias da nossa vida.
    Vamos todos caminhar a par de Jesus numa missão nobre.
    Obrigada Sr.Prior por todo esse Amor por todos . As melhoras.

    ResponderEliminar
  2. Jesus vem sempre... e fazemos propósitos de O deixar entrar nos nosso corações.
    Mas quando Ele "está à porta e chama", eu não a escancaro!
    Como pode o «deserto» do meu coração florescer, se eu não deixo que seja regado?...

    ResponderEliminar
  3. Há 1 ano, as mesmas propostas... Propostas ousadas que Deus nos deixa; e que, tantas vezes, não entendo. E os corações permanecem desertos...Há 1 ano, e no ano anterior. somos tão "naturalmente" egoistas que nos esquecemos sempre do outro... A afectividade "não é uma fatalidade, imposta pelas leis da natureza e pela sociedade", mas é ela que nos distingue dos animais! É ela que permite o Amor, e o amor ao próximo. Depressa, antes que seja tarde demais.

    ResponderEliminar
  4. Quando ligo e volto a pôr os olhos na meditação e leio "Depressa" passa-me tanta coisa pela cabeça,uma mistura de tudo ,de algo que não fiz, de uma ansiedade de o fazer ,mas ainda o vou fazer.
    "Depressa " palavra cheia de conteúdo.

    ResponderEliminar
  5. "Depressa"
    Não andei depressa ,mas hoje aqui estou Senhor Jesus ,com a minha vida completamente diferente esperando por Vós sempre no meu coração ,sempre estives-te Jesus ,mas entrar ,entrar as portas só agora o fazes,eu amo-te Senhor Jesus ajuda-me a ser cada dia mais Humilde e amar-te sempre mais e mais e que se faça em mim segundo a Tua vontade.
    Bem Haja Padre António por ser como é e as Suas melhoras. ( da constipação )

    ResponderEliminar