quinta-feira, 6 de maio de 2010


"Tu amas-Me?"

"Pedro tu amas-me?"
Também estas palavras ecoaram no meu coração nesta nova Peregrinação à Terra Santa. Porque na pergunta lançada por Jesus ao coração de Pedro está implícita a mim mesmo essa questão; ela é dirigida à Igreja, cada discípulo de cada tempo...
É uma pergunta inquietante, provocadora, que desinstá-la se procurarmos responder em espírito e em verdade. É uma questão vital pois que nela se «joga» toda a nossa existência, o mais profundo do nosso ser!
A resposta de Pedro é avassaladora: «Senhor, Tu sabes tudo, bem sabes que Te amo»!
Naquele lugar, bem junto ao mar da Galileia, pedi ajuda ao Mestre para que um dia possa e consiga responder da mesma forma; ali, na capela do «primado de Pedro», voltei a sentir-me pequenino e pobre, tão distante dessas palavras de Pedro, saídas de um coração profunda e verdadeiramente apaixonado!
«Senhor, Tu sabes tudo, bem sabes que Te quero amar» é o máximo que consigo dizer!
Porque amá-l'O é mais, imensamente mais do que aquilo que eu faço; é imensamente mais do que celebrar Eucaristia, do que orientar retiros ou recoleções, do que guiar uma Comunidade, do que construir igrejas e buscar respostas sociais aos mais desfavorecidos, do que peregrinar, do que pregar, do que...
Amá-l'O é dar-Lhe a vida, até ao sangue, até à Cruz.
Amá-l'O é ser todo de Deus.
Amá-l'O é ser santo.
Portanto, que longa estrada a percorrer...
Que longo caminho a abraçar...
Pedro, na pessoa de Bento XVI, vem aí, bem ao nosso coração, para nos ensinar a amá-l'O como ele deve ser amado...
Oxalá consigamos estar atentos, ser dóceis, disponíveis, ao acolhimento daquele que vem em nome do Senhor para nos repetir, na sua vida, no seu ministério, na sua presença «Senhor, Tu sabes tudo, Tu sabes que te amo».

5 comentários:

  1. "Quero amar-Te com todo o meu ser
    Quero seguir-Te, só a Ti, Senhor...


    Isto, por vezes, cantamos. Será que sentimos estas palavras?...
    Porque as sinto tão pouco?... Porque as vivo tão pouco?... Porque não dou de beber ao meu Senhor?...

    ResponderEliminar
  2. Na verdade eu sinto que nunca amarei o suficiente a quem deu a vida por (mim) nós e sou bastante ingrata, não sabendo agradecer o que me é concedido dia ,a dia.
    Cada vez que me levanto e olho pela janela tudo o que me rodeia,a Natureza ,mar, aves ,nós próprios, ninguém igual ,como tudo é perfeito.
    Como é que o homem pode ignorar tanta evidência e pensar que pode controlar tudo,mudar ,ideia triste descabida,como erra.
    Sinto que nunca amarei o suficiente e sinto-me muito triste por ver que O posso ofender , peço todos os dias para me deixar viver sempre no SEU Amor e que se faça em mim, a Sua vontade .
    «Tu sabes tudo»ajuda-me sempre a ser melhor , mais necessitada desse Amor.
    Bem Haja Padre António por todo o Amor a Cristo que transparece em Suas palavras.

    ResponderEliminar
  3. È uma honra, uma Graça nós recebermos o nosso Papa Bento XVI,escolhido pela acção do Espírito Santo, um Papa atento a todas as necessidades, humilde , presente,e apelante há união religiosa ,que é muito importante.
    Vamos acolher o sucessor de Pedro com todo o Amor,Fé ,singeleza e muita Paz.

    ResponderEliminar
  4. Também eu quero ser capaz de Te amar com todo o meu coração, com todo o meu ser.

    JR

    ResponderEliminar
  5. "Tu sabes tudo. Tu sabes que te amo." É esta a certeza que buscamos.

    ResponderEliminar