quarta-feira, 5 de maio de 2010


"Terra Prometida"
 
Peregrinar é sempre esta oportunidade de querer fazer encontro com Deus.
Ao longo destes últimos oito dias não foi outra a experiência que fizemos. Caminhar, sempre rumo ao maior e melhor conhecimento de Deus, da Sua vontade, da Sua Palavra. Passo após passo, experiência após experiência, palavra após palavra, encontro após encontro, sorriso após sorriso, lágrima seguida de outra lágrima, silêncio que busca sempe outro silêncio, assim vivemos estes dias que jamais desaparecerão dos nossos corações...
Olhar, tocar o Mar da Galileia e escutar bem baixinho a cada um de nós: «Bem Aventurados...»!
Em Nazaré aprender, de novo, aquele «Sim, faça-se em mim segundo a Vossa Palavra», para nos erguermos e decidirmos à coragem de o encarnar nas nossas vidas!
«Fazei o que Ele vos disser» deixámos que ficasse gravado bem no fundo das nossas almas!
No cimo do Monte Tabor pedimos a graça da nossa transfiguração e a de todos quantos levávamos no coração!
No deserto da Judeia, naquele silêncio inesquecível tentámos encontrar-nos connosco próprios e com Deus!
Subimos a Jerusalém, decididos ao que esse apelo significa! Entrámos na Cidade Santa e a emoção tomou conta de nós!
Aí, na Cidade eterna, foram tantas as sensações e vivências, foram tantos os momentos marcantes, foram tantas as graças recebidas... não se consegue transcrever aquilo que guarda e retém o coração cheio de Deus!
Monte Scopus, Monte das Oliveiras, Monte Sião, Cidade Velha de Jerusalém, Santo Sepulcro... tempos e espaços que pareciam não caber nos nossos corações pequeninos diante de tamanha grandeza e graça...
Pisámos - muitos pela primeira vez - a Terra Prometida. Que depressa passamos a amar, a fazer nossa, a desejá-la visitar de novo! Porque por mais vezes que aí estejamos, cada vez é sempre difrente, espantosa, única, magnífica...
Como diz a antiga tradição, «no ano que vem em Jerusalém»!
Assim Deus nos ajude a cumpri-la.
Assim vivamos aqui, nos nossos ambientes, essa experiência indiscritível para nos tornarmos embaixadores dessa Terra abençoada, dessa Terra Santa pisada, amada, chorada, pelo próprio Senhor Jesus...

4 comentários:

  1. Como membro da Escola de Dirigentes do Movimento dos Cursilhos de Cristandade, tive a graça de participar na experiência inesquecível que foi a Peregrinação acima referida.
    Para mim, não foi a primeira mas a oitava vez que pisei a Terra de Jesus...
    Mas nunca com momentos tão fortes como vivi nestes dias... Nunca assim...
    Ainda estou a "digeri-los", tentando compreender, até ao fundo, a mensagem que devo colher de cada um deles, aquilo que o Senhor me quer dizer, concretamente a mim...
    Como, para além dos bons pensamentos e das boas intenções, essa mensagem se deve traduzir, concretizar, no quotidiano da minha vida, no tecido de decisões que vai constituindo cada um dos meus dias, cada uma das horas dos meus dias, cada um dos minutos das minhas horas...
    Como se deve traduzir em formas novas de Amor, de Serviço humilde, de Anúncio de Esperança...
    "Senhor o que queres que eu faça?" É a pergunta que faço minha, de encontro àquele apelo de jesus que lá, e através das palavras do nosso Pastor que tão bem nos soube conduzir, ficou tão claro, tão evidente - "Tenho sede!"
    Na certeza de que, como cantávamos no Monte Scopus, despedindo-nos da Cidade de Jerusalém, quero "estar de coração aberto para deixar a Luz do Céu entrar", pedindo a Deus que essa Luz não deixe de brilhar por minha causa, não deixe de iluminar por minha culpa...
    São Morais

    ResponderEliminar
  2. É de uma emoção muito grande, quer a meditação quer o comentário de alguém que o viveu com grande intensidade e Amor.
    Não existem palavras para eu poder comentar,penso que posso, ler e interiorizar toda essa vivência, tão bem descrita, ,que felicidade poder escrever assim depois de uma vivência muito forte.
    Para DEUS nada impossível, quem sabe um dia.

    ResponderEliminar
  3. Dias vividos com intensidade, radicalidade...
    Momentos duros, momentos cheios de alegria...
    Tudo pelo Senhor Jesus!

    E de regresso a «casa»... "Porque tengo miedo, si nada es impossible para Ti?..."

    ResponderEliminar
  4. Peregrinar na Terra Santa foi, sem dúvida alguma,uma graça, uma benção.
    Ao ler o texto foi passando no meu pensamento toda a experiência vivida, todas as interpelações que me foram feitas por Jesus através do nosso Director Espiritual, do nosso Pastor.
    Embora, já tenham passado alguns dias continuam a ecoar no meu coração os apelos que me foram dirigidos: "Tenho sede"; " Vem e segue- me"; "Sê humilde"; Sê Santa... E como esquecer o testemunho "brutal" no bom sentido da palavra, de despojamento, de humildade sem respeitos humanos, de um Amor mais Elevado, do Serviço abnegado traduzido em gestos concretos do nosso Pastor tanto na Igreja da Agonia como no Cenáculo!
    Na verdade, só quem muito ama o Senhor Jesus é capaz de se expor, de se dar sem limites, sem mas nem talvez.
    Que nas lágrima derramadas ou mais contidas, que nas preces verbalizadas ou interiorizadas, que nos sorrisos ou nos silêncios manifestados eu tenha sido capaz de Te dizer - eu quero ser, Senhor amado como barro nas mãos do oleiro. Toma a minha vida, fá- la de novo. Eu quero ser,um vaso novo.
    Senhor Jesus dá- me a capacidade de Te amar nos outros, com gestos concretos na minha vida de todos os dias, em todos os meus ambientes.
    JR

    ResponderEliminar