quarta-feira, 19 de maio de 2010


"Sentir de Pastor"

Hoje quero dar a este texto o nome do próprio blog; hoje quero partilhar convosco que o meu «sentir de pastor» é de uma alegria imensa, uma enorme comoção, um orgulho que peço a Deus não seja ofensa e muito menos pecado!
Assisti hoje à estreia do Musical «Wojtyla»; assisti hoje a um dos mais fortes e marcantes momentos da minha vida pastoral. Jovens que partilharam com toda aquela assembleia o dom da fé, da confiança, da gratidão, do reconhcimento, da amizade, da saudade, da esperança...
Jovens muitos deles desta paróquia que ensinaram, mais uma vez, ao seu pastor, a alegria de se ser de Cristo, de se amar e servir a Igreja, de se saberem e sentirem discípulos.
Sim, chorei! De saudade. De alegria. De orgulho. De emoção. De espanto. De felicidade. Com uma gratidão a cada um desses jovens que não saberei nunca exprimir nem expressar. Porque me recordaram momentos únicos da minha vida; porque me fizeram olhar e amar o passado desafiando-me ao futuro nesta «hora» presente. Porque me fascinaram e sublinharam a minha paixão pelos jovens. Porque me encheram o coração desta alegria de sermos e querermos ser sempre mais e mais de Deus.
Se pudesse, se soubesse, como segredar a cada um desses corações jovens um «bem-haja» do tamanho do mundo não o regatearia por nada. Porque só isso agora gostaria de fazer... Agradecer. Agradecer a Deus por ter postos estes jovens no meu caminho e bem dentro deste meu coração de pastor.
Verdadeiramente, «bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo»!
Que o saudoso Papa João Paulo II, no coração do Pai, que sorri, nos obtenha de Deus o dom da fidelidade a cada um de nós; que nos alcance esse seu desejo de permanecer sempre na intimidade com Cristo e no serviço desmedido à Sua Igreja.
Jovens, prometo-vos que o meu «obrigado» se traduz em oração por cada um desses vossos corações, não grandes mas, enormes, imensos, únicos, fantásticos...
Obrigado por este meu «sentir de pastor» nesta noite memorável, inesquecível...

6 comentários:

  1. Que bom, sentir esta sua felicidade!... Sentir o coração cheio e agradecido do meu Prior!...

    "Jovens muitos deles desta paróquia que ensinaram, mais uma vez, ao seu pastor, a alegria de se ser de Cristo, de se amar e servir a Igreja, de se saberem e sentirem discípulos."

    Pois é... quando o grão de trigo morre na terra...


    P.S. Eu tenho bilhete para hoje :)

    ResponderEliminar
  2. Santo Padre João Paulo ||, que saudades deste rosto tão querido,que continuará sempre na nossa memória,sorriso terno e com muita Paz em Seu olhar, que nos era transmitida.
    Os jovens surpreendem-nos muitas vezes com a sua jovialidade, os seus dons ,o amor de corações puros ,do que nos podem oferecer , se entendermos a formula deles pensarem,agirem sem conflitos de gerações mas sim com Amor.
    Fico muito feliz de ver os nossos jovens serem conduzidos pelo nosso Pastor, Padre António,os seguidores de Cristo de hoje e de amanhã.
    São muitos, quando na Igreja da Boa Nova todos se reúnem para a Santa Eucaristia,transportam-nos para o futuro com Cristo,a Igreja precisa de todos eles e de nós para servirmos de exemplo,mas essencialmente juventude,que é a continuação e o suporte.
    Bem haja por todo este «Sentir de Pastor» de sentimentos e de partilha sentida.

    ResponderEliminar
  3. Tive a graça de, também eu, poder estar presente na estreia do "Musical Wojtyla".
    Já esperava um bom espectáculo - conhecia alguns dos jovens do elenco que tinha ouvido, por várias vezes, cantar no coro de uma das missas de domingo da Paróquia de Cascais - mas o que aconteceu excedeu todas as minhas expectativas...
    Tenho filhos, tenho netos e, como é normal, perante o que de negativo vai acontecendo no mundo e também neste nosso país à beira-mar plantado e que, a toda a hora, nos entra em casa, através dos meios de comunicação social, interrogo-me e preocupo-me sobre o que será o futuro, qual será a herança que deixaremos às novas gerações...
    Mas, ontem, foi o grito da Esperança.
    Foi uma lufada de ar fresco em que senti o Sopro do Espírito de Deus, passando através da juventude dos actores, afirmando a Mensagem de sempre, a Mensagem que flui para a Vida Eterna, codificada, para este "aqui" e para este "agora", em palavras simples e grandes que evocavam retalhos da vida de Carol Wojtyla e de outras que com aquela se cruzaram; codificada em música, em luz, em cor... Codificada em movimento, através das lindas coreografias que nos foram apresentadas.
    Não, não há que ter medo...
    "Não tenhais medo!..." - Foi o pano de fundo, evocando quer as palavras de João Paulo II, o Grande Pastor, protagonista de todo o Musical e, assim o esperamos, a caminho dos altares, quer do nosso actual e querido Papa Bento XVI, remetendo para as primeiras...
    Se foi possível esta noite, se foi possível sentir um auditório, completamente cheio, vibrar em uníssono com a entrega, o entusiasmo, o talento daqueles que foram as notas de uma melodia de Fé e de Amor, então é sinal de que nada está perdido.
    É sinal de que, sempre, Deus encontrará novas formas de Se propor aos Seus filhos, de que, apesar e através do pecado e das fragilidades que são as dos homens, que são as nossas, se manterá firme, até à sua concretização plena, a construção daquele Reino em que Ele será tudo em todos.
    São Morais

    ResponderEliminar
  4. Meu Irmão Meu Amigo Padre António Teixeira: como é Belo o Texto sobre Santo Padre João Paulo II e Tudo é Beleza quando Há Pureza na Alma e no Coração e já não Sei o que Dizer perante Tanta Magnificência Reluzente na Íntimo de Algumas Pessoas Tocadas pela Sagrada Bondade com que Amam e a ti Digo: "A Graça do Espírito santo Tocou Wotila e o nosso Querido Duarte" e,Mano, Sabes quanto o Amor de Deus é uma Chama Viva que Nunca se Apaga, é um Círio Eterno, é a Santidade com que as mãos são Abertas para Oferecer. A ti, que Tanto Rezas por nós, um Abraço de Eterna Gratidão

    ResponderEliminar
  5. Assisti ontem a estreia e adorei!!! Foi excelente. Obrigado Estoril por mais um momento inesquecivel... e olhem que ja levo muitos cmg!!! Parabéns! E atraves destes exemplos que nós jovens mostramos aos outros que a geração rasca ja passou ha muitos anos... Queremos ser a geração da esperança e dos corajosos... Parabéns tb pela recolha de testemunhos reais (alguns deles tao perto de nós)!

    ResponderEliminar
  6. «Sentir de Pastor»
    É de uma Graça Divina ,todo o sentir e Amor que existe para com todos nós e a Jesus Cristo Ressuscitado.
    Todas as meditações nos demonstram um coração puro ,que vai até ao limite, para que nós também tenhamos a presença de DEUS nos nossos corações.
    Que felizes e agradecidos ,se devem sentir todos esses jovens.
    Que o Espírito Santo LHE conceda sempre essa LUZ Divina que emana para nós.

    ResponderEliminar