quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010


"Quaresma"

Com toda a Igreja, também eu me sinto envolvido por este «tempo favorável» que me desafia a algo de novo e de belo: a conversão!
Somos incontáveis corações os que Deus deseja renovados, transfigurados, convertidos, a fim de sermos verdadeiros «homens novos», resplandecentes da luz da Páscoa que, de novo, quer irromper nesta nossa humanidade.
Incontáveis corações, mas sempre únicos, nunca numa amálgama ou massificação de gentes; únicos para Aquele Senhor que, por mim, entregará a Sua vida, derramará o Seu Sangue no Madeiro da Cruz! Aquele Homem que não tem beleza nem aparência que atraia o nosso olhar é, simplesmente, o meu Senhor! O meu Deus! Meu Salvador!
A Quaresma é esta renovada oportunidade para que me deixe espantar, surpreender, fascinar por essa «Beleza que salva o mundo» que é Cristo e Cristo crucificado! É esse tempo, que corre, que nos escapa, se não estivermos atentos, para deixar renascer em nós um desejo e uma paixão pelo Deus vivo e verdadeiro que é Jesus Cristo...
Também eu, com o que tenho e o que sou, como sou, me sei atraído para esse Madeiro que gera Vida; também eu, que demasiadas vezes O crucifico, me sei chamado a ser Cireneu que O acompanha pelas vielas de Jerusalém, tornando-me co-redentor dos homens meus irmãos! Como Verónica, tenho de sentir este «impulso» para Lhe suavizar o rosto suado e ensanguentado, e sair de rotinas e habituações, de esquemas e certezas que não falam do Deus do Evangelho...
Tempo de silêncio, de escuta, de contemplação. Tempo de austeridade, de deserto, de adesão ao essencial, que nos «aflige» demasiadas vezes porque se torna exigente, radical, comprometido, arrebatador...
Tempo de oração. Muita. Fecunda. Abandonada. Confiante. Para ser digno daqueles braços abertos e daquele Coração trespassado.
Tempo de jejum, de abstinência. Sim! Jejum do pecado, abstinência de tantas coisas que ofendem e magoam o meu Senhor, bem mais urgentes que a privação da carne, dos doces ou de práticas que não me comprometem nem me envolvem na aventura do amor ao jeito da Cruz.

4 comentários:

  1. jesus Cristo, aumentai a minha Fé e tornai-me digna do Vosso Amor,iluminai o meu caminho para que eu possa fazer a Vossa vontade e não a minha.
    Sou forte com a Vossa protecção e muito fraca e pecadora sem Vós .
    Eu quero percorrer o Vosso caminho mas por vezes sinto-me impotente para o fazer sem forças para tanta luta.
    Nesta Quaresma cada vez com mais Amor e humildade irei olhar para VÓS SENHOR e pedir Dai-me a Tua PAZ SENHOR e torna melhor esta pobre pecadora

    ResponderEliminar
  2. Quaresma um período de grande oração, de algo indescritível que entra em nós, até sem darmos por isso .
    É Jesus Cristo entrando em nós para nos chamar a viver na Paz do SEU Amor .
    De todo o coração obrigada Padre António por todo este tempo que tem para nós ,de nos ouvir,de partilhar e de tudo.
    Jesus Cristo actua em Vós para nós,Bem Haja

    ResponderEliminar
  3. "Tempo de oração. Muita. Fecunda. Abandonada. Confiante"
    Quero rezar assim... rezo consigo...

    ResponderEliminar
  4. Quaresma é esse tempo tão especial onde podemos ouvir Deus mais a sério. Deus que nos fala e interpela por si, senhor prior, para sermos dignos do amor de Cristo expresso na Cruz. Como nos faz bem ao coração ouvi-lo falar da Cruz e do Crucificado. Reze para que cada um dos seus paroquianos seja capaz de «subir a Jerusalém».

    ResponderEliminar