sexta-feira, 29 de janeiro de 2010


“Presença silenciosa mas real”

O Evangelho deste dia fala-nos dessa certeza que acalenta a nossa fé: o Reino de Deus está já no meio de nós. De forma discreta, despojada, simples, silenciosa. Mas verdadeiramente real. Invisível, mas sentida. Intocável mas vivida. Se deixarmos, se quisermos.
Toda a vida e missão de Jesus foi assim: simples, «apagada», «esvaziada» de triunfalismo e de glórias, de aplausos e de pedestais. Vida marcada pelo silêncio, pela humildade, pelo serviço e pelo amor desmedido a cada coração. Como assim deveria ser a vida da Igreja, a sua acção, o seu apostolado. «Apagado», simples, discreto, silencioso, mas real, presente, eficaz, como o seu Senhor.
Infelizmente ao contrário do que demasiadas vezes se verifica!
A começar por nós, sacerdotes. Que buscamos poderes, seguranças humanas, aplausos e «bênçãos» dos poderosos e influentes deste mundo. Que alimentamos «castas» e «elites» marcadas pelo «barulho» das posses, das posturas, dos desejos, mais que pelo silêncio eloquente da generosidade e da partilha.
Ainda estamos muito convencidos que é possível conciliar a «lógica» do mundo com a verdade do Evangelho; ainda estamos demasiadamente presos aos holofotes dos poderes, à aliança das conveniências, mais que à radicalidade da Boa Nova.
Ainda não nos bastam os exemplos – muitos até – da História, que nos diz que cada vez que a Igreja se alia ao mundo, ao seu poder e às suas glórias, apenas consegue o afastamento do Evangelho e o renegar do próprio Deus.
Aquilo que é gratificante e nos pode até projectar em determinados meios sociais, pode ser aniquilamento dos valores que abraçámos, das promessas que fizemos, da missão em que fomos investidos!
Presença silenciosa, a do Reino, a de Deus, mas real e verdadeira, pacificadora e eficaz.
Como a semente de mostarda, a mais pequena de todas as sementes, mas que depois se transforma na maior das árvores onde conseguem abrigo as aves do céu.
Assim foi sonhada a Igreja: árvore da vida, frondosa, onde encontram abrigo todos os corações sofridos e sangrados de cada tempo e não apenas alguns.
Somos pastores dos homens todos, mesmo – e sobretudo – daqueles que não nos proporcionam certezas de «nome» de «aparência».
É que tudo passa; apenas o Reino permanece…

15 comentários:

  1. "Presença silenciosa, a do Reino, a de Deus, mas real e verdadeira, pacificadora e eficaz."

    Como tenho sentido essa Presença... aqui, onde a diferença de costumes, as distâncias que se tornam maiores pelo clima agreste que se faz sentir, «obrigam» a um maior silêncio...
    Deus tem sido a minha Paz

    ResponderEliminar
  2. "Presença silenciosa mas real"
    É a verdade é assim mesmo que se sente a presença de DEUS na nossa vida ,discretamente, mas com um Amor intenso,confiança ,muita entrega e Fé.
    Quando ELE toma conta do nosso coração demansinho dando-nos a entender o que antigamente talvez nem tivesse grande valor, não há descrição possivel os sentimentos que inunda o nosso coração.
    Sr. Prior obrigado por me ter encaminhado até ELE e também por ser o meu Pastor e de todos com toda a dedicação , eu sei que conhece todas as Suas «ovelhas».
    (com rosto e certezas de nome)

    ResponderEliminar
  3. Só assim vejo o ministério dos sacerdotes: presença discreta e silenciosa, presença simples mas real de corações que dão a vida por Deus. Que pena que nem todos sejam assim. Que pena que alguns sejam pastores apenas de quem pode, de quem manda, de quem decide! Que pena que nem todos saibam o que é o «lavar os pés». Obrigado senhor padre por me ensinar que o silêncio e a discrição nos falam do que é essencial.

    ResponderEliminar
  4. Padre António que feliz me sinto de o ter como Pastor, com suas Palavras, não as que desejamos ouvir ,mas aquelas que são a verdade o Amor, justiça, as do caminho de DEUS .
    Tanto que o mundo as precisa de ouvir, onde estamos perdendo todos os valores.
    Como podemos nós viver de tanta fantasia, que nos é oferecida todos os dias e assim vamos fechando os olhos e ouvidos para o bem.
    Deus tenha compaixão de todos nós.

    ResponderEliminar
  5. porque tantas vezes confundimos e baralhamos prioridades..
    porque tantas vezes nos perdemos na rotina do dia-a-dia...
    porque tantas vezes desprediçamos o nosso tempo...
    porque tantas e tantas vezes nos esquecemos... do AMOR...
    e porquê?

    mas de repente.. sentimos, mesmo do nada...
    e Ele está sempre presente... sempre paciente..
    Ele, JC, por nós... a Vida
    por nós... o Amor

    ResponderEliminar
  6. «Ainda estamos muito convencidos que é possível conciliar a «lógica» do mundo com a verdade do Evangelho;»
    E pior ainda quando alguns até querem "formatar" o Evangelho com a "lógica" do mundo.
    Obrigado pela reflexão.
    Abraço em Cristo

    ResponderEliminar
  7. «Porquê que realmemte pensamos que conciliamos a lógica do mundo com a verdade do Evangelho?»
    Porquê que o Amor não fala mais alto, em detrimento da razão?
    Porquê que eu estou no limmite? e não consigo lutar mais.
    Meu Deus continuai a aumentar a minha Fé

    ResponderEliminar
  8. Muitas vezes me tenho lembrado que estava a decorrer o Curssilho e com muita pena minha de não fazer parte dele .
    Rezei para que Deus sempre os Iluminasse a todos com o Seu Amor e Graça ,para que tenham dele a melhor recordação e que a experiência os faça viver mais intensamente no Amor de Deus .

    ResponderEliminar
  9. "O Amor é o espaço e o tempo medidos pelo coração..."

    ResponderEliminar
  10. O ser humano ama porque o amor é a essência natural da sua alma. É por isso que nunca poderemos deixar de amar...

    ResponderEliminar
  11. «Rezamos por todos
    rezamos com todos»
    Por nós não serão esquecidos e todos dias tentarei visionar em consonância com as fotos(antigas ) os locais onde Jesus Cristo viveu e todos vós irão pisar com todo o Amor e Fé.
    De todo o coração desejo que Deus os acompanhe nesta peregrinação Santa e que dela tragam para nós os corações cheios dessa Graça ,que esses lugares emanam .
    Vou sentir muita falta das meditações do nosso Prior, mas sei que ELE, não se vai esquecer de nós ,no Seu caminhar e oração, assim como nós não O esquecemos.Boa Viagem a todos na Comunhão com Deus.

    ResponderEliminar
  12. «Presença silenciosa e real » é verdade silenciosa mas todos nós sabemos, que o nosso Prior está a olhar por nós.
    Ao deparar com toda a descrição da Peregrinação fiquei muito feliz ,muito feliz mesmo, de poder meditar ao longo destes dias em tudo o que nela contém e me sentir mais perto de Jeus Criisto.
    Bem Haja Pe.António

    ResponderEliminar
  13. «Eu te mostrarei o caminho do Céu»
    Todos os dias tenho acompanhado em pensamento e lendo cada descrição diária que o nosso Prior nos deixou e aprendendo um pouco o caminho de Jesus Cristo, aumentando a mimha Fé.
    Ajudai-me Senhor a ser digna do Vosso Amor.

    ResponderEliminar
  14. Preciso de Ti, como a terra do sol para viver; Preciso de Ti, como o mar do céu para ter cor...

    ResponderEliminar
  15. cada vez que os meus olhos passam e leio «Presença silenciosa mas real».
    Penso que serena e acalma um pouco, a falta do nosso Prior, as meditações que nos levam com mais força ao caminho de Jesus Cristo.
    Hoje tive uma situação, de ir um determinado sitio, vi uma revista onde falava da vida de Cristo, quando dei por mim estava a falar do que eu própria pensava que desconhecia,parei e pensei como é possivel isto acontecer-me.
    Um ano que faz toda a diferença.

    ResponderEliminar