sábado, 12 de dezembro de 2009


"Tão perto... tão longe"!

"Deus está perto de nós e já se sente pulsar
O coração do Senhor
Que vem connosco morar,
Que vem connosco morar"!

Uma estrofe de um hino que traça bem a «hora» que vive esta nossa humanidade; palavras que denotam a maravilha que se aproxima eminente para o coração de cada um de nós... Deus vem connosco morar!
O Céu abraçará esta nossa terra; o divino faz-Se homem para nos divinizar...
Poderosa loucura deste Deus de Amor que me quer, me sonha, me interpela e desafia a ser rosto e traço desse mesmo Amor.
Deus tão perto de mim! Eu, talvez, tão longe d'Ele!
Olho esse Dom que se avizinha; contemplo o estrondo do que se «esconde» naquela Gruta de Belém; extasio-me com o milagre que é um Menino envolto em panos, deitado numa manjedoura... E pareço perceber o que é o Natal, e pareço acreditar na força dessa pobreza, no poder dessa fragilidade, e pareço fascinar-me com a radicalidade dessa simplicidade... Mas, simultaneamente, sinto o quão estou longe dessa mesma Gruta, d'Esse Menino e Filho que me é dado, pois que não consigo a força, a coragem, a ousadia e a fé para viver apenas esse Natal!
O mundo, a Igreja, têm tanta mais força! Mundo e Igreja que adequaram esse «quadro» da ternura e da salvação de Deus às suas necessidades e critérios, aos seus desejos e facilitismos! Mundo e Igreja que suavizaram e embelezaram com superficialidades humanas aquilo que é a beleza do Divino!
Ele, o Deus que desce dos Céus para Se encontrar com os homens e estes que não se erguem para ir ao seu encontro. Ele tão perto de nós e nós tão longe daquilo que Ele é!
O Seu coração já se sente pulsar... pelo nosso!
Os nossos também pulsam... mas não pelo d'Ele!
Queremos mais «cor», mais «luz», mais «embrulhos», mais «fitas», mais «iguarias», mais «acelaramentos»... Mais e mais adornos que correm o risco de O esconder de nós, do mundo, da Igreja!
Vinde, Senhor, e salvai-me!
Vinde depressa, Senh0r Jesus, e libertai-me dos «tudos» que me acorrentam e amarram para me prender a Ti, à Tua solidão, à Tua rejeição, à Tua nudez, numa palavra, à Tua plenitude...

6 comentários:

  1. Tão perto...tão longe"|
    Porque somos assim Senhor?Porque teimamos em não ver o que é mais valioso para nós.
    O Amor de Deus é único,tudo o resto são futilidades que só preenchem o momento ,enquanto que viver no SEU Amor é Paz,felicidade é estar bem connosco , com os nossos irmãos.
    Para que nos serve presentes embrulhos, se por dentro não estamos com DEUS,ficamos vazios, porque tudo passa é efémero só DEUS nunca desiste de nós e nos transmite todo O Seu Amor ao longo da vida.

    ResponderEliminar
  2. "vinde Senhor e salvai-me,libertai-me dos «tudos»
    que me acorrentam e amarram e prendei-me a võs Senhor Jesus" é todo o meu anseio,todo o meu pensar.
    As Suas Palavras Pe. António são tudo o que me vai na alma.

    ResponderEliminar
  3. Ao meditar neste texto, lembrei-me das palavras de um cântico:
    "O Senhor me fortalece...
    o Senhor, que vem ao meu encontro"...
    E eu.... será que vou ao encontro de Jesus?

    ResponderEliminar
  4. «Tão perto tão longe»
    Ontem e hoje ocorreu-me situações em que tenho a sensação que devia ter feito no passado algo mais, de acordo com a minha consciência e não fiz e que não consigo apanhar o barco.Porquê? idade, confiança,medo,receio de enfrentar ,tudo isso e assim vamos embrulhando a nossa vida.
    Quando Deus chega a nós e nos encontra envoltos em tanto acessório e tomamos conhecimento disso ,pensamos que fiz eu de tantos anos,que ELE me deu,apesar de ter feito muito mas para mim não chegou, podia ter sido muito mais.

    ResponderEliminar
  5. Ao voltar a ler,como tudo mudou ,como é bom sentir, que a porta do nosso coração está aberta esperando a vinda de Jesus,como todo o sentir e a Paz que nos envolve, nos transfigura e nos faz ver tudo de um modo diferente.
    Só assim podemos levar connosco,quem precisa dessa Paz também,não é Paz de ficarmos quietos sem fazer nada, pelo contrária é a interior que vem de dentro de nós,do nosso coração,do nosso ser ,capaz de receber o bom e o menos bom com serenidade,com o pensamento em Jesus .
    Obrigada,pelas Suas Palavras,por ser como é, um coração todo de Cristo

    ResponderEliminar
  6. É como me vou sentir "Tão perto e tão longe"é como se um vazio se estivesse a apoderar do meu coração,sei que nossa força está em Deus e que a verdadeira amizade é aquela que o vento não leva e o tempo não separa,mas mesmo assim a sensação de perda é muito forte.
    "Tão perto e tão longe"

    ResponderEliminar