sábado, 19 de dezembro de 2009


"Passos..."

Estamos já a poucos «passos» daquela Noite que transfigurou a História da Humanidade!
O frio da noite não precisa ser sinónimo ou espelho do nosso peregrinar!
Agora, quando a «estrela» está prestes a terminar esse percurso de anúncio e de liberdade, importará um pequeno esforço, uma renovada vontade, um desejo mais centrado...
Uns pequenos «passos», mas decididos, para não desviar e deter a nossa vida desse Encontro há tanto tempo sonhado por Deus. «Passos», simples, pequenos, como os primeiros dados pelo Menino que é Deus, mas firmes, rumo a uma gruta que se transforma em morada do Omnipotente.
«Passos» que, definitivamente, nos encoragem à adopção de uma vida e uma fé diferentes, onde a rudeza e a superficialidade se transformam em ternura e compromisso. Onde a aparência e a preguiça ganham os contornos da humildade e da entrega. Onde a apatia e a indiferença dão lugar à generosidade e ao encontro. Onde a rotina e o sono perdem diante da capacidade de espanto e da alegria da pertença.
«Passos» que hão-de ser dados conscientemente por esta Igreja que somos cada um de nós; onde nenhum exige aos demais aquilo que não está disposto a dar e a viver; onde ninguém «fica à espera» que outro alguém dê o primeiro passo; onde a nossa paixão pelo Menino não se fica por vénias ou beijinhos reverenciais desprovidas de radicalidade; onde a festa exterior não ofusca a Festa do interior.
«Passos», simples, pequenos, ténues, mas que decididos nos «atiram» para o Mistério e nos envolvem num manto de Graça que nos liberta e vivifica profunda e derradeiramente.
«Passos», apenas «passos», rumo a Belém, ao Presépio.
Enquanto é tempo...

4 comentários:

  1. Eu vou dar esses passos. Pe.António tem razão não posso estar á espera de que alguém dê o primeiro passo por mim,eu tenho que ir com passos ténues mas firmes.
    O meu coração está ansioso por esse momento,a emoçao é grande e o Amor a Jesus Cristo.

    ResponderEliminar
  2. "«Passos» que, definitivamente, nos encoragem à adopção de uma vida e uma fé diferentes, onde a rudeza e a superficialidade se transformam em ternura e compromisso."

    Esta noite, aqui na Alemanha, quero adormecer com esta frase... para, amanhã, continuar a caminhar. Mesmo que o «frio» aperte... "rumo a Belém, ao Presépio"

    ResponderEliminar
  3. "E a vida não vai parar
    Vai como o vento
    Tens tudo a dar
    Não percas tempo.
    Podes saber
    Que vais chegar
    Onde Deus te levar."

    A sensação é realmente essa: de que Deus me leva.
    Ao mesmo tempo, sou eu que tenho de avançar em direcção ao que estou disposta a dar e a viver: A Alegria do recomeço, de reviver o Nascimento de Jesus Menino no Presépio.
    Mas a verdade é que ficamos muitas vezes à espera que alguém dê esse 1º passo... E quando este é dado nem sempre nos apercebemos de tal...

    ResponderEliminar
  4. Já dei o primeiro passo, estou Feliz e em Paz,um sentir diferente que não sentia há muito,muito tempo.
    Pe. António a Sua dedicação,as Suas Palavras foram fundamentais para que isso fosse possivel.
    Sr Prior ,Pe. Valter e todos os sacerdotes que nos acompanham com toda a dedicação, um Bom Natal e Bem Hajam a todos e um Feliz Ano.

    ResponderEliminar