quarta-feira, 30 de dezembro de 2009


"Ano Novo"

Apenas umas horas nos separam de um novo Ano.
Ao coração de cada um de nós, volverão sentimentos e desejos, objectivos e desafios, sonhos e projectos…
Comummente afirma-se: «Ano Novo, vida nova»!
Apetece dizer: «Assim seja»!
«Vida Nova» para cada um de nós, a Igreja, o Mundo, a civilização…
«Vida Nova» no coração de todos e cada um de nós; não num sentido «evasivo», «teórico», «idealista», mas com as marcas da profundidade e da exigência, da verdade e do esforço, da urgência e da actualidade.
É certo que um Novo Ano não faz «milagres»; pode, todavia, ser sementeira de «vida nova», pois que nos apercebemos que recomeça a «voragem» do tempo e sabemos todos que «o tempo não volta para trás». O presente é condição de um futuro outro, de um amanhã marcado pela beleza da vida vivida, na adesão a esse dom que o Criador teima em presentear-nos…
Nos nossos desejos de «Ano Novo» caibam a vontade de uma fidelidade maior, crescente, assumida e comprometida; caibam o esforço de dedicação à Igreja, ou seja, à nossa Comunidade concreta, onde bebemos do Cálice da Nova Aliança e nos banqueteamos do Corpo do Cordeiro, destronando passividades e apatias, indiferenças e ausências; caibam a transformação necessária para sermos mestres de acolhimento e de ternura, de humildade e de despojamento; caibam o sonho de edificarmos uma sociedade – a nossa bem concreta – onde não nos envergonhamos de sermos iguais, irmãos, abdicando de pseudo-superioridades e de comportamentos estéreis e obsoletos; caiba essa consciência de que somos filhos de Deus, irmãos de todos os outros, peregrinos de uma eternidade que se «alcança» e se «conquista» na medida em que fizermos do Amor ano um «filme», um «romance», um «poema» ou uma simples palavra agenda no tempo!

A todos, desejo um Ano Novo cheio de Deus.
Um «Ano Novo» não sem dificuldades ou a experiência da Cruz; não sem passagens pelo «deserto» ou «secura» da caminhada; antes, um Ano em que nos percalços do caminho sabemos onde buscar e encontrar essa «Fonte» donde emana e corre a seiva que revitaliza e nos transfigura em «agora» de um Mundo Novo…

5 comentários:

  1. Um "Ano Novo" em que o meu caminho seja cada vez mais dirigido para Deus, por Deus...

    ResponderEliminar
  2. Sr.Prior os meus votos de um Ano Novo muito bom cheio da Graça de Deus,com saúde e sempre com o espirito de Amor,trabalho. disponibilidade, meditações e tudo o que o SEu coração ditar, (parece que afinal só estou a desejar trabalho, (mas não é verdade).
    Agradeço do fundo do coração tudo,mas tudo,levou-me a algo que ainda não o teria feito foi um Ano de mudanças.
    Continuo a pensar para DEUS nada é impossivel,apesar de pouca coisa eu conseguir mudar, mas DEUS não nos abandona,melhores dias virão.Se eu conseguisse mostar que há vida lá fora e não existo só eu .
    BOM Ano para todos os Sacerdotes que nos ensinam a Palavra de DEUS também.

    ResponderEliminar
  3. Tanta ilusão pela passagem de Ano,quando só perdura o que fazemos de bem o que construimos ao longo do Ano com a ajuda de DEUS ,toda essa embriaguês é vâ e sem grande sentido.
    Tanto estrago numa noite quando tanta gente precisa para viver o Ano inteiro e não tem.
    Só a PAZ do nosso coração, o beber da « Fonte »nos dá a força para vivermos no Amor de Cristo e lutar por um Ano Bom com ajuda de DEUS.

    ResponderEliminar
  4. Mudanças, ciclos que se fecham, outros que se iniciam. No fundo, é esta a lei da vida...Nada é estático, tudo se transforma e evolui, e, com todo este movimento, geralmente positivo e sempre enriquecedor, aprendemos, crescemos e vamo-nos tornando melhores pessoas.O pior é quando não compreendemos algumas mudanças ou acontecimentos e nos zangamos, e protestamos, e fazemos finca-pé:"Não vou, não aceito, não sou, não mereço!".O que é que nós sabemos sobre isso?? Saberemos o que é melhor para nós?...Há, então, que acalmar as ideias, os medos, as inseguranças e confiar! E ter Fé! Nem todas as mudanças são para pior (apesar de, por vezes, o parecerem), portanto, há que acreditar na Razão Maior, que não a nossa; e que aquilo que nos é dificil de compreender agora, será claro como a água à medida que vamos "crescendo" espiritualmente. Além do mais, é com a mudança que nos vamos superando e surpreendendo. Há, pois que aceitar as mudanças com humildade - não quer dizer com submissão, mas sim com verdadeiro Amor! Será que elas, de fardos pesados, não passarão a verdadeiras missões de vida?...

    ResponderEliminar
  5. O 4ª comentário é a pura das verdades,que bom haver alguém a falar assim e fazer-nos meditar mais um pouco.
    Nós na verdade temos uma missão na vida e se pensarmos assim é mais fácil.

    ResponderEliminar