terça-feira, 24 de novembro de 2009


"Por Quem?"

"Só por ti, Jesus
Quero-me consumir
Como vela que queima no altar
Consumir-me de amor
Só em ti, Jesus
Quero-me derramar
Como o rio se entrega ao mar
Derramar-me de amor"...

Por vezes, na vida, importa parar para pensar.
Torna-se importante, se não mesmo imperioso, que tenhamos sempre bem presentes em nós as «razões da nossa esperança».
O ritmo da vida é cada vez mais vertiginoso; corremos, gastamo-nos e desgastamo-nos, padecendo, com mais ou menos consciência, do «stress» que acaba por pautar muitas das nossas palavras, sentimentos, atitudes, desejos, encontros, projectos...
Mesmo para nós cristãos, e particularmente, pastores, este «estilo» de vida marcada sobremaneira pela pressa e pelo activismo, pode constituir um perigo profundo e determinante!
De facto, quantas vezes não me relembro a mim próprio que vale mais, vale imensamente mais, gastarmos o tempo e o coração, a existência e a vida, com o Deus das coisas mais que com as coisas de Deus! E, não raras vezes, vivo precisamente ao contrário. Vão-me bastando, enchendo e preenchendo, as coisas de Deus! Em detrimento do Deus das coisas! Perigoso caminho, este!
A cada instante devemos criar «mecanismos» de defesa a fim de nos relembrarmos e tomarmos plena consciência dos passos que estamos a trilhar, da vida que estamos a seguir, das opções e prioridades que vamos abraçando...
"Só por Ti, Jesus...".
"Só por Ti, Jesus..."!
Não na letra de uma canção mas na verdade e experiência de um coração.
Não na beleza de uma melodia cantada com profundidade, mas na consciência de um caminho que importa recomeçar...
Para não defraudarmos a alegria da nossa vocação.
Para não enganarmos a verdade de um chamamento.
Para não iludirmos a quem anunciamos o Evangelho.
Para não atraiçoarmos o Reino que já nos habita.
Para não negarmos a esperança que Deus em nós depositou.
O caminho a percorrer terá de ter sempre esta «marca» da objectividade do nosso ministério: Jesus. È por Ele que somos Igreja, é por Ele que somos pastores, é por Ele que apascentamos homens e mulheres nossos irmãos, é por Ele que havemos de gastar a nossa vida.
Não vivemos para nós nem por nós; não nos gastamos e desgastamos em função do nosso umbigo; não nos cansamos a fim de obter «graças» do mundo ou favores dos homens; não nos tornamos «nómadas» em proveito das nossas verdades nem dos nossos critérios!
É por Ele. Só por Ele. Para que tudo o que temos e somos faça sentido.
Para que tudo o que não temos nem somos faça sentido!
Para que Jesus, enfim, nos olhe, e possa sorrir...

5 comentários:

  1. "O Senhor respondeu-lhe: «Marta, Marta, andas inquieta e perturbada com muitas coisas; mas uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada.»"

    É... contemplar mais o meu Senhor...

    ResponderEliminar
  2. No stress da vida,e em tudo que ela nos dá, que nada tem a ver com a Palavra de DEUS, serve apenas para nos atordoar e esquecer o mais importante, que é amar e servir .
    Só assim nos sentimos felizes e com DEUS tudo o resto são banalidades fúteis em que nos detemos sem dar fruto.
    Desperdiçamos tantas coisas da vida, que DEUS nos concede com tanto Amor,deu-nos tudo raçíocinio,Natureza,outros irmãos para amar e tempo para encontrar-mos o nosso caminho para JESUS e mesmo assim teimamos e vacilamos.
    "Só por Ti Jesus" me consumo e desejo viver no Teu Amor.

    ResponderEliminar
  3. Todos sabemos como é dificil estar em certos lugares e mantermos a nossa integridade ,o nosso Amor a Cristo intacto, mas não impossivel.
    Ter responsabilidades, onde todos são necessários ricos e pobres para que todas as obras sejam feitas na Graça de DEUS ,mas tenho a firme certeza que o Senhor Prior é mandado por DEUS firme consciente e nada vacilador ,nem se desvia do Evangelho de DEUS
    "Só por Ti JESUS"é a palavra indicada para todo o Seu Amor que transparece no Seu Ministério Sagrado.

    ResponderEliminar
  4. Efectivamente os pastores são o nosso exemplo, mas nunca no sentido de faz o que eu digo e não faças o que eu faço.

    ResponderEliminar
  5. Para escutar em ano sacerdotal... E sempre uma boa opçao ser servo do Amor e por Amor... Boa escuta... Bom advento... Boa espera..
    http://www.youtube.com/watch?v=Ynx7cO5Axa4

    ResponderEliminar