terça-feira, 1 de setembro de 2009


"Novos caminhos..."

Um novo ano pastoral avizinha-se diante de nós.
Ultimam-se pormenores para, a curto prazo, recomeçar nova caminhada de vida eclesial, numa busca permanente de fidelidade e paixão à vocação de cada um de nós: sermos discípulos de Cristo.
As férias são realidade que passou para grande parte de nós.
Outros, eventualmente, nem sequer as puderam experimentar!
Como pastor, sei e sinto que devo ser o primeiro a olhar para esse futuro próximo com determinação, entusiasmo, dedicação, coragem, entrega e paixão. Sei e sinto que diante de todos me devo apresentar como testemunho de serviço e disponibilidade, de ousadia e criatividade.
Todavia, - o blog denomina-se de «sentir de pastor» - não comecei nunca um ano pastoral com este sentimento de cansaço e de fadiga! Talvez porque não tenha descansado o suficiente, talvez porque estes tempos últimos - já após os meus dias de férias - foram demasiadamente cansativos e exigentes, talvez porque não recuperei dos esforços de todo um ano pastoral atípico que tanto me desgastou física, emocional, psicológica e espiritualmente, talvez porque no meio de tantas coisas de Deus descurei o Deus das coisas!...
O certo é que o horizonte próximo está delineado com trabalho que não pode ficar por fazer, com vidas e corações que não podem ser defraudados.
Então, importará que todos nós, nos sintamos responsáveis, comprometidos, irmãos, cúmplices, nesta caminhada de edificação do Reino de Deus aqui no Estoril. Importará que cada um se saiba e sinta Comunidade e por ela dê o seu tempo, o seu coração, os seus esforços, os seus dons e talentos, a fim de sermos mais e melhor Comunidade.
Estamos no «Ano Sacerdotal».
Oportunidade excelente para redescobrirmos esse ministério que não esgota toda a acção e pastoral da Igreja e de cada Comunidade. Tempo propício para aprofundar e revalorizar a oração pelos sacerdotes, pelos seus corações, pelo seu ministério, fidelidade, santidade, entrega, comunhão com Deus...
Um novo ano pastoral diante de nós...
Que as energias de uns sejam o alento para os cansaços dos outros.
Que as mãos se deêm e os corações se unam nesta estrada de amor a Deus que passa também por esta estrada de Emaús que é a nossa Comunidade.

10 comentários:

  1. Pe. António, em oração, em serviço, continuarei, sempre, «aqui»! Disponha...

    P.S. gosto do novo visual... gosto mesmo!

    ResponderEliminar
  2. Á que dar todos as mãos pela mesma causa, pelo mesmo amor.
    Abraçar esta cruz com toda a força e unirmo-nos por Ele. Que este ano pastoral seja repleta de uma unidade comum, feita por esta comunidade do Estoril.

    "Se alguém quiser vir comigo, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me."

    (Mateus 16, 24)

    ResponderEliminar
  3. Tenho a certeza que todos os paroquianos estão com o Padre António quer em oração,quer em dar as mãos para o ajudar, a sua entrega é total a DEUS e a nós e DEUS dar-lhe-á força para seguir sempre com o mesmo horizonte em vista JESUS CRUCIFICADO.
    As ferias foram sempre dedicadas a todos nós,esquecendo-se do ser humano que é, com necessidadede descanso como todos.
    Eu vou tentar contribuir um pouquito,que eu adorava poder ser mais.
    Bem HAja por tudo

    ResponderEliminar
  4. A mudança do blog está linda ,está com um visual que nos aponta para o céu.
    Realmente nós esquecemo-nos que uma comunidade tem muita gente ,todos querem resposta e os sacerdotes são seres humanos tão frágeis como nós e são poucos para dar resposta a todas as situações.
    O Padre António é extraordinário,é de uma dedicação extrema.
    Vamos todos ser melhores.

    ResponderEliminar
  5. Vou estar aqui.. mas isso ja sabe nao é? :)
    mas nao queria deixar de comentar o seu blog é que estava dificil.
    bjs
    rijo

    ResponderEliminar
  6. Sr. Padre António

    Tenho lido, sempre com muito interesse, estas reflexões a que acedi através do link "Sentir de Pastor" da página da Paróquia de Cascais.
    Até hoje nunca comentei, embora me sentisse tentada várias vezes.
    Mas, depois de ler as palavras escritas no primeiro dia deste mês novo, especialmente as que referem o cansaço e o desgaste do Pastor e que reflectem coisas de que tomei conhecimento e, sem dúvida, outras que desconheço, vieram-me à cabeça, tiradas não sei donde, as seguintes palavras que resolvi passar para o pequeno écran: "Quem consola o consolador?!..." A resposta à pergunta é evidente para quem tem fé mas penso que, nem sempre, chega com a força que os momentos "baixos", os momentos "baços" pediriam: "Deus consola o consolador!"
    O Sacerdote é, afinal, o "consolador" que se cansa, se desgasta, se esgota, que vai dando a sua vida para que os outros tenham vida.
    Lembrei-me, então, que Deus fala de muitas maneiras, que essa consolação pode vir de muitas maneiras, talvez, quem sabe, através dos "ecos" que chegam de mais perto ou de mais longe e que afirmam que tudo valeu a pena, que tudo vale a pena "se a alma não é pequena" como diz o Poeta, que o cansaço, que a fadiga não foram em vão...
    Não sou paroquiana do Estoril, mas estive consigo, no ano passado, num Movimento de igreja e, embora o contacto pessoal tenha sido breve, muito do que ouvi da sua boca me ajudou, bem como me tem ajudado o que tenho lido neste blog. Tenho a certeza de que muitas e muitas pessoas poderão dizer o mesmo..
    No novo ano, continuarei a trabalhar nesse Movimento e, pela minha parte e aí, pode contar comigo, com o meu trabalho, com a minha amizade.
    Para acabar, neste comentário que já vai longo, gostaria de deixar estas palavras de Inácio Larrañaga que preciso de recordar as mil e uma vezes em que me sinto, também eu, cansada, desgastada, em baixo: "O verdadeiro apóstolo é aquele que, depois do contacto com o pai vai para os irmãos, forte, sadio, equilibrado, feliz."

    Que o Senhor nos ajude a todos a torná-las realidade nas nossas vidas.

    Um abraço
    São

     

    ResponderEliminar
  7. Como eu compreendo esse seu cansaço e a sua fadiga.Em termos emocionais os últimos tempos têm sido muito difíceis, têm tido muitos "choques" que de certo o tem desgastado emocional e psicológicamente. A sua saúde também já ... "nos deu alguns sustos" mas... já passou e ficamos todos mais fortes ... e DEUS é GRANDE e vamos todos em conjunto apoiá-lo ainda mais neste novo ano pastoral. Vamos dar as mãos, SIM.
    Hoje eram 19,15h e duas jovens que estiveram no Serparil vieram ter comigo e disseram-me Lu nós vamos divulgar o "Projecto Famílias SOS" para que ele abranja mais famílias carênciadas. Meu Deus que lindo, só esta disponibilidade e este interesse, deu-me mais força para lutar por aquilo que eu acredito.
    Fico muitas vezes magoada e triste com algumas situações que vejo e ... não gosto, mas depois estas atitudes dão-me uma força enorme e fazem com que eu queira dar todos os dias a minha experiência e a minha disponibilidade para ajudar aqueles que no seu dia a dia têm menos do que eu.
    Nosso Senhor vai dar-nos a força necessária para que todos, mas mesmo todos sejamos o "AMOR".

    ResponderEliminar
  8. Prior, como o entendemos, como sabemos o que tem sofrido!
    Como esse coração tem sangrado!
    Perante a sua reflexão e os comentários que li de unidade, de carinho, só me vem à mente o salmo 23:

    " O Senhor é o meu pastor,
    nada me falta.
    Por verdes pastagens me faz repousar;
    para fontes tranquilas me conduz,
    e restaura as minhas forças.
    Ele me guia por bons camihos,
    por causa do Seu nome."

    Pode contar connosco, na oração, no que precisar.

    Sempre seus


    Rosalina + João

    ResponderEliminar
  9. Todos juntos, a união faz aforça,o AMOR move montanhas e todos vamos contribuir para amenizar um pouco e tornar menos árduo o tabalho do nosso Prior,porque nós precisamos que esteja sempre conosco e bem.
    DEUS vai ajudar e vai trazendo sempre mais alguém de novo para ajudar.
    O Pe. António tem uma grande força interior e um coração cheio de Graça e Amor ,sabe como nos conduzir para DEUS.

    ResponderEliminar
  10. ...não sei que dizer.
    "Tu serás feliz se te abandonares, decidires mesmo em mim confiar. Tenho-te gravado na palma da mão; eu sou teu abrigo..."
    "A teu lado caminhei,junto a ti Eu sempre estive, tenho sido o teu apoio, fui o teu melhor amigo".
    "Se ouvires um barulho perto de ti, é um anjo a chegar para receber as tuas orações e levá-las a Deus..."
    "No silêncio abri alma de criança e cada folha ao cair me fala de esperança. E a sós com Deus, eu fiquei assim".
    Tantas palavras transformadas em louvores, em cânticos.
    Palavras de apoio, solidárias, de consolo e de esperança, de que novos dias virão.
    ...Mas não deixam de ser palavras.
    Antes sejamos mais e melhores, impelidos por um Amor Maior, que nos une.

    ResponderEliminar