quinta-feira, 24 de setembro de 2009


"Grão de trigo..."

‎”Se o grão de trigo não morrer na terra ‎‎
É impossível que nasça fruto.
‎Aquele que dá a sua vida aos outros
Terá sempre o Senhor
Felizes seremos nós na pobreza
Se em nossas mãos opera o amor de Deus
Se nos unirmos à esperança
Se trabalharmos por fazer o bem.
Felizes seremos nós na humildade
Se como crianças soubermos viver
A terra será a nossa herança, a nossa herança”.

Com efeito não haverá nunca outro caminho para a conquista da nossa paz e felicidade interiores; não inventarão nunca outra possibilidade real e autêntica de enchermos este nosso coração humano; não conseguirão criar nunca outra radicalidade capaz de fascinar e seduzir o melhor de nós mesmos…
Sermos grão de trigo lançado à terra do mundo, do homem, da vida, eis aquilo que dá pleno sentido e significado à fé, à adesão ao Evangelho…
Sermos grão de trigo, que abraça essa ousadia de se deixar morrer para si a fim de que a vida ressurja em cada outro…
Sermos grão de trigo que escolhe essa audácia de se deixar «perder» para que outros por si encontrem a vida verdadeira e o sentido que, por vezes, a vida lhes rouba…
Felizes, nós, nessa pobreza que nos enriquece e gloria, nessa humildade que nos exalta e enobrece, nessa esperança que em nós é certeza de um Céu que nos inunda e fecunda profunda e completamente…
Escolher outro caminho, optar por outra rota, desejar outra prioridade, será sempre hipotecar uma vida cheia e sentida que Deus sonhou para nós.
Leigos, pastores, haveremos de acreditar, um dia, que só essa escolha nos personaliza e faz merecedores de deixar «marca» no tempo e na história.
Podemos escrever muitas coisas; dizer muitas mais! Uma só realidade importa num discípulo de Jesus: a vontade de ser apenas, no mundo e na igreja, grão de trigo lançado à terra…

6 comentários:

  1. Ao jeito de Nossa Senhora...
    "Ele é que deve crescer, e eu diminuir." (Jo 3,30)...
    Ao jeito de Nossa Senhora...

    ResponderEliminar
  2. Por vezes nós planeamos de um modo e DEUS tem outros planos para nós.
    Mas agora aqui estou lendo esta maravilhosa meditação.
    Um grão de trigo bem lançado na terra ,faz-nos ver no final uma seara grandiosa ,assim como uma boa palavra um sorriso,uma partilha ,apoio,um alerta pode fazer fecundar um Amor a CRISTO muito grande ,começa-se com pouco quando damos conta pensamos mais nos outros que em nós .
    È maravilhosa essa sensação.
    Obrigada Padre António por todo este AMOR que nutre por DEUS e que nos atinge a nós profundamente e nos vai conduzindo á verdade, humildade.
    QUE o AMOR de CRISTO sempr O acompnhe.

    ResponderEliminar
  3. Nada nos preenche a vida ,nos dá maior felicidade interior do que viver para o bem,coisaa pequenas que nos acontecem ,que fazemos deixa-nos felizes, realizados e em PAZ .
    Há tanta coisa no nosso caminho que tenta ofuscar essa alegria,mas quando DEUS nos toca,nos alerta tudo o resto não tem significado.
    O supérfluo não nos realiza mas sim o AMOR a JESUS CRISTO e ao próximo.

    ResponderEliminar
  4. E quando deitamos hoje amanhã essa semente e ela não nasce e nos sentimos perdidos porque vemos que não conseguimos fazer nada ,porque pequenas coisas não lhes dizem nada ,e de pequenas coisas é feita a vida e a conquista para DEUS.
    QUE fazer?Por vazes penso que andei dois passos em frente no outro dia ,vejo três para trás .
    Só peço a DEus que nos ilumine a todos no caminho a seguir.

    ResponderEliminar
  5. O grão de trigo lançado há terra é e foi fundamental para que tudo mude, sem darmos por isso, vai germinando e não se foge mais do Amor de Jesus Cristo, que fica com umas raízes profundas no nosso coração.

    ResponderEliminar
  6. Existe uma frase no livro "Luz do Mundo"do nosso Papa Bento XVI ao qual me fez pensar e meditar que é "O Senhor disse que no meio do trigo haveria de existir joio,mas que a semente,a Sua semente,continuaria apesar de tudo crescer."
    E de uma realidade tão grande e profunda que nos ultrapassa a todos,Deus está vivo em cada um de nós e no meio do Mundo a Palavra de Deus vai sempre sobressair no meio de tudo.

    ResponderEliminar