domingo, 20 de setembro de 2009


"Gripe da Alma"

É inacreditável!
Simplesmente incrível!
A surdez, a cegueira, a «Gripe da Alma», dos apóstolos!
Inacreditável!
Jesus, o Messias e Salvador, Deus-Amor a ensinar, pregar e anunciar os mistérios do Reino que já está no meio dos homens e os Seus mais directos e dilectos seguidores a discutirem pelo caminho sobre qual deles seria o maior!!!
A libertação definitiva, a paz indestrutível, a salvação amorosa de Deus a ser anunciada e provada nas palavras e obras de Jesus de Nazaré, e os discípulos ocupados e preocupados em saber qual deles mais sobressairá, qual deles será o mais importante, sobre qual deles recairá mais glória e poder!
Incrível a doença interior a que nos deixamos sujeitar! Incrível a mesquinhez que aprisiona a nossa existência! Incrível a frivolidade e o ridículo que podemos baixar, nós os que nos afirmamos cristãos!
Desejosos de sobressair, de vivermos em «bicos-de-pés», de nos olharem em cima de pedestais efémeros, enganosos e aniquiladores da eternidade que nos pode desde já habitar, teimamos em não aprender a verdade do Evangelho!
Sim, porque o Evangelho é Verdade; não é mera utopia, simples filosofia, banal programa existencial a escolher...
Há mais de dois mil anos que podemos comprovar a verdade do Evangelho, a verdade das palavras e da Palavra, a verdade das propostas aí lançadas ao coração humano...
A história comprova, precisamente, a validade da Boa Nova. Quem fica gravado no coração dos tempos? Quem é reconhecido como grande, como importante, como forte e valente, pelos homens de hoje? Não são precisamente aqueles que escolheram ser servidores de todos os outros? Não são os humildes, os simples, os santos, aqueles que ainda hoje são recordados, lembrados e dados como testemunhas e exemplos a seguir?

"Quem quiser ser o primeiro seja o último de todos e quem quiser ser o maior seja o servo de todos"!
Palavras que não passam nunca! Palavras que haveremos de escutar e acreditar um dia! Palavras que guiarão os nossos passos e serão rosto do nosso coração de crentes verdadeiros e autênticos!
Quantas quezílias, quantas discussões, quantas dissensões, quantas brigas, simplesmente porque teimamos em discutir entre nós sobre qual manda mais, qual pode mais, qual é o mais importante, o mais poderoso!
Será que não conseguimos beber do «antídoto» próprio para as nossas cegueiras e «gripes da alma» que são a oração, a adoração, a intimidade e a fidelidade a Cristo e àquilo que Ele é?!
Incrível! Incrível como passados mais de dois mil anos ainda sofremos dessa enfermidade tremenda que trava a beleza da fé e a liberdade da existência, que é a ânsia de poder e de protagonismos!
O caminho está bem definido diante de nós: sermos servidores dos homens nossos irmãos!
Escolher outro é deixar-se contagiar por esses vírus alienantes e asfixiadores que perturbam e destroem a nossa alma e a nossa vida!

"Que discutíeis pelo caminho?" pergunta-nos Jesus!
Que discutimos, que conversamos, que desejamos, que pretendemos, que nos faz correr, existir?
O poder e a glória ao jeito do mundo, ou a felicidade de sermos verdadeiramente homens e mulheres do Evangelho?
Os braços de Cristo abraçam, envolvem toda esta humanidade; são exemplo, alento, caminho de Verdade e de Vida para cada crente. Escolhemos a «saúde» da fé ou a enfermidadde do espírito?!
Discutam os homens marcados pela incredulidade, pelos agnosticismos antigos ou novos... Não discutamos nós sobre os caminhos a trilhar; eles estão bem defenidos diante de nós: "Quem quiser ser o primeiro seja o último de todos"...

2 comentários:

  1. "Palavras que não passam nunca!"
    Mas o coração teima em permanecer surdo... e cego...
    O coração continua a encher-se dos barulhos do mundo e não há espaço para o Amor de Deus...

    "Perdoa-me, ensina-me, Senhor,
    a ser melhor, a amar-Te mais"

    ResponderEliminar
  2. «Quem quiser ser o primeiro seja o último de todos»
    Esta frase diz tudo é sábia.
    Todos os seres humanos precisam de a meditar, o mundo seria melhor e cada um mais feliz.
    Seríamos humildes e conseguíamos ver melhor há nossa volta o que de bom DEUS nos deixou ,Amar o nosso semelhante com maior intensidade, mas não, nós estragamos tudo.
    A ambição mata ,destrói,para quê?
    Todos temos o nosso valor, DEUS deu sempre algo diferente a todos nós,uns para uma coisa outros para outra, não vale a pena essa luta é inútil, não conseguimos ser felizes assim.
    O Amor vence essa luta e desarma o mal.
    QUE bom È ter DEUS em nós .

    ResponderEliminar