sexta-feira, 28 de agosto de 2009


"
Cântico da alma"

Continuamos a subida ao «Monte».
Dia após dia, em cada actividade, em cada Eucaristia, em cada partilha, em cada testemunho, em cada refeição, em cada cansaço, subimos ao «Monte».

Com a história de cada um, com a particularidade de cada participante, com a individualidade de cada coração, com a especificidade de cada caminhante, subimos ao «Monte».
Uns mais depressa, outros mais devagar; outros mais confiantes, outros ainda mais temerosos; alguns decididos desde a «partida», outros mais à defesa com os medos próprios de quem se atreve a abraçar o desconhecido. Subindo ao «Monte».

E nesta subida, a alegria dos cansaços, a paz dos reencontros, a festa de cada coração reconciliado, as lágrimas salgadas e amadas de quem experimenta o Encontro com a Vida, a comoção de quem se deixa seduzir e arrebatar de novo por Aquele que chama sem cessar...
Abraços, olhares, afectos, sentimentos, sonhos, medos, inseguranças, irreverências, fragilidades, audácia, ousadias, que se espelham, sentem e pressentem com mais acuidade em cada momento vivido, celebrado com a força e a beleza do coração.
É a vida a «borbulhar» no seu melhor; é o mundo a transpirar transfiguração, é a Igreja a purificar-se e a revestir-se de Cristo, é a História a escrever-se com outras «cores»...

Por isso mesmo, e por isso tudo - e por mais ainda aquilo que se não consegue exprimir - sabe bem cada abraço fechado, cada sorriso sentido, cada lágrima libertadora, cada coração irmanado, cada alma feita gémea da nossa nesta vontade de subir ao «Monte» onde Ele está, onde Ele espera, onde Ele sussurra de novo: "ninguém te ama como Eu"!

Sabe bem este deserto de barulhos para escutar e prescrutar a voz dos corações, o cântico das almas que ousam subir mais alto...

8 comentários:

  1. É a verdade a sensibilidade,as emoções,os corações despidos de reservas a falar mais alto,numa entrega total uns aos outros e a JESUS Crucificado.
    Simplesmente maravilhoso,gratificante,experiência única, que os irá marcar para o futuro.
    Um futuro agora olhado por outro prisma, que não seria antes dessa vivência.

    ResponderEliminar
  2. Em cada dia que acompanho estes jovens, esta Paróquia, mais louvo a Deus pelas maravilhas que Ele continua a fazer no mundo e na Igreja.
    «Sabe bem» como diz o Pe. António, irmo-nos apercebendo da beleza dessas experiências que são proporcionadas àqueles que são esperança de um tempo novo.
    «Sabe bem» acreditar que na unidade desses corações, desses esforços e dessa subida ao «Monte» é a Igreja de Crisro, nesta Paróquia do Estoril, que se santifica, une e avança de forma determinada.
    Obrigado a cada jovem por arriscarem essa subida ao Monte!

    ResponderEliminar
  3. Óscar Rebelo e Silva28 de agosto de 2009 às 12:20

    Apenas uma palavra de ânimo e de incentivo a todos quantos proporcionam este tempo de Deus aos jovens, mesmo em detrimento das suas vidas pessoais e familiares.
    Que testemunho belo é ver que ainda há nessa paróquia jovens e adultos que se dispõem a servir a Deus e a Igreja de forma abnegada e gratuita.
    Ao Pároco do Estoril quero apenas dizer-lhe que conta com a minha oração e alegria pelo seu testemunho e entusiasmo sacerdotal.

    ResponderEliminar
  4. Essa beleza de corações, com um cântico de alma renovados aí nessa experiência de Deus é também força e estímulo preciosos a quem aqui está.
    Como gostaria de saudar e abraçar cada um dos responsáveis por esse espírito e por esse testemunho de serviço à Igreja!
    Prometo-vos a minha oração sobretudo pela vossa perseverança na caminhada.

    ResponderEliminar
  5. Paulo Lacerda Tavares28 de agosto de 2009 às 12:26

    Se nos habituamos a caminhar com estes jovens, mesmo que seja através do blog e da página da paróquia, não resistimos em os visitar cada dia.
    Fico maravilhado ao perceber pelas palavras do Pe. António como o Espírito de Deus fecunda os corações. Que não esmoraça nunca essa vontade de serem diferentes e de se deixarem guiar por Deus.

    ResponderEliminar
  6. Leio este texto... olho a fotografia... e sinto e vejo "a força e a beleza do coração", que todos, em oração, desenharam na relva... certamente um reflexo dessa «subida ao Monte», certamente uma resposta quando Deus repete ao coração de cada um: "Ninguém te ama como Eu"!

    ResponderEliminar
  7. O meu único pensamento é o de Louvar o Senhor por tudo e por tanto.
    O Reino de Deus é uma realidade vivida em Serpa.

    ResponderEliminar
  8. Subir ao Monte!... Aí, aqui e em todo o lado! É o desafio que Deus permanentemente faz a cada um de nós! E se sabe bem cada abraço fechado, fechado ao desamor e aberto à Graça, então só podemos desejar que esse pedacinho de Céu aí vivido chegue aos nossos corações rotinados pelo pecado e o desalento. Apesar da distância física, tocamo-nos hoje pela oração de braços em cruz, rasgando assim as barreiras do espaço e do tempo!... pois o Amor tudo supera, tudo suporta e só Ele permanece!

    ResponderEliminar