quarta-feira, 8 de julho de 2009


“Um por todos,

todos por um”

Este será o tema dos Campos de Férias dos jovens da nossa Paróquia neste ano. Mais novos e mais velhos, viverão dias inesquecíveis «à volta» deste imaginário…
Intentaremos que passe para cada coração esse valor da unidade, da comunhão, da cumplicidade, da comunidade, numa palavra, da Igreja.
Com efeito, falar da Igreja, viver Igreja, é tarefa árdua e difícil, pois que essa «ditadura do relativismo» em que estamos embebidos, consegue, sem grande esforço, baralhar consciências, critérios, verdades, pilares, valores!
Ser Igreja é ser Comunidade. É viver em «comum-unidade», em entre-ajuda, em paixão e compaixão, em colaboração e co-responsabilidade, em espírito de serviço e entrega, doação e disponibilidade.
E estas «qualidades» exigidas ao coração dos discípulos de Jesus Cristo vão-se tornando «estranha linguagem» na vida e nas vidas do nosso tempo!
Daí a importância , a pertinência e a actualidade do tema «Igreja»! Mas Igreja ao jeito do Evangelho, a Igreja com «sabor» a Evangelho de Cristo, Igreja que nasce do Madeiro da Cruz, isto é, do Amor levado até ao extremo!
Vai sendo «hábito», «comum», «banal», «habitual» afirmar-se que se é «Igreja» simplesmente porque dela nos servimos, dela precisamos, dela usamos!!!
Mas tal consciência, tamanho consumismo espiritualista, tão falacioso comportamento pseudo-cristão, está longíssimo da Igreja sonhada e vivida pelo Mestre!
Faz cada vez mais sentido recordar o título de um livro há uns anos publicado: “Uma Igreja que não serve, não serve para nada”.
Que verdade solene.
Que clarividência.
Que objectividade.
Que estímulo a quem ousar descobrir e redescobrir a beleza própria da Igreja de Cristo.
Podemos, pois, dizer, que «um cristão que não serve, não serve para nada»!
E por isso importa que, urgentemente, cada um de nós redescubra essa mesma beleza e profundidade que é intrínseca à realidade Igreja.
Importa que nos disponhamos a acolher essa «vocação» maior que está subjacente, gravada, e é própria dos que se afirmam crentes em Cristo: servir!
Simplesmente porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela multidão!
Sem ser a «brincar» mas verdadeiramente a sério, como tarefa e como missão, não como «mosqueteiros» mas sim como cristãos, enraizemos em nós esse espírito que transforma os corações, a Igreja…

4 comentários:

  1. Anseio por esse campo de férias!viver "retiradamente" para Cristo que sonho! que ansiedade!

    Quero tanto viver este dom que é a vida sempre agarrado á cruz e a viver com a Igreja que Ele sonhou, quero perceber o verdadeiro significado e assustar-me de amor!!E para que isso aconteça verdadeiramente nada como os sacerdotes para nos ajudar! Rezemos intensamente por todos!

    ResponderEliminar
  2. Em primeiro lugar os parabéns para o padre Valter é aúnica maneira que eu tenho para lho dizer.
    Padre António como me sentiria feliz se pudesse fazer exactamente tudo isto,poder dedicar-me mais aos outros ,viver mais em comunidade, como seria feliz!
    «ditadura de relativismo» é o que existe mais e tão dificil é de combater.

    ResponderEliminar
  3. "Um por todos, todos por um"

    Cristo por todos, todos por Cristo...
    Assim deveria ser o meu viver... servir como Cristo serviu!
    Tema dos Campos de Férias, mas que deverá ser sempre o tema da minha vida!

    A todos os que viverem esses "dias inesquecíveis" terei presentes na minha oração.

    Aninhas

    ResponderEliminar
  4. «Um por todos ,todos por um».
    Vamos pedir a DEUS que tudo consiga entrar em todos os corações mas não é facil ,quando alguém tem ideias pré concebidas e que não pensa que «somos para o mundo, mas não somos do mundo».
    Nós deixamos que os bens materiais se sirvam de nós e não nós a servirmo-nos deles.
    Como eu fico triste.

    ResponderEliminar