domingo, 9 de maio de 2010


"Medos"!

"Precisamos de homens que mantenham o olhar voltado para Deus e aí aprendam a verdadeira humanidade. (...) Só através de homens tocados por Deus, Deus pode voltar para junto dos homens".
"Só o Amor pode salvar o mundo".
São afirmações categóricas, urgentes, determinadas, veementes, estas de Bento XVI.
Palavras que iluminam e desbravam os caminhos que havemos de percorrer enquanto pessoas crentes, enquanto discípulos do Ressuscitado, enquanto membros vivos de uma Igreja que tem por missão «falar» d'Aquele que é Caminho, Verdade e Vida.
Se «só o amor pode salvar o mundo» então apenas o amor pode salvar a Igreja; então somente a fidelidade à Cruz pode salvar o Homem que somos que queremos ser. Só o amor, sempre ao jeito de Jesus, nos conseguirá transformar em «homens que mantenham o olhar voltado para Deus», em «homens tocados por Deus» para que Ele possa, verdadeiramente «voltar para junto dos homens».
«O medo mata antes antes de se morrer»!
O medo, o medo da Cruz, o medo do que significa sepulcro vazio (vitória da verdade e da vida, vitória da humildade e do despojamento, vitória da simplicidade e da entrega) consegue simplesmente anestesiar a grandiosidade a que somos chamados!
O medo de se ser verdadeira e totalmente de Deus atrasa a redenção, asfixia a liberdade, oprime a justiça, atordoa a força do Espírito em nós!
O Papa vem até nós! Quer confirmar e abençoar a nossa fé. Predispõe-se a fazer caminho nos nossos caminhos! Ousa a desinstalação para abraçar o serviço e a disponibilidade. E qual a nossa resposta?
Medo das «confusões», das multidões, dos «apertos»!!!
De facto, o medo, o comodismo, o «light» em que deixámos cair a nossa fé e a nossa adesão ao Evangelho não consegue trazer Deus para junto dos homens!
Quando se perde a dimensão do encanto e do espanto, da gratidão e da surpresa, estamos, simplesmente, condenados à banalidade, ao «sono», ao epidérmico, ao acessório, deixando fugir a beleza do essencial, do profundo, do «novo», do definitivo, do eterno...
Mas haverá sempre alguém a «gritar» aos nossos «sonos»: «Só o Amor pode salvar o mundo»!

8 comentários:

  1. Hoje na homilia foi-nos dito que a Palavra do Evangelho não é para guardar numa gaveta,ou no bolso, mas sim para A termos sempre presente nas acções e no coração , difundindo-A, mostrando todo esse Amor que Jesus nos deixou.
    Grande verdade tudo o que fica estagnado,não tem proveito para ninguém.
    Ao recebermos o Santo Padre Bento XVI estamos a receber Cristo, o máximo expoente da nossa Igreja,da nossa fé ,mas nem sempre tudo é fácil,por vezes o físico pode não estar presente, pelas mais diversas razões,mas o coração, estar inteiramente em DEUS e lá.
    Como faz falta haver alguém a «gritar»aos «nossos sonos».

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo, nem tudo precisa de ser questionado e há coisas que não se explicam. O modo como hoje nos reencontramos, ainda que por esta via virtual, é bastante curioso e um bom exemplo disso.
    Mas vou tomar a liberdade de te tratar por tu, ok? Obrigado. Andei à tua procura, mas não mais do que um par de vezes. Algo me dizia que nos trilhos da vida, a fortuna iria sorrir-me e eu voltaria a encontrar-te. De facto, não te procurei mais do que um par de vezes, pois, muito embora quisesse rever-te, nunca senti a tua ausência. Marcaste-me para sempre naquele fantástico dia 11 de Dezembro, já lá vão quase 17 anos; acordaste-me os sentidos com palavras simples... que pareciam quase circunstanciais, ao dizeres algo deste género: "(...) quando forem dormir, troquem um beijo de boas noites e nunca se deitem zangados". Estávamos na lindíssima Igreja de Carcavelos, a Mané e eu, por ti casados, a ouvir-te embevecidos... e ainda que tivéssemos sorvido as tuas palavras, é claro que várias foram as vezes que não respeitámos as tuas sugestões, mas estas não deixaram de ficar gravadas, de forma indelével, nas nossas memórias.
    Passados tantos anos, cá estamos nós: tu e eu! É engraçado, pois redigia um mail para um outro bom amigo, de seu nome Borga (esse mesmo!) quando, de repente, quem é que me aparece em casa, às 3 da manhã, trazido pela SIC Notícias, falando de caminhadas, de trilhos, de empenho, de silêncio e da voz de Maria em Fátima? Tu, pois claro! Não haveria eu de ficar descansado!? Para quê andar à tua procura se estiveste sempre tão perto? Meu bom amigo, nada acontece por acaso, e, para mim, o melhor de todo este curioso mistério de perdidos e achados é mesmo saber que os meus filhos já se cruzaram contigo - estão os dois no 75, um Pioneiro e uma Exploradora! –, mas também é igualmente saboroso recordar as palavras de outra pessoa amiga, a Maria Angélica, que tantas vezes me disse: "Francisco, tens de conhecer o Pe. António!" Se ela soubesse...
    Obrigado por teres entrado nas nossas vidas! Até breve, Pe. António Teixeira!
    Francisco Lourenço (fxlourenco@yahoo.com)

    ResponderEliminar
  3. «Medos» comodismo,egoísmo,tanta coisa negativa, que não nos deixa viver ao modo de Jesus, de coração aberto ,com uma finalidade, um só pensamento,uma só atitude, o Seu Amor.
    Todos nós, nos vamos sentir muito felizes, de receber o Santo padre, O representante directo de Jesus Cristo e de toda a Igreja e aumentar a nossa Fé e Amor .
    Obrigado Padre António por ao longo de todo ano estar connosco, sempre divulgando a Palavra de Deus com toda a energia e Amor e nos conduzir até ELE e Sua Igreja,que é de louvar .Bem Haja pelo Seu Dom.

    ResponderEliminar
  4. É bom saber que muita gente irá ter com o Sucessor de Pedro, mas é desconsolador saber que ainda mais são aqueles que preferem ficar no "conforto", fazer o que é mais fácil.
    Que bom seria romper com todas essas "muralhas" e mostrar ao mundo, uma Igreja Una, presente e apaixonada pelo Evangelho.

    ResponderEliminar
  5. "Formamos um só corpo em Cristo Jesus..."

    ResponderEliminar
  6. Santo Padre,olhar sereno, rosto meigo, tímido,inteligente,aberto ao Mundo actual,pela verdade em Jesus Cristo,sem pressas, escutando serenamente,alertando a necessidade de sermos arautos do Evangelho, sempre com amor em nossas vidas.
    Como estamos todos felizes de O ter junto de nós, representante máximo de Cristo na terra.
    Louvado seja, que Deus O proteja sempre.

    ResponderEliminar
  7. Se muitos sentissem o que é calar ,quando nos apetece falar,o querer fazer bem e ter que esconder,o chorar interiormente o que ninguém sente,o estar acompanhado e só,não se preocupavam com ninharias que nada tem a ver com Cristo,Cristo é amor ,é fazer porque assim está no coração e nem nos apercebemos que o fazemos,é entrega total de nós.

    ResponderEliminar
  8. Consegui mesmo ,se o quiser fazer outra vez, talvez já não o consigo ,mas Deus está em quem NELE confia,porque complicamos tanto a vida ,quando ela é tão linda ,são os nossos egoísmos,as nossa certezas é que são terríveis. E eu pergunto ,onde fica Deus em toda a complicação que fazemos na vida ?alguma vez paramos para meditar e falar com Jesus com bom Cristão,o egocentrismo é muito forte.

    ResponderEliminar