quarta-feira, 14 de abril de 2010


"Livres..."

"É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens". Palavras da Eucaristia que celebraremos amanhã; palavras que desassossegam corações indecisos, que desinstalam consciências dúbias, que esclarecem comportamentos facilitistas e que relembram o essencial a quantos de nós optamos pelo relativismo da fé e da vida!
É Deus que interessa, que vale, que importa, levar a sério!
É à Sua Palavra que devemos obedecer e na qual devemos acreditar! As palavras dos homens, mesmo os religiosos, as suas modas e conjecturas, as suas ciladas e engodos, os seus venenos e as suas «palavras suaves» podem ser profundo atentado àquilo que Deus sonha e deseja para nós!
Que importa os juízos, sempre falaciosos, dos homens?
Que nos interessam as palavras mais ou menos depreciativas do mundo, as condenações sempre efémeras e mesquinhas, deste tempo? Não podemos esqucer que "é preciso obedecer antes a Deus do que aos homens".
Porque só Ele é a Verdade, a Vida e o Caminho desta nossa existência crente, desta nossa condição de peregrinos. Canta a poeta que «o medo, o medo, mata antes de se morrer»! E sinto que há demasiado medo daquilo que os homens possam pensar de nós; que vivemos demasiadamente presos aos pensamentos, aos juízos, às conclusões que os outros possam fazer ou ter a nosso respeito. Dependemos demasiado do «parecer» bem mais do que do «ser»! E isso é atentado à nossa dignidade de seres livres, pensantes, responsáveis, audazes...
Se vivemos pelo que os outros possam dizer ou pensar, isso significará que ainda não nos libertámos do jugo do mundo, das aparências, das máscaras e do faz de conta que nos consome, derrota, engana e desvia do essencial: a fidelidade a Deus mais que aos homens!
Respirar liberdade, sentir liberdade, transpirar liberdade, eis o caminho da verdadeira paz.
Uma liberdade que se conquista na obediência a Deus e não, e nunca, num «ámen» dominador e escravizado aos fazedores de opinião. Mesmo religiosa, Porque essa é sempre passageira, supérflua, condicionada a interesses e vontades pessoais.
Abraçar a liberdade de ser de Deus para podermos servir os homens em espírito e em Verdade...

9 comentários:

  1. «Livres
    Só quando estamos livres de muita coisa podemos amar a DEUS com todo o coração.
    Só Assim ,se tem Paz.
    Bem Haja Padre António

    ResponderEliminar
  2. Quando meus olhos se detiveram na palavra «Livre» muitas coisas surgiram na minha mente, como se de um turbilhão se tratasse.
    DEUS criou o mundo,o homem tão perfeito.
    Agora mesmo, enquanto aqui sentada o vento sopra lá fora, livre, ninguém o pode deter,as águas, quem as fazem parar? e o nosso pensamento ?
    Livre, tão livre quanto nós devemos ser para DEUS.Nunca fui dada a grandes manifestações e de fazer algo para não parecer mal ,mas há outra espécie de condicionamento de liberdade,pode condicionar mas nunca o meu Amor a DEUS,nem os meus actos .
    DEUS está no meu ser ,no meu coração de uma maneira que eu não sei descrever, aí sim, sou livre,faço tudo,falo e esqueço-me que existo.

    ResponderEliminar
  3. "Que importa se é tão longe para mim
    a praia onde tenho de chegar...?"

    E, muitas vezes, essa praia fica mesmo muito longe; porque oiço mais as palavras do que A PALAVRA.

    E rezo...

    ResponderEliminar
  4. Prior," é preciso obedecer antes a Deus do que aos homens" palavras do evangelho que tenho vindo a interiorizar e a fazer verdade na minha vide. Às vezes custa porque ainda há homens, porque ainda há cristãos que não entendem ou não querem entender, porque dá mais geito,porque têm medo, porque usam o politicamento correcto.
    "Abraçar a liberdade de ser de Deus para podermos servir os homens em espírito e em verdade ..." é algo que nos faz sentir em PAZ, em DEUS.
    Penso que posso dizer com verdade - Sou livre.
    Bem haja por esta reflexão que como sempre me enche o coração e a alma.

    JR

    ResponderEliminar
  5. Será que sou livre?
    Mas eu amo-TE,adoro-TE Senhor Jesus,dá-me humildade, força para viver sempre com o coração cheio da TUA GRAÇA e fazer sempre a Vossa vontade por mais difícil que seja.
    Vem em auxilio destes Teus pobres pecadores,deste mundo, que tanto necessita de ser livre para TE amar,mas do fundo da alma,com coração aberto esquecendo a razão.

    ResponderEliminar
  6. e afinal, o só estarmos virados para Deus, Lhe devermos obediência, o seguirmos os seus passos em todos os momentos, não nos prende a liberdade? Como nos Liberta Ele? A liberdade que fala, não é uma liberdade limitada?

    ResponderEliminar
  7. Porque se ama Jesus ?muito difícil de explicar, porque se sente em nós no nosso coração com grande força.
    Bem Haja por estar junto de nós,nos desinstalar,de ser como é ,ser o nosso Pastor, destas ovelhas, por vezes muito tresmalhadas, esperando uma mão forte que as oriente.
    Sr,Prior a oração desta simples paroquiana tem-na sempre todos os dias .
    Boa peregrinação há Terra Santa que Deus sempre vos acompanhe.
    Nunca nos deixe, as meditações são as Palavras de DEUS pelas Vossas mãos.

    ResponderEliminar
  8. "Livres"
    «É Deus que interessa,que vale,que importa levar a sério» sermos livres e amar ,amar até ao nosso limite.
    Como tudo mudou em mim, meu Deus,toda a minha vida.
    Obrigado Padre António

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E vai continuar a mudar,é simplesmente seguir o caminho de Deus e tudo o resto vem por acréscimo,porque Deus nos ama, e nós ao Fazermos a Sua Vontade, sentimos que temos tudo e nada nos falta.
      Estou a ler "nunca nos deixe" como foi possível isso acontecer!

      Eliminar