quarta-feira, 6 de janeiro de 2010


"Um dia..."

Foi na primeira Reunião de Vigararia deste novo Ano.
Bispo e Padres de toda esta nossa zona pastoral estávamos convocados para esse encontro que se pretende seja de comunhão, de amizade, de cumplicidade, de unidade, de fraternidade. Afinal, todos somos pastores nesta Igreja que Jesus tanto ama; afinal todos fomos e somos investidos de um dom e uma graça que nos transcende, santifica, envia…
Dos cerca de 30 sacerdotes que deveríamos estar, comparecemos nem metade! O que foi de grande perca para os que não estiveram presentes: o Bispo ofereceu-nos uma reflexão bela, profunda, provocadora, sobre a nossa dimensão de homens orantes, mestres de oração!
Com efeito fomos desafiados a repensar, de novo, e sempre, o lugar, a importância, da intimidade com Cristo nas nossas vidas sacerdotais. Chamados pelo «sucessor dos Apóstolos» a uma oração tão séria, verdadeira, quotidiana e profunda que nos alcance «uma castidade existencial», ou seja, uma vida pura, com olhar e acção purificados no nossos ministério. Uma oração que nos consegue o equilíbrio, a paz, a harmonia, para nos «movermos» digna e acertadamente nas «coisas de Deus» sempre privilegiando «o Deus das coisas».
Uma oração que nos desse a força e a coragem para a necessária conversão pastoral, para a ousada capacidade de assumirmos em nós a verdade profunda da fé.
«Provocados» a sermos testemunhas fidedignas do Evangelho que anunciamos; a sermos profetas credíveis do mistério e mistérios que celebramos e oferecemos; a sermos arautos de um Deus que tem compaixão e ternura por esta humanidade concreta, visível na nossa própria compaixão, ternura, acolhimento, presença, nos corações mais pobres e sofridos nesta «hora» do mundo.
Iniciar um Ano com estas «provocações» só me (nos) fazem bem; acordam-me, inquietam-me, desinstalam-me e «atiram-me», como se fosse a primeira vez, para essa aventura divina de ser, de querer ser, sempre mais, todo de Deus, no coração da Igreja, na fidelidade ao Bispo, garante da apostolicidade da Igreja e da fé em cada tempo.
Se dissesse que não senti uma certa «angústia» diante do número de presenças, estaria a mentir! Mas acredito que chegará o dia em que todos nós, pastores, estaremos de «mãos dadas», de corações unidos, no trilhar de caminhos comuns, na unidade das prioridades pastorais, existenciais, eclesiais…
Um dia vamos acreditar que a ausência de qualquer um de nós, apenas consegue o empobrecimento do «todo» que é este Corpo que somos…
Bendito «Ano Sacerdotal» que eleva ao Céu a oração do Povo de Deus por cada um de nós!
Ainda que, como se percebe, seja preciso rezar muito mais…

9 comentários:

  1. Faz-me pensar que rezo pouco...
    Faz-me pensar que tenho que rezar muito mais... cada vez mais!

    ResponderEliminar
  2. O Ano SAcerdotal é de extrema importãncia, muita vezes tenho meditado e pensado que nós prórios paroquianos nos aproximamos mais de todos os Sacerdotes e começamos a ver tudo de outro modo com mais clareza e AMOR.
    No meu tempo havia um certo receio em falar com um Sacerdote ,hoje felizmente isso não acontece.
    Os Sacerdotes são de DEUS,mas estao na terra para nos levar a todos para DEUS com todo o Amor.

    ResponderEliminar
  3. Todos nós temos de ir há «Fonte» uns de um modo outros de outro e é pena que nem sempre seja compreendido por todos,mas DEUS chama todos há razão e quem sabe se na próxima não haverá mais aderência .
    Provoca «angústia» mas tenho a certeza que até esta meditação irá desinstalar e fazer pensar porque não fui eu? temperar as minhas forças para o Ano Novo que tanto exige de todos,para o caminho de DEUS.
    Sr.Prior terá sempre a minha humilde oração e também todos os Sacerdotes.
    «Um só dia» que pode ser muito.

    ResponderEliminar
  4. Hoje necessitava mesmo de ir à "Fonte"... De assistir a essa Eucaristia especial...No entanto, Deus, na Sua Razão Maior, saberá porque "saiu tudo ao contrário". Mesmo ao contrário! Mas aquele que não desiste e luta com todo o seu engenho e coração sairá, mais tarde ou mais cedo, vitorioso, nas "coisas" de Deus! Há que aceitar com toda a humildade e amor...

    ResponderEliminar
  5. Venho ca todos os dias para ver novas reflexoes do santo padre. Bem haja

    ResponderEliminar
  6. por isso és um homem de fe... de mta fe mesmo... pq acreditas que "chegará o dia em que todos nós, pastores, estaremos de «mãos dadas», de corações unidos, no trilhar de caminhos comuns, na unidade das prioridades pastorais, existenciais, eclesiais…" abraço. w

    ResponderEliminar
  7. È um desabafo tão sentido de um estado de alma de quem tem tanto para dar e por vezes não é compreendido,mas continua sempre com muito Amor no coração e nunca desiste, pode querer por tudo isso tem a Luz Divina sempre a protegê-LO.
    Para DEUS não há incógnitas, ELE sabe e vÊ tudo e protege quem O Ama. Bem Haja e a todos os SAcerdotes,Que lutam sempre sem desistir.

    ResponderEliminar
  8. publicaste o meu comentario???? percebeste quem escreveu? e mesmo assim publicaste? abraço te surpreendido. w

    ResponderEliminar
  9. O Ser Humano ama porque o amor é a essência da sua alma. É por isso que nunca poderemos deixar de amar...A entrega deve ser ao sentimento, e não às caracteristicas do ser amado...

    ResponderEliminar