terça-feira, 26 de janeiro de 2010


“Triunfalismo ou fidelidade”

Por estes dias decorre a semana de formação permanente dos sacerdotes da nossa Diocese. Neste Ano Sacerdotal o tema de fundo é, necessariamente, o ministério sacerdotal que trazemos em cada um de nós.
Hoje mesmo tivemos como principal interveniente o Bispo resignatário de San Sebastian, Espanha, Mons. Uriarte. Ofereceu-nos três conferências fantásticas. A espiritualidade sacerdotal olhada por vários «cristais», sendo que sublinhou imenso a real possibilidade de sermos homens marcados por uma espiritualidade do triunfo ou uma espiritualidade da fidelidade!
Que palavras, que sentimentos, que vislumbre tão clarividentes; que realismo e autenticidade nas suas palavras de pastor, de pastor de pastores.
Creio que será sempre uma poderosa e temível tentação essa, a de sermos homens de Deus que trabalham, servem, rezam, buscam e vivem mais em função do triunfo – mesmo pastoral – mais que num desejo sem medida pela fidelidade ao Senhor Jesus. Quanta vezes não nos baralhamos nos caminhos, nas prioridades, nas respostas, nos desejos e nos sonhos.
Quantas vezes não absolutizamos o acessório e acidental e menosprezamos o absoluto e o essencial!
Quantas vezes não procuramos mais essa sensação de triunfalismo pastoral, nos «ámens» dos homens mais que na fidelidade à exigência própria de quem anuncia o Evangelho!
Quantas vezes não nos deixamos mais seduzir pelas «vitórias» sensacionalistas e passageiras, sem raízes, sem frutos duradoiros, que com o desejo simples de semear, suando, na firmeza dessa fidelidade que Cristo vive e ensina aos Seus!
Sinto bem dentro de mim esta preocupação; sei-me em combate permanente por essa fidelidade a Jesus e o facilistimo pelo qual posso optar no meu sacerdócio. Para nós, humanos, a Cruz gloriosa será sempre um mistério e, como tal, com mais ânsia e decisão nos entregamos ao efémero e ao triunfo das coisas que passam!
De novo – e sempre – a necessidade da oração. Pessoal e comunitária, universal, pela fidelidade de cada sacerdote. Para que a sua glória, o seu triunfo seja a comunhão profunda ao Evangelho, numa fidelidade a Deus que implica, muitas vezes, a ruptura com os triunfalimos humanos!

6 comentários:

  1. Pode haver um combate interior mas tenho a certeza Sr.Prior que o que vai triunfar, sem dúvida nenhuma, é o Amor a Jesus Cristo, com tudo o que ele implica, humildade ,sacrifício ,cansaço e muito Amor para quem de SI precisa.
    Deus ilumina quem é de DEUS e nos dá muita Luz para dissipar toda a luta interior, que existe em nossos corações.
    A minha oração terá sempre . Bem Haja. Força em Jesus

    ResponderEliminar
  2. Triunfalismo é efémero,fidelidade é algo que implica muito de nós e nos consegue realizar muito mais é ter Paz,serenidade e o mais valioso de tudo o Amor de Jesus Cristo , o corpo cansado e o Espírito descansado.
    O Sr. Prior tem o maior triunfalismo que se pode ter na vida, o Dom Maravilhoso para o qual foi escolhido e Deus terá outras maravilhas que O aguardam e o vão deixar muito mais feliz.
    Há sempre algo bom á nossa espera e não compensa
    ser muito admirado e não ser amado.
    Esse Dom forte que O acompanha, nunca ficará confinado a quatro paredes, irá sempre ser exteriozado e reconhecido por todos e especialmente por quem nos rege a todos.
    Há sempre uma Luz a dissipar as sombras.

    ResponderEliminar
  3. Há sempre luz para dissipar as sombras, realmente.
    Mas quantas vezes perdemos por medo de perder? É no minimo frustrante esta realidade! Mas é tão vulgar. Queixamo-nos do Amor, mas quando ele surge... O que fazemos?
    "A felicidade não é um prémio, mas sim uma consequencia, e a solidão não é um castigo, mas sim um resultado".

    ResponderEliminar
  4. Há só um caminho a seguir e nunca pensar no que perdemos ,se não o temos não o perdemos.
    O Amor? Jesus Cristo amou-nos até ao limite ou seja até á SUA morte e nós o que fazemos? nada .
    Se amarmos e pensarmos mais nos outros, que em nós de certeza que vamos chegar á plenitude.
    A ilusão é muito grande e o Amor tão simples, é só amar e deixar todo o egoismo de lado .
    Amar é preocupação constante se o outro esá bem,em qualquer Amor ,Amigo ,filal etc.
    Amar a vida que DEus nos deu, que maravilha, chegar á janela e ver a Natureza que nos foi dada com tanto Amor.
    VIver é Amor.Viver para os outros é Amor

    ResponderEliminar
  5. Com um pouco de mais tempo e calma
    A felicidade não é um prémio, mas temos de lutar por ela e saber exactamente o que queremos da vida, de nós e dos outros.
    A solidão assusta-me ,quando olho aquelas pessoas que não tem nada, com idade ,não tem quem lhes deite a mão e lhes faça nada rigorosamente nada e a vida de rua e muito mais.
    Quantas vezes estamos rodeados de gente e na solidão e outras no sitío mais simples, estamos em Paz conosco e com o mundo.
    Para mim em primeiro lugar temos que estar em Paz com Deus e ELE de certeza nos mostra o caminho a seguir com segurança e Amor

    ResponderEliminar