sábado, 2 de janeiro de 2010


"Estrelas do meu caminho"

Sempre gostei dessas figuras enigmáticas do Oriente.
Os Magos, denominados de Reis (?!!!) são personagens emblemáticas que me desassossegam e inquietam. Porque são provocação, incómodo, desinstalação, aventura, caminho, novidade, desafio…
Quando apetece a banalidade e a pacatez, quando escolhemos a segurança e a certeza, sempre que optamos pela rotina e pelo adquirido, eis que esses estranhos caminhantes, seguidores de uma estrela, ensinam aquilo que há mais ou menos tempo nos esquecemos: ajoelhar, oferecer, adorar!
Eis as atitudes que enobrecem um crente verdadeiramente assim chamado!
Eis os «sentimentos» que deveriam nortear o coração de todos os pastores!
Porque os tempos e as modas nos confundem e convencem que o importante é ser olhado, importante, falado, esses «Reis» escolhem ajoelhar! Porque percebem e acreditam que a nobreza da pessoa, da missão, consiste nessa humildade que nos foge e não raras vezes já nos repugna!
Porque aquilo que mais gostamos é de receber, amealhar, armazenar, traduzindo a existência num «venha a mim», eis que os «Reis» oferecem. Oferecem o que têm, o que são! Porque percebem e acreditam que há mais alegria em dar do que em receber!
Porque somos muito mais activos e pragmáticos, porque nos convencemos que tudo depende de nós, dos nossos talentos e dons, da nossa boa vontade e capacidades de execução, eis que os Magos adoram! Porque percebem e acreditam que apenas aí, nessa atitude de abandono e de confiança, nesse esvaziamento de si mesmos para se enriquecerem do que vale mais, eles são verdadeiramente Reis, verdadeiramente ricos, verdadeiramente homens.
Que exemplos para nós, para mim, sacerdote de Cristo!
Que testemunho e «caminho», para esta segunda metade do Ano Sacerdotal!
Que eloquente «estrela» para eu seguir, nesta minha aventura de ser sinal, voz e vez, presença e encontro, projecto e realidade, de um Deus encantado por cada um de nós…

8 comentários:

  1. Que essas estrelas o guiem sempre a bom porto senhor Prior.Para que também nós consigamos chegar à «outra margem». Seguindo atrás de si sabemos que O encontraremos. Só temho pena de muitas vezes não ter a coragem de o seguir...

    ResponderEliminar
  2. Neste momento nem sequer consigo comentar, e agora se o fizesse ,seria abrir o meu coração e não o posso fazer,talvez amanhã,
    Só pensar na frase »«Há mais alegria em dar, que receber».Faz-me pensar em algo que me entristece muito.

    ResponderEliminar
  3. Presencio as suas oraçoes e admiro muito a sua capacidade de nos fazer pensar/reflectir.

    Um bem haja santo padre!

    ResponderEliminar
  4. De facto as eucaristias sao excelentes, a de hoje fez me imenso pensar! os meus parabens e obrigado!

    ResponderEliminar
  5. "Luz terna, suave, no meio da noite,
    leva-me mais longe..."

    ResponderEliminar
  6. Sr- Prior obrigado peals Suas meditações ,por tudo, ,simplesmente por ser de CRISTO, preocupar-se com todos nós Bem Haja.
    Exactamente como diz o primeiro o terceiro comentário,com as mesmas palavras.

    ResponderEliminar
  7. Em tempos pensava que indo assistir
    há Santa Missa que bastava e me sentia preenchida, que engano, não é verdade .
    Receber Jesus Consagrado é de uma emoçáo, uma Paz interior que não tem explicação o nosso interior fica diferente, é ir há «Fonte» e sentir toda aquela força que Jesus pôe em nós .
    É abandono ,confiança,humildade,esquecermo-nos de nós em pról dos outros, saber que não estamos sós.
    Pe. António Bem Haja e que a Luz Divina sempre O acompanhe e consiga emanar para nós todo esse Amor a Cristo

    ResponderEliminar