domingo, 8 de novembro de 2009


"Por amor..."

Uma longa noite...
Fria, chuvosa, solitária, escura, ansiosa...
Uma noite que traduzia, bem cá dentro, por desejo, encontro, «loucura», amor, serviço, entrega, sonho, dedicação...
Foi assim que me propus percorrer mais de quinhentos quilómetros para ir ao encontro daqueles jovens peregrinos de Santiago; foi assim que, pela madrugada adentro, palmilhei essa vontade de nos «olharmos» e «reencontrarmos» no Altar de Santiago; foi assim que ousei vencer o sono, o cansaço, a dúvida da importância da ida, a opção da escolha de «uma parte» pelo «todo»...
Noite adentro, no imaginário que fazia de cada um dos seus rostos, nas preces que por eles enviava ao Céu, no breu da paisagem que desejava se alterasse rapidamente, peregrinei de forma outra, no desejo do abraço não ao Apóstolo mas, verdadeiramente, a cada um destes corações tão grandes quão rebeldes, tão fascinantes quanto inquietos, tão nobres como trémulos diante da Vida que se lhes propõe...
Só Deus, Santiago e nós mesmos conseguimos valorizar e entender a beleza do «espanto», da «surpresa», do «abraço» e da «cumplicidade»; só nós é que sabemos o «aperto» e a «comoção» vibrante dos olhares e dos corações reencontrados e recentrados naquele Altar...
Bem cantava o poeta que «eles não sabem nem sonham que o sonho comanda a vida»...
Não sabem nem sonham - tantos e tantos - a beleza da amizade, a força da comunhão, a alegria da unidade, a grandeza da fé, o poder da cumplicidade no Bem! Não sabem nem sonham - porque se tem medo de arriscar - que só coração pode entender Aquele que nos desassossega, atrai e seduz profundamente; Aquele que nos faz caminhar - com ou sem destino traçado no mapa - rumo ao infinito maior que é sempre o coração de cada um de nós.
E no fim, nos rostos cansados e felizes, nos corações cheios e corpos sonolentos, o «adeus» próprio dos viajantes; regressaram de novo às suas «terras», partindo para mais uma etapa dessa outra peregrinação maior, a vida de cada dia...
E ainda por aqui, de novo na noite, pelas vielas desta «Cidade encantada» de Santiago, agradeço ao Apóstolo esta renovada oportunidade de rejuvenescer, de me reencontrar, de me recentrar e «reacreditar» que eles, os jovens, são a certeza de um amanhã diferente. No mundo e na Igreja.
E vou tentar adormecer, entregando-os ao Céu, um por um, para que nenhum se perca...
Há dias - e noites - assim, em que o coração de um pastor tem apenas no coração um único sentimento: gratidão. Muita gratidão ao Deus dos Apóstolos de ontem, de hoje e de sempre...

9 comentários:

  1. Pe. António ao ler este partilhar de emocões de um PRIOR cheio de Amor ,entrega para com todos e agora em especial pelos jovens que tanto necessitam que os encaminhem para o bem e em especial para DEUS.
    O Pe.António é uma pessoa especial muito especial muito humano, dedicado de um Amor a CRISTO enorme.
    Tem -me ajudado muito pode crer é com grande emoção ,verdade que tento seguir as SUAS palavras que tanto contêm.
    Bem Haja e que DEUS sempre O acompanhe.

    ResponderEliminar
  2. Que Gratidão a nossa, DEUS ter-nos posto nas nossas vidas um PRIOR com um coração cheio de Amor, dedicação,esquece-se de si próprio em pról do mundo, sim mundo ,porque tenho a certeza que em outro lugar que esteja, DEUS e os irmãos estão sempre em primeiro lugar,nem se lembrando que além de tudo é um ser humano, como todos, com fragilidades a única diferença (que È muita é que tem DEUS sempre na SUA vida.
    Como eu gostava de ser de mais perto ,mas paciência do longe faz-se perto.

    ResponderEliminar
  3. DO longe se faz perto ,mas uma coisa é certa, somos todos do mesmo DEUS ,agora que eu tenho um carinho muito grande pela nossa igreja (também é um pouco minha)isso tenho, foi onde casei ,onde me sinto bem a falar com DEUS, quando passo tenho de entrar e rezar um pouco.

    ResponderEliminar
  4. "Só pr Ti Jesus, quero-me consumir..."
    Cansaço, chuva, frio, solidão... nada disso importou. Importou cada jovem peregrino, importou a amizade que lhes tem, importou o amor a Deus!

    Um Bom Pastor...

    Dou graças...

    ResponderEliminar
  5. «POR AMOR»
    Que bom é sentir no coração esse Amor,PAZ e dedicação, quando sentimos que colaboramos com alguém para que surga uma obra em benefício de alguém ,que bom haver um lugar onde isso se pode fazer .
    Bem Haja PRIOR por todo o Amor que dedica a todas as causas.

    ResponderEliminar
  6. O amor pode levar-nos longe, muito longe…

    E o amor aos Jovens é sempre tão recompensador!...

    ResponderEliminar
  7. Obrigado a toda a comunidade do Estoril pelo esforço que é feito por nós, os jovens!

    Uma peregrinação a não esquecer e a recordar nos nossos corações.

    Obrigado Pe.Valter,TP, e todos os outros que organizaram esta caminhada de amor!

    Ricardo A.

    ResponderEliminar
  8. Apesar dos diferentes caminhos,
    das distâncias,
    dos afastamentos,
    da dor;
    Apesar dos esforços,
    e da tristeza,
    há uma "coisa" que permanece sempre, com a Graça de Deus: O Amor...

    ResponderEliminar
  9. "Por Amor"
    Na verdade em tudo o que o Sr Prior se empenha, transparece dedicação, entrega e muito Amor.
    Não para agradar a ninguém, isso não, mas sempre com a finalidade que DEUS LHE confiou amar -nos a todos e levar-nos ao caminho do nosso Redentor.
    Como é bom termos alguém na nossa vida assim ,que abdica de tanta coisa, que se esquece do ser humano que é , para servir o PAI e por nós que tanta vezes somos injustos e egoístas não pensamos no coração que bate ,que é igual ao nosso com muito Amor para dar e receber.
    Sinto-me muito feliz por o ter como meu Prior a encaminhar-me para o caminho do nosso Pai Criador.

    ResponderEliminar