segunda-feira, 2 de novembro de 2009


"Por Mim..."

"Quien pierde su vida por Mi,
la encontrara,
la encontrara,
la encontrara,
quien deja su padre por Mi,
su madre por Mi,
Me encontrara,
Me encontrara.
No tengas miedo,
no tengas miedo, Yo estoi aqui.
Quien deja su tierra por Mi,
sus bienes por Mi,
sus hijos por Mi,
Me encontrara,
no tengas miedo,
no tengas miedo, Yo estoy aqui.
Yo conozco a quienes elegi,
a quienes elegi.
Quien pierde su vida por Mi,
la encontrara,
la encontrara,
la encontrara..."!

Esta é a letra de uma música que ouço com alguma regularidade.
Faz-me bem; relembra-me o essencial; centra-me naquilo que verdadeiramente vale mais na vida de um coração consagrado...
O mundo envolvente, as tarefas apostólicas a que tenho que dar corpo e alma, os anseios e sonhos, os problemas e esperanças, as dúvidas e as certezas, próprias de quem caminha e quer caminhar para Deus, conseguem demasiadas vezes «distrair-me» e «desviar-me» do «Eixo», do «Centro», do «Tudo» que Deus há-de ser em mim.
Por isso mesmo me sabe bem, me reconforta e sossega esta melodia cantada no silêncio de uma igreja e sentindo e percebendo que é Ele que a canta para mim...
Cada dia, cada entrega, cada hora, minuto e segundo, da minha vida, não pode ter outro sentido, não deve deixar-se seduzir senão por esse «encontro» que Deus sonha para mim...
Perder para ganhar, empobrecer para enriquecer, cansar para descansar, humildar para exaltar, morrer para viver... eis o caminho, único, do sacerdote de cada tempo. A única postura que falará, a sério, de Deus a quem quiser escutar uma palavra e um projecto, um ideal e um Reino, que não são deste mundo...
Melodia que apazigua a alma, serena o espírito, entusiasma o esforço, enleva o desafio, conquista a vontade... melodia que - soubesse eu - cantaria a cada sacerdote meu irmão, nesta messe sempre imensa que é o coração de cada homem... melodia que gravaria repetidamente no ministério de quantos hoje, agora, neste preciso momento, choram, sofrem, duvidam, se enganam e enganam, traiem e renegam, escondem Deus e d'Ele se escondem... melodia que repetiria até à exaustão a quantos Padres, meus irmãos, se detêm nos descaminhos que lhes roubam a paz, a dignidade, o sonho, a vida que um dia aceitaram oferecer...
Se algum de vocês «me ler», imaginem apenas isso: que canto para mim e para ti essa paz de quem crê que o Senhor nos segreda ao mais íntimo de nós mesmos: "Não tenhas medo; Eu sei quem escolhi..."!

9 comentários:

  1. Que palavras tao reconfortantes... que maravilha que deixa a alma mais leve num dia em que Ele proprio nos diz: Vinde a Mim vós que andais atribulados que o meu jugo e suave e a minha carga é leve.

    Obrigado Pe. António pelas palavras

    ResponderEliminar
  2. "Il Signore ti ristora
    Dio non alontana
    Il Signore viene ad incontrarti
    Viene ad incontrarti"

    ResponderEliminar
  3. "Por MIM"
    Uma meditação,um sentir profundo que quando acabei de ler me senti incapaz de a comentar porque é muito sentida é de um ser humano com um coração grande de um Sacerdote preocupado com os outros Seus irmaõs e com tudo que O rodeia.
    Bem Haja
    "POr MIm"Senhor ajuda-me a entrar.

    ResponderEliminar
  4. É verdade DEUS sabe quem escolhe.
    Há Amor,mesiricórdia em Vosso olhar,Paz, serenidade que nos vai levando até DEUS.
    È um Grande Mistério de DEUS.

    ResponderEliminar
  5. "Por Mim "Senhor ajuda-me a viver no TEU Amor a deixar os medos, receios,timidez muita coisa e procurar-TE para sentir essa felicidade plena essa entrega,esse Amor profundo.

    ResponderEliminar
  6. Ao ler o teu texto, encontro toda a beleza e essencial deste pensamento, que bem podia ser uma oração:

    "Ama-me mesmo quando não sou como me sonhas... Eu amo-Te mesmo quando não sei dizer-To. "

    Aquele abraço especial!
    HP

    ResponderEliminar
  7. DEUS sabe quem escolhe e eu também fui escolhida para uma missão, diferente,é verdade mas por vezes difícil de levar a bom termo,só com muito Amor e esquecer-me muitas vezes que existo.
    O que é tudo comparado ao que JESUS sofreu por nós, nada.

    ResponderEliminar
  8. Alguém escreveu, para letra de uma canção:
    “Sei de cor cada traço do teu rosto, do teu olhar.
    Cada sombra da tua voz,
    Cada silencio, cada gesto que tu faças.
    Sei o que não dizes, ou preferes calar;
    Sei de ti mais do que queria,
    Numa palavra diria,
    Sei-te de cor”.

    É bem verdade…
    Quando estamos mto próximos de alguém, tudo isto acontece naturalmente…
    Tudo vem ao n/ conhecimento, inclusive o que não procuramos saber (ou mesmo aquilo que preferimos não saber), tudo nos vem “parar às mãos”; De tudo nos apercebemos, tudo entendemos E tudo compreendemos…simplesmente porque amamos.
    A isto se chama confiança; A isto se chama cumplicidade; A isto se chama comunhão…

    E se tal acontece entre os Homens, como não será com o Pai do Céu, que nos conhece ainda melhor, muito melhor do que nós próprios nos conhecemos?

    Este amor recíproco, do qual se falava anteriormente (“ama-me mesmo qdo não sou como me sonhas…Eu amo-te mesmo qdo não sei dizer-to.” – linda oração!), que Deus “canta” sempre a cada um de nós, e que cada Homem deveria cantar para Deus, é a “chave de todo o processo”. Tal implica, para nós Homens, um longo caminho, percorrido e a percorrer, que não termina nunca! Exige persistência, discernimento, coragem, e Fé constantes. E exige de nós: Faz-nos pensar e acreditar. Obriga-nos a confiar.

    O Amor de Deus permanece; E o nosso?...Será assim tão recíproco? Eu queria tanto que sim…

    ResponderEliminar
  9. "Não tenhas medo: Eu sei quem escolhi..."Palavras escritas à dois anos, actuais para hoje,com uma diferença é que à dois anos estava connosco e agora nesse dia vai estar um pouco mais longe e pronto para fazer a "SUA Vontade" como sempre, com o coração cheio de amor e com uma mistura de sentimentos pelo que deixa e pelo que recupera.
    Não me vou sentir preparada para a ausência nunca ,apenas estou conformada porque sei que o Pe.António não é de ninguém , é de todos e pertence unicamente a Jesus Cristo com toda a SUA alma,não sei se vou poder ir ,não por mim, lógico,mas Deus sabe e o Sr.Prior sabe que se o físico não estiver o espírito e o meu coração estará aí de certeza,pense um pouquinho em nós mesmo ausentes que estamos Consigo em pensamento.
    Padre António,desejo-Lhe as maiores Felicidades,que o SEU coração continue sempre dado ao máximo a Jesus e ao próximo,nunca se esqueça ,que deste lado haverá sempre alguém à espera de uma palavra amiga e que não nos vamos esquecer de SI.
    Eu vou sempre dizer«Gosto de SI,preciso de SI.

    ResponderEliminar