quinta-feira, 1 de outubro de 2009


"Ser o amor..."

“Compreendi que só o amor fazia actuar os membros da Igreja e que, se o amor viesse a extinguir-se, nem os Apóstolos continuariam a anunciar o Evangelho nem os mártires a derramar o seu sangue; compreendi que o Amor encerra em si todas as vocações, que o amor é tudo e que abrange todos os tempos e lugares; numa palavra, que o amor é eterno.
Então, com a maior alegria da minha alma arrebatada, exclamei: Ó Jesus, meu amor! Encontrei finalmente a minha vocação. A minha vocação é o amor. Sim, encontrei o meu lugar na Igreja, e este lugar, ó meu Deus, fostes Vós que mo destes: no coração da Igreja, minha Mãe, eu serei o amor; com o amor serei tudo; e assim será realizado o meu sonho”
.

Palavras de Teresa do Menino Jesus, cuja memória hoje celebramos.
Palavras de uma grande Alma de Deus, que ocorre neste dia que é também o do 3º. Aniversário da minha entrada como Pastor desta Comunidade.
Palavras que definem tão bem qual e como deveria ser o coração de cada sacerdote, o meu coração de pastor: um coração embebido em absoluto no amor de Jesus; um coração que tem no amor o principio, o centro, o cume de todo o pulsar e existência; um coração que sabe e sente que apenas no amor experimenta a paz, a serenidade, a esperança, a razão da sua vida…
“O amor é tudo e abrange todos os tempos e lugares”!
Donde decorre que em cada lugar podemos ser amor, seu espelho e sua imagem, sua força e seu alento, sua paz e seu caminho, seu testemunho e seu arauto.
Donde decorre que aqui, neste Estoril, haverei de caminhar, mais e mais, a fim de aprender que “no coração da Igreja, minha Mãe, eu serei o amor”.
Nada mais me interessar, nada mais desejar, nada mais sonhar, nada mais me ocupar, nada mais exigir, nada mais pensar, nada mais querer… apenas ser o amor, no seio, no coração, da Igreja, minha e nossa Mãe.
Por isso rezo; por isso peço oração; por isso me entrego, sempre de novo, como naquele primeiro dia…
Diante de ventos ou tempestades, nas ondas altas e agitadas do peregrinar, fixar o olhar e a vida nesse desejo maior: no coração da Igreja, eu serei o amor…

8 comentários:

  1. Há comentário possivel para esta meditação, tão profunda,sentida ,tão cheia de Amor?
    QUE se pode dizer a esta dedicação tão grande apenas que DEUS banha o coração do nosso PRIOR com todo este AMOR que tanto transparece para nós.
    QUE a LUZ DIVINA O ILUMINE, nesse AMOR tão grande e nos desinstale sempre com essa força.
    «SEMPRE como no primeiro dia» difícil mas È a verdade todos nós a sentimos.
    BEM HAJA ,FELICIDADES.

    ResponderEliminar
  2. Há três anos, no final da Tomada de Posse, ao cumprimentá-lo, Pe. António, disse-lhe: "sou a Aninhas e estou aqui para o que precisar". E o Pe. António respondeu-me: "reza..."
    E eu rezei... e eu rezo e volto a dizer: estou aqui para o que precisar, em oração e serviço.

    ResponderEliminar
  3. Nada mais… apenas ser o amor...

    Bom seria que fossemos muitos ao seu lado, Pe. António, para o ajudamos a ser o Amor, “apenas o Amor”. Com a nossa oração, com o nosso serviço, com a nossa entrega...
    Uma forma de, também eu, ser o Amor... no Estoril...

    ResponderEliminar
  4. Ontem na Santa MISSA, tudo simples,com muito AMOR ,sentimento,alegria e até alerta ao modo de JESUS RESSUSCITADO,
    Emoção,alegria em ver toda a juventude a participar na Palavra de DEUS.
    O nosso PRIOR na Homilia com todo o Seu AMOR a transbordar em cada Palavra numa entrega total em consonância com todos os Sacerdotes,não dando sequer relevo ao aniversário de posse entre nós.
    Bem Haja por todo esse AMOR que nutre por todos e que esse DOM O acompanhe sempre na
    GRAÇA de DEUS

    ResponderEliminar
  5. É a melhor defenição de amor que já li. Também descobri que afinal somos capazes de amar, até quem não devemos, quem não nos deseja igual amor.Amar a Deus,Amar a Igreja mas não ignorar quem está ao nosso lado...Se não de que serve o Amor...

    ResponderEliminar
  6. Entregar, peregrinar, cair, levantar, sorrir, chorar, ouvir, dizer, concretizar, melhorar, orar, ajoelhar, prostrar, pedir, aconselhar e poderia continuar com ainda mais verbos, estes que são dedicados ao "VERBO SE FEZ CARNE E HABITOU ENTRE NÓS" e habita hoje cada instante no nosso coração, tudo por Amor. Conheci á um ano e meio um homem, aliás ele é que se fez conhecer a mim sem o saber, eu sabendo apenas o seu nome e a sua palavra este “pastor” conseguiu mudar a minha vida com o seu exemplo de amor e entrega, as suas palavras, o seu olhar de apaixonado pela Cruz, fizeram-me conhecer a maior verdade do mundo, o amor de Cristo a todos e cada um de nós. Este homem não é nada mais nada menos que o nosso "pastor", que com a sua entrega, que com o seu amor a Ele, se tornou um exemplo para a minha vida e todos os dias me lembro de uma frase que foi dita como se tivesse sido o próprio Jesus em carne e osso a dizê-la "''Gosto muito de vocês desde aqui até á lua Gosto muito de vocês desde a lua até aqui'' e esta frase levanta-me muitas vezes quando estou desamparado. Três anos de entrega, três anos de amor aqui neste Estoril, três anos com três verdades Pai, Filho e Espírito Santo! Obrigado Jesus! Obrigado "nosso pastor" deste Estoril pela entrega!

    Alguma coisa que seja precisa não hesite em pedir!

    Rezo por si e por todos! Um forte abraço

    Ricardo A.

    ResponderEliminar
  7. Pe.António não tem conta as vezes que já li a meditação, onde nos transmite toda a Sua entrega a JESUS ressuscitado e a nós.
    E com que simplicidade nos leva ao bom caminho e nos faz Amar a DEUS com intensidade.

    ResponderEliminar
  8. Padre António O Amor ,Amor
    sentido para com tudo e todos ,onde o bem nos envolve cada vez mais e vem do interior do coração nem sempre é bem compreendido e aceite, ás vezes faz-nos sentir como se estivéssemos fora da realidade e do mundo que vivemos onde tudo vive cada um para si sem importar o que o outro sente .
    Não é fácil e,faz sofrer e dá vontade de desistir,só DEUS está ali sempre.

    ResponderEliminar