segunda-feira, 28 de setembro de 2009


“Estranho título de grandeza”

“O mais pequeno é o mais importante”. É assim que Jesus encerra, de novo, a questão dos discípulos sobre qual deles seria o maior!
Surpreende, de novo, que após novo anúncio do Messias sofredor e libertador do Homem, os Seus mais directos companheiros se percam em devaneios existencialistas sobre qual deles teria mais poder nesse Reino que eles acreditavam estar para chegar…
Tentação de ontem; tentação de hoje! Bem no coração dos discípulos, dos crentes, da Igreja deste tempo!
Aqueles corações empedernidos, aquelas mentes fechadas nos seus enviusados esquemas mentais, aquela «asfixia espiritual e religiosa» impedia-os de ver, de reconhecer, de aceitar, que n’Aquele Homem da Galileia estava o Senhor de todos os senhores! Que n’Aquele Servo e escravo de todos se encontrava o Deus Omnipotente e Todo Poderoso!
Impedia-os a eles e impede-nos a nós, sempre que teimamos em discutir entre nós sobre quem manda mais, quem decide mais, quem mais sobressai, quem mais pode!!!
A ambição de poder e de domínio não encaixa nos parâmetros do Reino de Deus nem da Igreja nascida da Árvore da Cruz!
A luta – mais ou menos declarada, mais ou menos diplomática, mais ou menos cínica ou simpática – pela glorificação personalizada, grupal ou «tribal», em nada se adequa ao Evangelho do Reino de Deus.
“O mais pequeno é o mais importante”.
Os discípulos demoraram tempo a entender e a aceitar esta linguagem, esta postura, este caminho… mas chegaram lá. Ousaram a novidade de Jesus de Nazaré. Acreditaram no poder da Cruz, na glória do serviço, na riqueza do despojamento, na exaltação da simplicidade!
Um dia, um dia, mais ou menos longínquo, também nós, Igreja de hoje, haveremos de aceitar e acreditar nesse Caminho, Verdade e Vida que Jesus oferece a quem, de verdade, anseia a salvação, o encontro, o abraço derradeiro com Esse Crucificado/Ressuscitado.
Um dia, um dia, também nós haveremos de abraçar esse estranho título de grandeza…

4 comentários:

  1. "olhando à minha volta, vou pensando
    na vida que, hoje, vou levando...
    Será que me dou, sem perguntar?
    Ou que me julgo melhor?..."

    Quando entenderá o meu coração que o caminho é "diminuir para que Ele cresça"?...

    ResponderEliminar
  2. Gostaria de comentar ,falar mas meu espírito está demasiado confuso para o fazer.
    Amanhã será outro dia ,preciso agora de falar com DEUS e tentar encontrar um caminho,calma e PAZ. BEM HAJA Padre ANTÓNIO por tudo.

    ResponderEliminar
  3. Não me sinto importante ,mas sinto-me a mais pequenina de todas ,sem forças para reagir como se fosse a pior do mundo.
    Como podemos nós pensar que dominamos o mundo que ilusão,nós não somos de cá ,somos de DEUS e só ELE nos pode ajudar a superar tudo .
    Só Amor a DEUS ,ao próximo e a tudo que nos rodeis nos pode trazer a felicidade,como é que nós conseguimos ter os olhos fechados para esta realidade.

    ResponderEliminar
  4. Bem Haja Senhor PRIOR por mais um Ano a sofrer por nós e que continue, por muitos Anos mais a incentivar todos os paroquianos para a verdade, para JESUS RESSUSCITADO .
    Não é uma luta fácil,mas nada é fácil na vida. O Pe. António tem muita força,muito Amor a CRISTO que o guiará sempre para pensar que o dia de amanhã vai ter um brilho diferente porque DEUS está a olhar por todos nós.
    QUE toda a LUZ de DEUS O ilumine sempre.

    ResponderEliminar