segunda-feira, 24 de agosto de 2009


"Subir ao Monte"

Foi com o evangelho da Transfiguração que se realizou a Eucaristia de início de Serparil 2009, com a presença de todos os Monitendos e dos seus pais.
Como no relato evangélico, "Eis o Meu Flho muito amado, escutai-O", assim desejei a cada um de nós que ousasse a experiência dessa escuta, dessa paragem, desse encontro, dessa manifestação de Deus.
Partir para o Monte de Santa Justa e de Figueira, é continuar neste nosso tempo essa subida de Jesus ao Monte da Transfiguração; é deixarmo-nos envolver pela «nuvem» que nos fala do Alto, é experienciar a beleza d'Aquele que deseja fazer Aliança, é desejar «fazer três tendas» pois que quem se encontra com Deus e por Ele se deixa encontrar apenas consegue dizer: "Como é bom estarmos aqui"...
Rostos mais antigos e outros acabados de chegar; histórias mais conhecidas e outras para descobrir; vidas que já fazem parte da nossa vida e outras que irão gravar-se em nós para sempre...
Cada Serparil tem esse «condão» da surpresa e da novidade, do sonho e da aventura, da ousadia e do desejo renovado de nos tornarmos discípulos...

É bem sugestivo o tema que nos guia este ano: "Um por todos; todos por um".

Aprender e reaprender esse "segredo" do Céu: Deus, em Cristo, deu a vida por todos! Agora, todos, como Igreja, damos a vida por Ele.
Subimos ao Monte para recentrar os corações, as vontades, desejos e prioridades, sonhos e projectos, para que em todas as opções, estejamos consciente que tudo é por Ele e para Ele.
Rezo para que no fim desta aventura, tenhamos sido capazes de escutar o Mestre, o Filho muito amado do Pai; rezo para que sejamos, em cada momento desta subida ao Monte, deste Serparil 2009, consigamos dizer: "como é bom estarmos aqui"...

9 comentários:

  1. Ao ler este seu texto fiquei com tanta vontade de subir esses Montes e gritar muito alto "todos por um e um por todos", "todos somos filhos de Deus" e depois muito baixinho dizer "como é bom estar aqui..." ... mas ... afinal será que nós (aqueles que têm mais experiência) ... um dia também fossem a esses Montes?
    As partilhas intergeracionais são muito enriquecedoras!! ... etc
    Força amigos tudo o que vão fazer é lindo, o que me deixa uma vontade enorme de desafiar o nosso Prior. Não é verdade que o sonho comanda a vida?
    Que Deus Nosso Senhor vos ilumine. LU

    ResponderEliminar
  2. Depois de ler este texto, apenas uma frase ecoa:

    «Se fordes aquilo que deveis ser, pegareis fogo ao mundo inteiro!»

    A Igreja precisa de vós!

    Um forte abraço

    ResponderEliminar
  3. Estou a ler, uma e outra vez, este texto... e a pensar "como é bom estar(mos) aqui"... e sentir a vontade de continuar a subir ao Monte, de transformar o meu coração... sentir a vontade de fazer de cada passo da minha caminhada uma oração; porque a oração me aproxima do meu Senhor.
    E quero, na minha oração, levar todos os que vivem essa "aventura" de ser "tudo por Ele e para Ele."
    Subo convosco...

    Aninhas

    ResponderEliminar
  4. Faz um mês que o meu querido irmão Pedro partilha desse Amor . Ele era rosto desse segredo que Deus um dia lhe segredou ao ouvido e ao coração

    Rezo e espero que também ele sinta isso agora, e que na subida ao monte ele seja tão feliz como o foi cá.

    Rezo por todos vós, para que todos redescubram o Amor d'Ele, rezo para que venham transfigurados, plenos de Deus.

    E que só por hoje consigam dizer: "como é bom estarmos aqui..."

    ResponderEliminar
  5. Que felicidade experimentam esses jovens, corações ávidos de Amor, ao serem guiados por alguém que tanto se lhes dedica e os leva ao bom caminho, á palavra de DEUS.
    Como eles podem dizer com alegria «Como é bom estarmos aqui».
    Será que alguma vez na minha vida ou na dos meus filhos se cruzou alguém assim como o Pe. António e nós não sentimos, ou não estávamos receptivos?
    É uma felicidade deixar um filho viver estes momentos em comunhâo uns com os outros e em DEUS.

    ResponderEliminar
  6. Tento imaginar o que será essa «aventura».
    Tento vislumbrar a alegria e o entusiasmo de tantos jovens reunidos em Igreja. E dou graças a Deus por haver quem acredite e se entregue à juventude.
    A começar pela nossa Paróquia e pelo nosso Prior. Obrigado.

    ResponderEliminar
  7. Paulo Lacerda Tavares25 de agosto de 2009 às 17:37

    Vejo com alegria que a entrega aos jovens continua a ser uma prioridade do Pe. António. Se há dons com que Deus o comulou, esse é um deles. Oxalá nunca se canse do os amar, servir, orientar e apontar o caminho da Cruz como caminho de vida verdadeira.
    Rezo pela eficácia desses campos...

    ResponderEliminar
  8. Não admira que o olhar do nosso Prior revele tantas vezes cansaço, fadiga. Não pára! São actividades umas atrás de outras. Que todos saibamos aproveitar esse testemunho de serviço e disponibilidade àqueles que são o futuro da Igreja. Nós adultos temos todos imenso a «ganhar» com esse entusiasmo juvenil...
    Cá em casa rezamos cada dia por vós.

    ResponderEliminar
  9. Como pais de dois jovens em Campo apenas podemos dar graças a Deus por saber que a Paróquia do Estoril não desiste de puxar e tentar orientar na fé os mais novos.
    Somos verdadeiros beneficiários do Serparil. Acreditamos que este ano será outra vez uma experiência de amor que posteriormente descobriremos nas vidas dos nossos próprios filhos.

    ResponderEliminar