sexta-feira, 21 de agosto de 2009


"Pelo sonho é que vamos..."

O SERPARIL 2009 já é uma realidade.

Estamos todos já em Campo; move-nos agora esta vontade firme de crescermos em grupo, em disponibilidae, em comunhão, em Igreja, para podermos ser, verdadeiramente, rosto credível de Deus e do Evangelho para esses 124 jovens que na próxima segunda-feira chegarão até nós...
Muitas tarefas a realizar, múltiplos serviços a preparar, imensas actividades distintas que ultimar para que, no final, ganhemos todos essa certeza: "Um por todos, todos por um"!
Queremos todos aprender e reaprender que esse «Um» é Jesus Cristo que dá a vida pela Sua Igreja,ou seja, «por todos»; queremos ganhar vontades e forças para Lhe correspondermos com mais consciência e mais verdade que agora somos «todos»por Ele, na Igreja, nos homens e mulheres nossos irmãos...
Cada encontro de jovens como este é sempre um desafio e uma graça de Deus.

O calor que se faz sentir pede-nos mais esforços, mais suor, mais entrega e dedicação; a responsabilidade que recai sobre nós, mais velhos, é também factor determinante nesta nossa renovada aposta no trabalho com aqueles que serão, se Deus quiser, um futuro novo, risonho, diferente, ousado, valente, no mundo e na Igreja de amanhã.

Por essa razão teimamos repetir esta aventura, ano após ano.
Porque vale a pena. Porque à partida - e como refere o salmo - "vamos a chorar levando as sementes" (cansaços, inseguranças, fragilidades humanas proprias, defeitos pessoais...) mas "à volta vimos a cantar trazendo os molhos de espigas" que são rostos marcados pela alegria e pela verdade, pelo sonho e pela comunhão entre todos...

É sempre a prefiguração da Igreja sonhada pelo Mestre.
É sempre a incarnação nos nossos corações da beleza e da radicalidade do Evangelho.
É sempre a paz e a alegria dos corações de quem se sabe e sente discípulo de um Mestre chamado Jesus Cristo...
Esta é sempre uma outra forma de cantarmos com a nossa vida e a nossa entrega aquilo mesmo que o poeta diz inspiradamente: "Eles não sabem nem sonham que o sonho comanda a vida..."!
Saber sonhar, querer sonhar, ousar sonhar, eis a mais bela das experiências dum verdadeiro coração crente, dum coração que não abraça a instalação e o comodismo, a banalidade e a apatia, a rotina e a mediocridade da vida e da fé...

"Pelo sonho é que vamos..."!
Pelo sonho viemos; pelo sonho iremos, se Deus quiser, para mais e melhor servirmos o mundo e a humanidade. Em verdade, em obras, e não em palavras e boas intenções... Sim, que dessas, está o mundo cheio... e cansado!

5 comentários:

  1. "Saber sonhar, querer sonhar, ousar sonhar, eis a mais bela das experiências dum verdadeiro coração crente, dum coração que não abraça a instalação e o comodismo, a banalidade e a apatia, a rotina e a mediocridade da vida e da fé..."

    Pois... há trinta e cinco anos eu não sonhava assim... nas paróquias (aquelas que eu frequentava (primeiro Cascais, depois o Estoril) não tinhamos todas estas oportunidades de crescer, de viver em comunhão... de sonhar ir mais longe!
    E fui vivendo acomodada...
    Só desde há poucos anos descobri "a paz e a alegria dos corações de quem se sabe e sente discípulo de um Mestre chamado Jesus Cristo...".

    Jovens (serparílicos): não desperdicem cada momento destes que vos é dado viver! São presentes que Deus vos vai concedendo!
    Através do Pe. António... através do Pe. António...

    Aninhas

    ResponderEliminar
  2. O Pe.António é de uma entrega muito grande,persistente,na condução de todos até DEUS (apesar de tantas responsabilidades) amigo dos jovens encaminha-os para o bem e sempre pronto para mais um desafio.
    Que essa força o acompanhe sempre e que DEUS esteja sempre junto de vós.

    ResponderEliminar
  3. »Aquele que sai chorando, levando a semente para semear, voltará com cânticos de júbilo,trazendo consigo os seua molhos»salmo 126.
    Não é fÀcil,mas é reconfortante ver esses jovens felizes e sempre junto de DEUS.
    O Pe.António tem sempre o AMOR de CRISTO acompanhando-o.

    ResponderEliminar
  4. Força amigos o vosso objectivo é lindo. Sermos solidários é uma das componentes mais importantes do ser Cristão. E é verdade que o "sonho comanda a vida", e os vossos sonhos são de certeza o mais puro amor, por ajudar, orientar e dar amizade a todos os jovens que vão ter convosco. Nosso Senhor vai iluminar as vossas vidas. Beijinhos da LU

    ResponderEliminar
  5. PADRE ANTÒNIO
    FELIZ ANVERSÀRIO , MUITOS PARABÈNS
    MUITAS,FELICIDADES E QUE O AMOR DE CRISTO ESTEJA SEMPRE CONVOSCO E SEMPRE O ILUMINE PARABÈNS

    ResponderEliminar