terça-feira, 11 de agosto de 2009


"Está comigo"

"Se me envolve a noite escura
E caminho sobre abismos de amargura,
Nada temo, porque a Luz está comigo.

Se me colhe a tempestade
E Jesus vai a dormir na minha barca,
Nata temo, porque a Paz está comigo.

Se me perco no deserto
E de sede me consumo e desfaleço,
Nada temo, porque a Fonte está comigo.

Se os descrentes me insultarem
E se os ímpios mortalemente me odiarem,
Nada temo, porque a Vida está comigo.

Se os amigos me deixarem
Em caminhos de miséria e orfandade,
Nada temo, porque o Pai está comigo.

Se me envolve a noite escura
E caminho sobre abismos de amargura,
Nada temo, porque a Luz está comigo".

Um hino à esperança, à confiança, à entrega e ao abandono...
Uma oração que revela a simplicidade dos verdadeiros crentes...
Uma prece que se apresenta com os contornos da humildade dos filhos de Deus...
Um balbuciar da alma que alegra o coração de Deus...
Uma atitude, uma experiência, que bem poderia ser a minha, a nossa...
Muitas vezes, tantas vezes, demasiadas vezes:
Cheios de nós mesmos, mas vazios de Deus!
Repletos de acessórios e ilusões, carentes do essencial!
A transbordar de superficialidade e de ligeireza, mendigos da verdadeira plenitude!
Anunciadores e viventes de mediocridades e «mortos» para o que vale mais!
Ser radical, isto é, voltar às «raízes», ir à fonte, é ousar renascer de novo, cada dia, para o desejo de um Encontro que molda personalidade, educa comportamentos, forja autêntica humanidade, alcança-nos a santidade.
Ler, reler, sempre de novo, as páginas do Evangelho.
Não para a «decorar»; ao contrário, para as saborear, «engolir», «ruminar», a fim de aprendermos a ser de Deus profunda e verdadeiramente.
Sem nada temer, porque a Luz, a Fonte, o Pai, a Vida, está connosco.
Sempre.
Para sempre.

5 comentários:

  1. Esvaziar o coração para que Deus nos preencha... e confiar, confiar sempre!
    Porque está escrito no Evangelho: " E sabei que Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos."... na noite, na tempestade, no deserto, no ódio, na solidão... sempre!

    Aninhas

    p.s. "Porque tengo miedo, si nada es imposible para Ti?"

    ResponderEliminar
  2. Como é bom ler estas palavras como sempre dá-nos reforço ao nosso sentir .
    DEUS é a minha fonte quando estou mal ,mas quando estou bem ,também repouso no SEU OLHAR e LHE dou GRAÇAS por tudo o que me concedeu.
    EU leio e releio o Evangelho e de cada vez que o faço interiorizo algo de novo que na interior não o consegui.
    O Pe. ANTÒNIO faz-nos dar muita atenção a muitas coisas que estavam adormecidas em nós.

    ResponderEliminar
  3. DEUS está bem presente no Pe.ANTÒnio ,transparece em cada palavra, gesto e atitude.
    Está sempre atento para que nós possamos conseguir a nossa salvação e a levar-nos até DEUS .
    Ontem depois de ler não conseguia adormecer as vossas palavras são sempre,certas directas e também cheias de AMOR.
    DEUS toca-nos atravéz do Pe ANTÒNIO.

    ResponderEliminar
  4. Como é belo comtemplar a foto a água a correr,dá-nos PAZ.DEUS deu-nos tudo,mas tudo para sermos felizes e usufruirmos da Natureza .A água,a Luz do Sol,tudo para vivermos no SEU AMOR.
    Que fazemos de tudo ,muitas vezes acordamos vamos á rua nem lhe agradecemos nada,nem o que somos .
    DEUS È PERFEITO è a nossa vida.

    ResponderEliminar
  5. Confiar , entregar, acreditar, viver, amar...palavras que conhecia graças a este amor tão grande que trespassa a minha vida de uma forma que só Ele conseguiria, mas com esta reflexão do Pe.Antonio aprendi outra palavra "esvaziar". Esvaziar o meu coração de superficialidades, de coisas desnecessárias, esvaziar o coração a Deus para que ele me o encha de amor!

    Ricardo A.

    ResponderEliminar