quinta-feira, 16 de julho de 2009


“Uma só coisa é importante”

Diante da nova encíclica de Bento XVI têm-se multiplicado explicações, interpretações, discursos, palestras, comentários de vária ordem, como sejam teológicos, económicos, políticos, financeiros, sociais…
Acontece assim sempre que uma «nova palavra» sai da «boca da Igreja»!
Sucede assim cada vez que uma ideia, um projecto, uma iniciativa, um sonho, se «atreve» a ser sussurrado pela Igreja…
Todavia, talvez não fosse demasiado pedir a cada coração humano, a cada inteligência, à razão, que se deixassem fixar num único «ponto»: o Amor.
Lendo e relendo o Evangelho, estudando e meditando nas palavras e na vida de Jesus, se ousarmos a humildade interior como critério, percebemos e concluímos que tudo – mas tudo mesmo – se baseia e resume nesse sentir: Amor.
Redescobri-lo como critério de vida…
Como caminho a percorrer…
Como sentimento a viver…
Como ousadia a assumir…
Como experiência a partilhar…
Simplesmente, porque uma só coisa é importante: o Amor!
Mas o Amor ao jeito de Jesus; o Amor que nos faz verdadeiramente cristãos; o Amor que consegue e pode transformar o mundo e os homens.
Não o «amor» romanceado, «telenovelesco» poetizado ou meramente cinéfilo!
Um Amor, uma atitude interior, uma outra forma de encarar e encarnar a própria vida. Como Jesus de Nazaré.
Um Amor que não nos faça reger a vida pela força das aparências e do epidérmico!
Esse «amor», o das aparências, engana, ilude, destrói e abafa a existência!
Um Amor que nos leva a colocar o nosso Eu não no centro de nós mesmos, mas que sabe e crê que só Deus pode ser o centro do nosso viver.
Há que ter bem claro e evidente que se não formos humildes e sinceros connosco próprios, apenas nos iludimos, por mais ou menos tempo! (Alguns há que vivem assim toda a vida).
Talvez devêssemos fazer, a começar na Igreja, uma revolução coperniciana na nossa vida e deixarmos de nos olhar como o centro do Universo, em torno do qual todos os outros têm de girar!
Importaria perceber e acreditar que tudo gira, isso sim, à volta de Deus, à volta do Amor…
Discursos, interpretações, comentários, serão validos desde que se parta de uma premissa indiscutível: uma só coisa é importante, ou seja, o Amor!
O resto, são redundâncias, «jogos» existenciais, protelações de mediocridade, abraços de banalidade…

6 comentários:

  1. "Ele há coisas"... hoje, antes de ler mais esta reflexão, abri um livro - "mas há Sinais" - completamente ao acaso. O texto começava: "Há homens que obrigam outros homens a reverem-se por dentro."

    O Pe. António é um desses homens... que me faz desejar "um Amor que sabe e crê que só Deus pode ser o centro do nosso viver".

    Mas... será que este meu desejo é sentido?...
    Será que a minha vida mostra isso mesmo?...

    Aninhas

    ResponderEliminar
  2. «PADRE ANTÒNIO com toda a minha humildade.«UMA SÒ COISA È IMPORTANTE» é a grande verdade da nossa vida e da minha também e cada vez mais,
    Tudo gira em volta de DEUS do SEU AMOR e todos tentamos aperfeiçoa -lo cada vez mais em CRISTO.Amar ,servir a nossa familia tambem é uma forma de amar a DEUS com uma grande intensidade e que nos é posto á prova muito AMOR e provação.Bem
    haja por todo o carinho e dedicação a todos nós.

    ResponderEliminar
  3. « uma revolução coperniciana na nossa vida e deixarmos de nos olhar como o centro do Universo, em torno do qual todos os outros têm de girar»

    Ui...! Agora é que pos o dedo na(s) ferida(s) da humanidade.
    Não vou dizer que acho que essa revolução iria acabar com os problemas da humanidade... mas quase...

    X (Aquela que está a caminho não sabe bem do que mas está a caminho)

    ResponderEliminar
  4. Quando li "Uma só coisa é importante" tive de imediato uma forte vontade de comentar o seu conteúdo.Mas ... tive por "Amor" ... que pensar e dominar o meu primeiro impulso. Mas agora passado alguns segundos vou tentar ... por "Amor", escrever algumas palavras.
    Eu estou e sempre estive disponível a fazer tudo por "Amor",mas ... será possível com tanto apoio às aparências e tanta falta de humildade que eu vejo no meu dia a dia? Com a falta de consideração e a humilhação humana diária que eu vejo no meu dia a dia?
    Sinto agora mais que nunca uma necessidade urgente nessa "revolução" da nossa Igreja e por isso peço todos os dias a Nosso Senhor que me ajude a ser merecedora do seu AMOR.
    Padre António por eu acreditar que a mudança é possível e que hoje com mais, mas amanhã com menos dificuldades é possível melhorar os afectos, os sentimentos, os relacionamentos, o amor, sugiro que estes temas sejam debatidos entre nós (Prior e Paroquianos).
    Sabe que pode contar comigo Lu

    ResponderEliminar
  5. Hoje passado 6 meses o que consegui mudar na minha vida? Pouco ? muito?não sei dizer, só sei que a minha missão continua pesada, Eu em mim mudei muito, tenho Jesus Cristo na SUA Plenitude que me dà Paz interior e alento.
    Mudar os afectos,mentalidades.Como? Por vezes penso que nem todo o Amor do mundo.

    ResponderEliminar
  6. Hoje presentemente já no meu coração se vislumbra algo diferente,tenho mais força,e tento ocupar um espaço,tudo Graças ao Divino espirito Santo.
    Não sei se levarei em frente ,mas já é uma pequena vitória

    ResponderEliminar