terça-feira, 14 de julho de 2009


"Ultreia"!

Pode até parecer uma palavra estranha; pode ainda induzir-nos a alguma expressão «importada» do país vizinho!
Contudo não é assim...
«Ultreya» - na nossa língua traduzido para «Ultreia» - é, de facto, uma palavra de origem castelhana. Ela era usada pelos antigos peregrinos que caminhavam rumo a Santiago de Compostela; ela significava o estímulo, o incentivo, que os peregrinos ofereciam uns aos outros nos momentos mais difíceis desse peregrinar!
«Ultreya», quer dizer, «mais além», «mais longe», «ânimo», «coragem», «força»...
Palavra que significava esse «compromisso» com cada outro que mais se afadigava na caminhada...
Ultreia, palavra que era apoio solidário, mão estendida, desafio partilhado, almas irmãs nesse caminhar rumo ao Santuário do Apóstolo...
Valeria a pena revalorizar esse «grito» dos peregrinos, pois que nos comprometeria mais uns com os outros nesta nossa missão comum de sermos responsáveis, «cúmplices», uns dos outros no que respeita ao viver de cada um...
Valeria a pena redimensionar para a vida da nossa Comunidade, dos nossos grupos, movimentos, encontros, conversas, essa mesma palavra ou ideia: Ultreia!
Mais além, mais longe...
Jamais o ceder a essa tentação de que o caminho está já todo percorrido;
Jamais convencermo-nos que nada mais há a descobrir, a fazer, a ensinar, a aprender, a servir, a disponibilizar, a partilhar, a viver...
Jamais cairmos no facilitismo enganador de que não sabemos, não conseguimos, não podemos, trilhar outros caminhos no que respeita ao ser cristão, ao ser Igreja, ao viver Comunidade...
Dizer «Ultreia», ou melhor, viver «Ultreia», é deixarmo-nos conduzir pela voz e pela mão dos irmãos; é acreditarmos que Deus nos desafia permanentemente a ir mais longe nessa aventura divina de sermos mais fecundos, mais felizes, mais ousados, mais generosos, mais santos...

p.s. - hoje especialmente relembro alguém que, enquanto tive a graça de com ele privar pessoalmente, ao seu jeito, na sua especificidade, na sua alegria e no seu sonho, me repetia permanentemente essa ideia: Ultreia! Obrigado Zé Maria!

5 comentários:

  1. “Ultreia”!

    Palavra que no primeiro momento causa “estranheza”! Um estrangeirismo? Um código?
    Durante algum tempo, esta palavra provocou-me curiosidade. Hoje sei o que é, e não poderia deixar de associar esta sua partilha a algo que nos é familiar.

    Sei que apenas vivi algumas coisas de fora. Sei que não estava lá, mas a minha oração sempre esteve. Já apenas assisti a outra coisa bem longe daquilo que Deus sonhou. Um afundar 5ªfeira após 5ªfeira…

    Não querendo alongar o meu comentário, lembro-me do momento em que ouvi um homem que sei apaixonado por Cristo, dizer-me que ia abandonar um Movimento que sei que sente à flor da pele. Na altura fiquei bloqueado! Penso que no meio da minha desilusão em relação a certas coisas e da irritação de ver o que se tinha passado, nem medi bem o que me acabava de ser dito naquela esplanada. Muitas coisas relacionadas com esse mesmo Movimento também me deixaram de fazer sentido.

    Hoje, e para finalizar, apenas quero dizer-lhe que estou muito feliz e que o trago bem presente na minha oração. Que o próximo ano seja uma viragem para algo mais próximo do Ideal que nos move!

    Um forte abraço!

    DECOLORES

    ResponderEliminar
  2. "Mais além», mais longe..."

    "Quiero hundir más hondo mis raíces en Ti
    y cimentar en solidez éste, mi afecto
    pues mi corazón que es inquieto y es frágil
    sólo acierta si abraza Tu proyecto.

    Mas allá de mis miedos,
    más allá de mi inseguridad,
    quiero darTe mi respuesta:
    Aquí estoy, para hacer Tu voluntad,
    para que mi amor sea
    decirTe Si, hasta el final"

    Pe. António, ao ler mais esta reflexão, veio ao meu pensamento, ao meu coração esta música...
    Obrigada...

    Aninhas

    ResponderEliminar
  3. «ULTREIA»
    Quando Nós sentimos uma mão amiga que nos puxa, um ombro amigo,que bom.
    Por vezes nem damos a perceber que estamos mal,mas essa pessoa está lá para nos animar,fazer olhar a vida de outro modo e tudo depois nos parece melhor e o problema não tem tanto valor assim
    O PADRE ANTÒNIO conssegue ser essa pessoa.amiga, ouvinte e nos trans mitir muita fÈ em CRISTO.
    .

    ResponderEliminar
  4. Ultreia!

    Não se trata somente de uma forma de verbalizar a alegria, mas algo como: “seguir em frente”, “para frente” em busca da realização de um objectivo, de uma meta a qual só com a fé conseguimos alcançar, mesmo diante das dificuldades não deveremos desistir! «confia em Mim entrega-te a Mim»

    Um grande abraço!
    Sempre atento a sua palavra Pe.António Força!

    Ricardo A.

    ResponderEliminar
  5. "Ultreia"! "Ultreia"!

    Sei que imagina como ficou o meu semblante quando vi no écran o título desta Meditação.
    Santa e ousada "Provocação"!
    Sim Prior, mais uma vez me sinto provocada e desafiada a gritar e a viver com toda a força do meu ser e com tudo o que isso implica, Ultreia! "mesmo que custe e precisamente porque custa".
    Tantos Homens e Mulheres com os quais as nossas vidas já se cruzaram precisam de redescobrir, reviver e acrditar neste "grito" que nos enche o peito quando vivido intensamente e em verdade.
    E são tantos os que anseiam que alguém lhes diga: Olha tu aí - Ultreia!
    Cristo quer precsar de si, de mim e de muitos outros para que cada vez mais sejamos muitos a dizer com toda a força do nosso ser: Ultreia! e este mundo possa ser cada vez mais de Deus.

    DECOLORES

    Um beijo do tamanho do Amor de Deus.

    ResponderEliminar