segunda-feira, 6 de julho de 2009


"Só por Ti, Jesus"

Sairam dos meus lábios, na Eucaristia de hoje, estas palavras:

"Só por Ti, Jesus, quero-me consumir
Como vela que queima no altar,
Consumir-me de amor.
Só em Ti, Jesus, quero-me derramar
Como um rio de entrega ao mar,
E derramar-me de amor.
Só por Ti, Jesus, quero-me entregar
Com um sorriso escondido no olhar,
Entregar-me de amor.
Só por Ti, Jesus".

Saíram dos meus lábios estas palavras!
Mais belas seriam se tivessem brotado do mais fundo do meu ser...
Mais solenes seriam se houvessem surgido do íntimo da minha alma...
Mais verdadeiras seriam se as encarnasse na minha própria vida...
Mais santas seriam se as vivesse no segredo do meu ministério...
Palavras que bem podem ser «mote» e «lema» de cada um de nós pastores...
Que bem fariam à Igreja, ao mundo, às nossas Comunidades...
Que verdade, fidelidade e santificação não experimentaríamos se as cantassemos com a própria vida...
Que «revolução» operaríamos na fé...
Que beleza ofereceríamos a este nosso tempo...
Que paz derramaríamos sobre a humanidade...
Que dom, seríamos nós sacerdotes, no coração do mundo, no seio da Igreja...
Seria o fim de divisões e discórdias!
Terminariam ciúmes e rivalidades!
E a comunhão não seria uma palavra; seríamos todos e cada um de nós...
"Só por ti, Jesus"! Tudo!
Mesmo que este meu tudo seja nada!

8 comentários:

  1. Ah! se eu conseguisse ser assim... tudo por Jesus, tudo para Jesus...
    Se pelo menos o quisesse...
    E, enquanto escrevo isto, vou pensando... como se sentirá Jesus?...

    Aninhas

    ResponderEliminar
  2. Sabe bem olhar e perceber a humuildade dos Pastores. Nós precisamos desses exemplos para caminhar na fé e na nossa pertença à Igreja.
    E continuaremos a rezar pela unidade e comunhão entre todos eles. Para que sejam verdadeiros irmãos, verdadeiros iguais, porque têm a mesma missão onde quer que se encontrem.
    Como tantas vezes diz o nosso Prior, "no Reino de Deus não há geografia". Então porque se há-de criar problemas de consciência aos cristãos porque querem celebrar a sua fé aqui ou ali?

    ResponderEliminar
  3. Às vezes dou por mim a pensar no sentir do nosso Pastor! No peso da sua missão, na entrega que consegue viver apesar do seu cansaço visível. Será que nao poderíamos rezar mais por ele? Que não poderíamos ajudá-lo mais? Fazer nossas as preocupações e trabalhos que ele vive e lidera e, afinal, em proveito de todos nós? O seu cansaço fala do amor que nso tem. Obrigado por tudo isso senhor Prior.

    ResponderEliminar
  4. Carissimo Padre Antònio

    Só hoje descobri este seu blogue, que já está nos meu favoritos. Fica a parti de hoje o compromisso de visita diária para ir "bebendo" suas fantásticas meditações. Obrigado por as partilhar connosco.

    Um abraço amigo

    Zé Tomaz

    ResponderEliminar
  5. Caro Padre António

    Só hoje, e penso que não foi por acaso, Deus nada faz por acaso, descobri este seu blogue. Fica desde já prometida a visita diária para ler as suas excelentes meditações que agradeço partilhar com os seus paroquianos nos quais me incluo.

    Pedindo a sua benção envio daqui um apertado abraço

    Zé Tomaz

    ResponderEliminar
  6. «SÒ POR TI JESUS»
    Eu descia a rua Fausto Figueiredo acorrer na hora de almoço para orar, para TE comtemplar SR JESUS
    «SÒ POR TI JESUS»35 anos passados eu corro da fisioterapia até vós sempre para vos comtempar e orar.
    -E quem fui eu estes anos todos para VÒS SENHOR?
    Desiudi-te SENHOR.eu sei.
    -Continuas-me a amar eu sei.
    «SÒ POR TI JESUS» Vale a pena viver e lutar
    Como eu vos amo SENHOR.

    ResponderEliminar
  7. Gosto de ter descoberto o seu blogue no mesmo dia em que a minha filha Madalena faz 15 anos. Voltarei, seguramente, numa base diária. Parabéns e um abraço,
    João

    ResponderEliminar
  8. "Só por ti, Jesus"! Tudo!

    Tão bom sentir aquilo que Ele significa na nossa vida!

    Ricardo A.

    ResponderEliminar