segunda-feira, 20 de julho de 2009


"Sinais"

"Nenhum sinal vos será dado se não o sinal de Jonas"!
Estas foram palavras proclamadas no Evangelho deste dia; palavras que nos falam e interpelam acerca de «sinais».
Dos «sinais» que o Homem exige a Deus e os «sinais» que nos esquecemos de dar a Deus e aos irmãos!
O «sinal de Jonas», os três dias no ventre da baleia «falam» do Sinal maior de Deus: a Sua Morte e Ressurreição em favor desta Humanidade que somos. Nenhum outro sinal nos será dado, afirma Jesus, pois que esse nos basta! Esse, eloquentemente, nos ensina aquilo que mais importa verdadeiramente: amar!
O «sinal de Jonas» na vida de Jesus é esse Seu Amor vivido incondicionalmente, sem limites, até ao extremo! E esse sinal, apenas esse, é pedido hoje à Igreja, que o testemunhe diante do mundo!
O sinal do amor feito serviço, feito verdade, feito humildade, feito entrega, feito generosidade, feito caridade...
O mundo não nos pede hoje outros sinais!
Nem havemos de nos gastar nem desgastar oferecendo sinais que o mundo não quer nem precisa!
De facto, quando caímos na tentação da «umbiguite», de nos olharmos a nós mesmos, de nos propormos a nós como «salvação», do endeusamento pessoal, da necessidade extemporânea de afirmação, estamos simplesmente a oferecer à sociedade os «sinais» contrários que falam de Evangelho e do Reino de Deus!
A vida de cada um de nós tem de ter as «marcas» da Paixão, os «sinais» do Crucificado, a fim de conseguirmos, efectiva e afectivamente, falarmos de Deus...
Na verdade, só o amor de Cristo em nós será o autêntico e profundo sinal que cada geração precisa para se deixar tocar por Ele. Se falhamos, se trocamos os «sinais», apenas estamos a despistar os corações feitos para Deus! Despistamo-nos a nós e despistamos os demais...

4 comentários:

  1. "Dos «sinais» que o Homem exige a Deus e os «sinais» que nos esquecemos de dar a Deus e aos irmãos!

    A Deus, exigimos, sinais, esquecendo que Ele nos deu «O Sinal» sem o exigirmos, aquele «Sinal Mais» com que nos cruzamos - sem O vermos! - a toda a hora...
    Mas, o «sinal» que os outros vêm em nós, em mim... é tantas vezes, o «sinal menos»!…

    Aninhas

    ResponderEliminar
  2. O PADRE ANTÒNIO DÀ_NOS INSTABILIDADE(pôe-nos a meditar)muita clareza,Amor e Paz.
    Na verdade só no sentido de JESUS CRUCIFICADO e no SEU AMOR nós conseguimos ultapassar as situações da vida que nada sâo em comparaçâo ao que JESUS sofreu na CRUZ por todos nós.
    Mas nós ser humano por vezes sem querer conseguimos-nos desviar do que realmente importa,pensando que até agimos bem.

    ResponderEliminar
  3. A força que representa saber que já nos foram dados todos os sinais permite-nos a teimosia da Fé. No livro da Madre Teresa de Calcutá, ela não sente... ela sabe! Ela não acredita... ela sabe!
    Tantas vezes dizemos que "acreditamos em Deus" como se tivessemos a possibilidade de não acreditar, como se fosse uma escolha nossa... uma espécie de condescendência da nossa parte. E não é nada disso, pois não? Nós não acreditamos porque queremos; Nós sabemos!
    E, quando sabemos, tornamo-nos fortes em todas as circunstâncias. Até no vazio que sentimos, até na tristeza, na insegurança, nas pedras-no-sapato, nos incómodos, na doença, na alegria, no sucesso...: Nós sabemos que o Sinal é Jesus e que, para quem não conhece Jesus, o Sinal tenho de ser eu em Nome de Jesus e para Sua Glória. Aí, está ganho! Ultrapassa o sentimento, a escolha, a circunstância: Eu Sei que só Jesus vence pelo Seu Amor e que tenho esse Amor em mim. Eu sou o Sinal e ai de mim se não for... Como pede Sto Agostinho podemos pedir todos "Senhor, concede-nos o que nos ordenas e manda-nos o que quiseres".

    ResponderEliminar
  4. O maior sinal que poderemos ter é o amor!Este sim não um, mas o único sinal possível!
    Jesus no seu «sinal» mais da cruz, mostra o amor que tem por nós, por cada um de nós, não ama nem um nem outro, ama todos por igual forma.
    Na vida quotidiana deparamos-nos com «sinais» de proibido, de obrigação tomamos como dever respeita-los, mas o sinal, o único sinal que realmente importa respeitar e tanta vezes não acontece é o sinal Dele, o de amor.
    Quem me dera a mim e a todos nós que o o único sinal que aparece-se na nossa vida fosse o Seu sinal!

    Ricardo A

    ResponderEliminar