domingo, 26 de julho de 2009


“Deus passa… por nós”!

Uma multidão. Uma imensidão de gente, cansada, fatigada, esgotada, simplesmente porque haviam deixado tudo para escutarem Aquele Homem da Galileia!
Corações sedentos de «mais»; vidas desejosas de «novidade»; almas sequiosas de “água viva” que os saciasse verdadeiramente…
Um rapaz, com cinco pequenos pães e dois peixes!
“Que é isso para tanta gente”?
Cinco pães e dois peixes, humanamente, para milhares de pessoas, é nada!
Mas cinco pães e dois peixes, divinamente, são tudo!
São, absolutamente, tudo!
Tremenda lição esta, a do Evangelho de hoje!
Que nos relembra que tudo é dom, tudo é graça, tudo é maravilha, tudo é fantástico, quanto sai das mãos de Deus!
Mas um Deus que, teimosamente, quer continuar a precisar dos «cinco pães e dois peixes» que possui cada um de nós!
Jesus poderia ter saciado a fome da multidão de qualquer outra forma; porém, quis precisar da pobreza, da humildade, da singeleza e pequenez daquele pequeno rapaz!
Jesus poderia, hoje, já, agora, transfigurar toda esta humanidade!
Mas quer continuar a precisar de nós, desta nossa particular e pessoal humildade e pequenez!
Quer a nossa humildade e a nossa fragilidade!
Quer, afinal, a nossa humanidade para, divinamente, transformar este nosso mundo, esta nossa Igreja!
Quantas maravilhas deixam de se realizar neste nosso tempo, simplesmente porque nos abstemos de partilhar exactamente a nossa pobreza e pequenez!
Quantos dons deixam de ser contagiados, simplesmente porque nos demitimos de ser colaboradores d’Esse Deus Amor que é o Senhor Jesus!
Deus passa por nós!
Deus passa pela partilha daquilo que temos e daquilo que somos!
Ah, se nos deixássemos de reservas, de subterfúgios, de razões sem razão, de fazer contas com critérios humanos, como diferente seria esta nossa humanidade! Como bem mais bela seria a Igreja de Cristo! Como mais ao jeito do Mestre seria a nossa própria Comunidade!
Deus passa por nós!
Deus, para ir ao encontro dos homens do nosso tempo, quer passar por nós!
Quer, afinal, os cinco pães e dois peixes que já possuímos!
Confiemos! Entreguemos!
Ele fará o milagre! Sim, porque a obra é d’Ele! A Igreja é d’Ele! O mundo é d’Ele! (ainda que demasiadas vezes nos convençamos que somos nós os donos e os senhores! Voltarei a este tema…)
Não nos esqueçamos: Deus passa – ou não – por nós!

10 comentários:

  1. Olá Pe. António,
    Como nós, muitas vezes na hora de comungar, nem sequer nos lembramos das graças que ELE nos está a dar, e porisso não recebemos os seus raios de LUZ...

    ResponderEliminar
  2. Cinco pães e dois peixes,tão pouco a uns olhos de uma humanidade "mergulhada" nos excessos e na grandiozidade desmedida, mas que aos olhos de Jesus representa tanto, pois a sua humildade é infinita!
    Cada uma daquelas pessoas presentes na multidão, tem uma história, mas não uma que fica parada, "adormecida" no passado mas sim uma história que se transporta até aos nossos dias e a caridade, a entrega não tem datas, são dons de Deus eternos que Ele quer que nós, cada um de nós façamos render!Mas nunca com a vontade de querer receber algo em troca!
    Este episódio que nos faça lembrar que somos constantemente chamados a «sentarmos-nos» com aqueles que nos estão mais próximos e convidados a partilhar!
    Acredito, porque Cristo, o Pe.António, cada um dos meus amigos nesta comunidade e no mundo fazem me "agarrar" a esta verdade de que nós podemos fazer maravilhas, mas sempre com um lema essencial:O Amor!.

    Ricardo A.

    ResponderEliminar
  3. "tu es (ou nao) a luz do mundo" (2008)

    ResponderEliminar
  4. E eu?...
    Será que, hoje, vou partilhar aquilo que tenho e aquilo que sou?...
    Será que, hoje, consigo deixar que Deus passe por mim?...
    Penso em Nossa Senhora... queria saber confiar, entregar, ao Seu jeito.... quero!

    Aninhas

    ResponderEliminar
  5. Se o meu coração, não fosse tantas vezes um "calhau"...
    Se os meus olhos, não estivessem demasiadas vezes fechados...
    Se a minha voz, não tivesse o som do silêncio...
    Se os meu braços, não estivesse frequentemente cruzados...

    Talvez eu tivesse a coragem de tocar nas Suas vestes...

    HP

    ResponderEliminar
  6. Que grande e importante verdade: Deus passa e quer passar por nós. Deus quer precisar de nós apesar de saber e sentir a nossa incoerência, mentira, pecado!
    É assim o amor de Deus!
    Se acreditássemos nEle! Como tudo seria tão diferente! A Igreja seria tão mais pura, mais bela, mais santa! Rezemos sem desanimar...

    ResponderEliminar
  7. Esta reflexão veio até mim, num tempo muito oportuno, como é costume do nosso bom Deus!
    Com efeito, estava a fazer-me falta nesta altura da minha vida, tomar consciência de que Deus tudo pode. Como bem sabemos, basta-Lhe uma palavra, um gesto, um pensamento, para mudar o rumo das vidas, dos acontecimentos, da vivência da Igreja, da humanidade... mas desde sempre (e no Thabga tivemos uma grande prova disso), Ele quis precisar de nós! Não porque temos muitas qualidades, não porque nos encheu de dons maravilhosos, mas porque nos quer mostrar que a nossa pequenez, fragilidade e humildade, entregues por amor, ao Pai, serão transformadas. Porque com Ele, de tudo seremos capazes, mas sem Ele, nada valemos, nada somos...
    E isso leva-me a desejar deixar, que Deus passe realmente pela minha vida! Caio com frequência no erro de achar que sou tão insignificante e que tenho tão pouco para entregar e, por outro lado, chego a confiar tão pouco, que considero que Deus não tem "matéria" para fazer o milagre, a transformação.
    Por isso, é tão oportuna para mim esta sua reflexão, que eu agradeço de todo o coração, por mais uma vez, ser o transmissor dos sinais e das indicações que Deus me quer dar para a minha vida!
    Obrigada Padre António, por ser instrumento!

    ResponderEliminar
  8. EU acredito em DEUS,ELE È a minha vida.
    Ele deu-me tudo a vida e tudo o que eu tenho .
    EU deixo ELE seduzir-me no seu AMOR.
    E deixo ELE passar por mim.
    Todos os dias lhe peço forças para poder sempre melhor e levar tudo em frente.

    ResponderEliminar
  9. Esta meditação foi o marco da minha vida ,a partir dela, tudo foi mudando dia após dia um pouco, muito pouco de cada vez,mas que ao longo do tempo,foi dando frutos visíveis.
    Como é maravilhoso ,a forma como o Espírito Santo actua em nós, com verdadeiro Amor e tudo muda em nós.

    ResponderEliminar
  10. Que tenho eu para dar ?a minha vida só DEUS a tem,foi quem me deu tudo o que tenho o que sei só, Ele e a força do Espírito Santo actua em nós, triste ideia a nossa pensar que mandamos ou temos algo,,precisamos de muito Amor humildade,para compreender todo o mistério.

    ResponderEliminar