quarta-feira, 22 de julho de 2009


"Aprender a confiar!"

Diante de várias situações ocorridas, hoje «apetece-me» escrever sobre a dimensão da «Confiança»!
Sinto que somos permanentemente desafiados a essa aprendizagem da Confiança;
que a vida nos propõe em acontecimentos, factos e situações, onde podemos - e devemos - aprender esta atitude fundamental do coração de um crente!
Aprender a confiar em Deus, no Senhor Jesus, peregrino connosco nas sendas da nossa própria vida!
Aprender a confiar significará sempre que cremos que a nossa vida Lhe pertence; que os nossos dias são e dependem d'Ele; que os sonhos, projectos, problemas, ansiedades, medos e esperanças, têm de ter um lugar privilegiado no Coração de Cristo. Como se faz?
Pondo a nossa vida TODA na nossa oração!
Não raras vezes aquilo que somos, que sentimos, que projectamos, que sonhamos, idealizamos, no fundo, vivemos, não cabe na nossa oração, na nossa intimidade com Deus, na nossa comunhão com Ele!
Parece que Deus apenas «faz sentido» na igreja, nas celebrações, no «beato» da nossa existência!
Depois, o nosso viver quotidiano, mesmo o nosso viver religioso, cristão, espiritual, não tem lugar para Esse Deus!
Confiar é arriscar n'Ele; é viver n'Ele, com Ele e para Ele. Ou seja, é colocar toda a nossa vida, todo o nosso sentir, nas mãos de Deus.
Saber, acreditar, que tudo acontece na órbita de Deus.
Que mesmo as coisas que fazemos em Seu nome, apenas fazem sentido quando Ele ocupa o primeiro lugar; que tudo Lhe tem de ser entregue, rezado, ou seja, confiado!
Tantas das nossas derrotas, tantos dos nossos problemas, tantos dos nossos conflitos, internos e externos, acontecem porque deixamos Deus fora da nossa vida concreta!
Rezar com a nossa vida; falar-Lhe daquilo que nos ocupa e preocupa; entregar-Lhe cada sentimento, atitude, ansiedade, receio, projecto...
A fim de não sermos «deuses» da nossa vida; a fim de sermos crentes de verdade...
A fim de «respirarmos» Deus no quotidiano...
Aprender a Confiar, aprender a rezar, aprender a arriscar, aprender a ser de Deus, nas vinte e quatro horas de cada dia, eis uma missão que não acaba enquanto peregrinarmos nesta Terra...
Aventura que importa começar. Já...
Particularmente os que nos afirmamos cristãos...

9 comentários:

  1. Leio sempre as suas mensagens, ainda que tarde, como hoje mas esta... foi como se estivesse a ler meu pensamento. Confiar sempre

    ResponderEliminar
  2. "Ouve, Senhor, eu já não sou uma criança.
    Ouve, Senhor, não tenho mais
    A inocência de então;
    Não é tão fácil, para mim, acreditar em tudo,
    Ser simples assim.[…]
    Ser como criança, nunca duvidar
    De Ti Senhor, do Teu amor.[…]"

    Esta é parte de uma letra que escrevi há cerca de 20 anos. Acho que tudo se resume a isto mesmo: ter um coração simples, que se abandona… ao jeito de criança!

    Aninhas

    ResponderEliminar
  3. «CONFIANÇA»
    Palavra maravilhosa quando sentida de verdade
    A minha confiança em DEUS é total é com ELE que eu falo tudo o que me acontece a mim e aos meus faço-o a caminhar na estrada, no carro, em casa (a vida ás vezea afasta-nos dos amigos)É nas suas maõs que eu ponho as nossas vidas e sei que o acontece de menos bom também tem uma razão de ser.
    Muitas vezes sinto que nem sempre o que eu penso nem será o que DEUS tem para mim
    DEUS tem -me posto no caminho a resoluçâo de tantas coisas, atravéz de algo,ou alguem.
    Neste momento tenho uma sensação como nunca tive de me ir confessar e sei que vai ser concretizado sem eu esperar sei que DEUS está lá á minha espera.Esta palavra »confiança» diz-me muito,muito mesmo.

    ResponderEliminar
  4. Em DEUS tudo, coloco nas SUAS MAÔS o bom e o menos bom que também tenho ido vencendo com a ajuda do padre ANTÒNIO mesmo que indirectamente.
    Nós por vezes queremos tudo á nossa maneira e ficamos revoltados por isto, por aquilo,mas na verdade nâo é isso que DEUS quer para nòs e o que ELE nos concede è realmente o melhor.
    A CONFIANÇA tem que ser absoluta e aprender que nada é fácil.

    ResponderEliminar
  5. Umas palavras que falaram bem fundo no meu coração. Quantas vezes não sou um exemplo dessa Confiança que falta à nossa vida! Mesmo "nas coisas de Deus" sou muitas vezes pagão. Sinto que muitas vezes nós que andamos na Igreja somos pouco cristãos, confiamos pouco, entregamos pouco. Falamos de Deus mas desde que Ele esteja longe das nossa vida concreta! E isso afasta muitos da própria fé cristã!

    ResponderEliminar
  6. Como me prenche esta meditação. Quantas vezes digo ao meu marido para quê tanta angústia para resolver isto ou aquilo, DEUS sabe o que faz e fà-lo com AMOR e mais do que nós merecemos.
    Tudo se faz com amor e confiança.

    ResponderEliminar
  7. Hoje aconteceu na nossa Igreja "Saber-se Peregrino","Amigos","Raizes","Ultreia","Uma só coisa é importante","Só o amor pode salvar o mundo","Ano sacerdotal","Sinais","Sinais (II) e "Aprender a confiar".
    Hoje ao reunirmos mais de 60 idosos no nosso salão paroquial, confratenizando,rezando e cantando num "lanche amigo" das "Famílias SOS",
    senti mais do que nunca que só seguindo o conteúdo dos seus têxtos Padre António acontece
    AMOR.
    Tudo é muito simples afinal, se nós conseguirmos ser Peregrinos de Deus; se nós conseguirmos dar e partilhar amizade a nossa vida é mais gratificante; se nós conseguirmos associar de uma forma inabalável a fé e a vida;se nós conseguirmos comprometermo-nos mais uns com os outros, partilhando, ajudando o próximo com o espírito Cristão que Jesus nos ensinou; se nós conseguirmos que o nosso Amor não seja aquele das aparências mas ao jeito de Jesus; se nós conseguirmos ser humildes vivendo o Evangelho e acreditarmos na força do Espirito de Deus nas próprias vidas; se nós conseguirmos confiar e acreditar que a nossa vida pertence a Deus, nós vamos conseguir ser Igreja com AMOR.
    Hoje eu aprendi a confiar e a acreditar que cada vez mais temos que estar disponíveis para Ajudar e dar AMOR.

    ResponderEliminar
  8. Aqui estão as palavras que eu precisava que hoje me fossem dirigidas!
    Em cada dia, vou lendo/ouvindo a Palavra de Deus. Sempre Ele tem algo especial a dizer-me. E, como ontem não vim ler este texto e apenas o li hoje, percebi que fazia sentido: sou um ramo enxertado em Cristo. Só darei fruto, se permanecer nEle. Mas como permanecer nEle? Perguntava-me eu há pouco. A resposta veio agora: viver com Ele, 24 horas por dia, falando-Lhe, rezando-Lhe, entregando-Lhe TODAS as coisas, as mais pequenas, as mais insignificantes, mas também as coisas maiores... Ele é o meu companheiro constante, de todas as horas! Se eu nunca me esquecer disso em momento nenhum da minha vida, será fácil este exercício de confiança, que tento desenvolver já há algum tempo!
    Obrigada por esta grande reflexão que me ajudou a fazer!... (continuação de boas férias)

    ResponderEliminar
  9. Se eu não falasse com DEUS sobre tudo o que me acontece ,falava com quem? Ia preocupar alguèm que nâo devo preocupar, porque já tem idade e precisa é de carinho e apoio.
    DEUS è a minha vida a minha fonte é tudo e sempre foi, dá-me o alento todos os dias para ir em frente,só ELE me dá forças para não desistir.

    ResponderEliminar