sexta-feira, 17 de julho de 2009


"Ano Sacerdotal"

Completam-se hoje, precisamente, 30 dias desde o início do proclamado «Ano Sacerdotal».
Este blog «Sentir de Pastor» surge como uma – se assim se pode chamar – iniciativa para sublinhar esse apelo e desafio do Papa Bento XVI…
Palavras, sentimentos, partilhas, olhares, caminhos, sonhos, medos, ansiedades, esperanças, que vou experimentando, vivendo, no dia-a-dia do meu sacerdócio ao longo deste ano…
E em cada «mensagem» pensada para publicar, renovo e relembro o dom e a graça que também sobre mim recai ao ser sacerdote de Jesus Cristo!
Cada mensagem é sempre um apelo, um convite e um desafio a reavivar esse dom de Deus com que Ele me presenteia…
Aventura divina essa a do ministério, que jamais entenderemos profundamente!
Na verdade, nós todos sabemos bem que Deus não escolhe os capacitados!
Nunca assim foi; jamais assim será!
Porque actuará Deus assim? Porque escolherá Ele sempre os mais fracos, os mais débeis, os mais precisados?!
Talvez não seja difícil a resposta: é porque Nosso Senhor quer que apenas ponhamos n’Ele a nossa confiança e nunca em nós mesmos! Nunca nos refugiemos nas nossas capacidades ou talentos, mas acima de tudo no poder da Sua Graça!
Obviamente que os instrumentos humanos, as nossas capacidades, são importantes e necessárias; mas apenas isso: meios, nunca fins em si mesmo! E ai de nós, pastores, quando nos convencemos que as coisas de Deus, da Igreja, dependem de nós, são fruto das nossas capacidades, da nossa inteligência ou dos nossos talentos! Ai de nós, porque estamos a ser, não pastores, mas sim «donos», «senhores», «maus administradores» de um bem maior…
E Deus pode sempre valer-Se de qualquer meio para edificar a Sua obra. Mesmo dos mais débeis, deploráveis, fracos, segundo os critérios do mundo e da sociedade de cada época histórica!
Na verdade, e como afirma S. Paulo, Deus quer sempre escolher o que é fraco e pobre, ignorante e humilde, para confundir os poderosos e os sábios de cada tempo!
Neste «Ano Sacerdotal» havemos nós, os pastores, sobremaneira, de reaprender essa magistral lição do Senhor: nós somos apenas uns pobres e insignificantes instrumentos nas Suas mãos! E a nossa fiel vocação é não nos tornarmos estorvo à acção de Deus que Ele quer operar por nós e apesar de nós!
São estas as «maneiras» de Deus trabalhar!
Desde os seus inícios, a Igreja é feita de simples e pobres pescadores, que de tal maneira apaixonados por Cristo penetraram pelo Império Romano e conquistaram para Deus os corações!
E sem o poder das armas, do dinheiro, das influências, sem ruídos ou violências, falaram calorosa e enamoradamente do seu Senhor…
Bastou-lhes um amor ardente a Cristo!
Isso nos bastará a nós hoje!
Um «Ano Sacerdotal» para reafirmarmos a nós mesmos esse mesmo amor ardente a Cristo e à Sua Igreja… o resto, é tão insignificante! O resto, é tão acessório! O resto, é tão perigoso, para nós e para aqueles a quem somos enviados.
Basta-nos um amor ardente

4 comentários:

  1. Hoje escreveu duas vezes!
    Que férias são essas?
    Mas ainda bem que o faz. Assim temo-lo mais presente. E sentimo-lo mais perto de nós. A ser esse Pastor que quer aprender a ter esse amor ardente para o poder ensinar a cada um de nós.
    É sempre positivo perceber o sentir da alma e do coração do nosso Pastor. Ajudamo-nos a ser Igreja...

    ResponderEliminar
  2. Basta-nos um amor ardente..."

    Pe. António: este "amor ardente" - que vai arrebatando corações - está bem presente em cada meditação deste blog, em cada meditação da sua vida... na sua vida! Basta olhar para essa entrega apaixonada a cada um dos seus paroquianos.. e não só...
    Acomanho-o, onde quer que esteja, com a minha oração.
    Peço a Deus que me faça desejar, unicamente, também eu, esse "amor ardente", que me deixe, por ele, incendiar.

    Aninhas

    ResponderEliminar
  3. A GRAÇA; O DOM DO SACERDÒCIO é sublime, maravilhoso, uma luz que os envolve a
    todos ,uma GRAÇA DIVINA
    -É a comunicaçâo entre DEUS e o mundo
    -Ê a nossa salvação,é a oportunidade que DEUS nos dá para nos salvar, ouvir a PALAVRA SE DEUS.
    O sacerdote é um ser humano como nós com familia ,sonhos e tudo abandona pelo amor ardente em CRISTO , pela sua FÉ e por todos nós resgatando-nos um a um
    BEM HAJAM pela vossa entrega,DEUS VOS ILUMINE SEMPRE.

    ResponderEliminar
  4. Coloco aqui o exerto de um livro que eu tenho o prazer de estar a ler e que logo a 1ª página mostra bem o valor de um sacerdote e aquilo que faz neste nosso mundo:

    «Quando São João Maria Vianney chegou á pequena e pouco conhecida aldeia de Ars, alguém lhe disse, sem nenhuma esperança: "Aqui não há mais nada a fazer"
    - "Então é sinal de que está tudo por fazer" - respondeu o Santo.Em seguida, começou a fazer. E o que foi fazendo?...Levantava-se ás duas da madrugada, punha-se em Oração junto ao Altar dentro da igreja escura, recitava o Ofício Divino, fazia a meditação e preparava-se para a Santa Missa. Depois da Santa Missa, dava a Acção de Graças e continuava em oração até ao meio dia, sempre de joelhos no piso frio da igreja, sem se apoiar em nada, com o terço nas mãos e o olhar fixo no Sacrário.
    E assim continou por algum tempo.
    Mas, depois...ele teve que começar a mudar os horários, chegando ao ponto de precisar modificar completamente o seu programa diária. Jesus Eucarístico e a Santíssima Virgem iam pouco a pouco as almas daquela Paroquia, até que igreja foi considerada pequena para conter as multidões, e o confessionário do santo foi inundado por filas interminaveis de penitentes.»

    um sacerdote é um dom!

    Obrigado Pe. António por cada dia colocar aqui um pensamento com diversos sentimentos!

    Ricardo a.

    ResponderEliminar