sábado, 11 de julho de 2009


"Amigos... "

"Um amigo é um bem, um tesouro que se tem"!
Alguém um dia criou esta letra fantástica e profunda que nos relembra algo de essencial.
A amizade, quando fundada na verdade e na caridade, é um prodigioso sentimento que nos evoca algo de transcendente, de eterno, de definitivo...
Pelos caminhos que vou trilhando estes dias de férias, nem conseguiria escrever o nome de todos aqueles que sinto e sei viverem comigo essa aventura nobre da verdadeira amizade.
Relembro-os, por eles rezo, de tantos sinto saudades, enquanto pessoas, enquanto experiências já vividas, sonhos partilhados, objectivos conseguidos, derrotas e fracassos assumidos em comum...
De facto é muito mais gratificante escrever sobre a Amizade quando, ao mesmo tempo, passam na nossa mente, na nossa alma, nomes, vidas histórias, cumplicidades, conjuntas!
A amizade pode ser apenas uma palavra bonita; pode ser mote de poemas, de canções, de romances, de livros...
Mas quando ela ganha os contornos de rostos concretos, de vidas concretas, de histórias alicerçadas, aí a amizade ganha renovado sabor e aprofundado sentido...
Hoje, nesta hora concreta, gostaria de enviar - ainda que desta forma - um forte e sentido abraço a todos quantos me oferecem o pulsar dos seus corações, a partilha das suas vidas, numa palavra, os Amigos.
Trago-vos comigo. Até porque na verdadeira amizade, "não há longe nem distância".
E porque em tempo de férias nos detemos mais no essencial (será?), com mais frequência, com mais intensidade, olho para cada um de vós e agradeço a Deus ter-vos posto no meu caminho...
Irei adormecer a entregar-vos, a consagrar-vos ao bom Deus.
Para que vos faça verdadeiramente homens e mulheres santos...
Sintam, esta noite, um abraço bem especial

6 comentários:

  1. «Um amigo é um irmão que se escolhe»,

    É tão bom termos amigos assim, sabermos que eles estao sempre connosco independentemente de tudo!

    Um amigo, uma história, um rosto, uma vida,um unico Pe.António!

    Um abraço sentido e repleto de amizade!

    Ricardo A.

    ResponderEliminar
  2. Padre ANTÒNIO,bebi e interiorizei, cada palavra,vós soia um sacerdote de DEUS,um ser humano espectacular com uma capacidadede de compreesão,incrivrl.

    ResponderEliminar
  3. "Um amigo fiel é uma poderosa protecção;
    quem o encontrou, descobriu um tesouro.
    Nada se pode comparar a um amigo fiel,
    e nada se iguala ao seu valor.
    Um amigo fiel é um bálsamo de vida;
    os que temem o Senhor acharão tal amigo.
    O que teme o Senhor terá também boas amizades,
    porque o seu amigo será semelhante a ele.
    "
    Sir 6,14-17)

    É bom fazer parte deste seu sentir, Pe. António! Saiba eu merecê-lo... sempre...
    E saiba eu viver assim... para todos, para o meu Senhor!

    E ao meu Senhor elevo a minha oração, em acção de graças... por si...

    Aninhas

    ResponderEliminar
  4. Neste momento estou aqui, só e estava a pensar, como é possivel nós perdoarmos mas não conseguirmos esquecer,como é possivel ?tanto peço a DEUS que me ilumine e me mostre o caminho a seguir para ajudar e me ajudar a mim.
    Porquê que eu nasci assim?sensivel,preocupada com os outros.

    ResponderEliminar
  5. È muito bom sentir um abraço amigo,saber que alguém nos ouve,escuta,partilha a amizade.
    PADRE ANTÒNIO vós essa pessoa com amor abnegação ,com tudo. um abraço com saudades de o ter perto de nós.Continuação de boas ferias.

    ResponderEliminar
  6. Este texto (e esta foto em Fátima), tocaram profundamente o meu coração, porque têm um significado profundo, ao qual me sinto ligada. Quereria escrever a noite inteira, ressonâncias sobre ele, de tanto que mexeu comigo! Mas a saúde deve ser preservada e o descanso é sagrado...
    Como é importante a amizade!!!Como tive, ao longo da minha vida, a capacidade de, tantas e tantas vezes, renascer das cinzas, graças à amizade! Como ganhei forças e coragem quase sobrehumanas, para vencer as batalhas, as doenças, as injustiças, e tantas vezes as maldades, graças ao apoio e à oração de um verdadeiro amigo!
    E hoje, a saudade da amizade é de tal maneira grande, que em certos momentos, sinto que tudo não terá passado de um sonho. Um sonho lindo, que ao acordar se desvaneceu...
    A vida sem amizade, é muito vazia! E eu posso dizê-lo com propriedade, porque sempre vivi rodeada de amigos, desde criança. E o meu coração, continua cheio de sentimentos de amizade, para com aqueles que escolhi como amigos e a quem sou capaz de dar a minha vida. Hoje, no entanto, a única amizade que recebo, vem da parte de Deus: Dele próprio e daqueles que colocou na minha paróquia e me ajudam a conhecê-Lo mais profundamente.
    Obrigada Padre António, pela sua amizade pessoal, que eu já senti em momentos cruciais da minha vida e por ser o amigo que me faz ir conhecendo cada vez melhor, esse outro grande AMIGO, que é o único que permanece sempre!!!
    Que viva eternamente, a amizade verdadeira!

    ResponderEliminar