terça-feira, 30 de junho de 2009


“Uma necessidade premente…”

“Precisamos de homens que mantenham o olhar voltado para Deus e aí aprendam a verdadeira humanidade. Temos necessidade de homens cujo intelecto seja iluminado pela luz de Deus e aos quais Deus abra o coração, de modo a que o seu intelecto possa falar ao intelecto dos outros e o seu coração possa abrir o coração dos outros. Só através de homens tocados por Deus, Deus pode voltar para junto dos homens”.

Gosto sempre de recordar estas palavras sábias pronunciadas há uns anos atrás pelo então Cardeal Ratzinger. Se é verdade que se destinam aos «homens» de um modo geral, estas mesmas palavras «assentam» perfeitamente a todos aqueles que são chamados ao ministério sacerdotal, a quantos são escolhidos para serem rostos fiéis de corações total e incondicionalmente seduzidos e fascinados pelo Senhor Jesus…
Como desejaria ser um destes “homens tocados por Deus”, ou melhor, um destes pastores que se deixam «tocar» por Deus para que conseguisse ser imagem fiel, espelho fidedigno, do amor de Deus compassivo e misericordioso para com esta nossa História!
Como gostaria de sentir aquela paz própria que experimentará aquele coração que é verdadeiramente todo de Deus!
Como ambiciono discernir esse caminho a trilhar que seguem todos aqueles que mantêm o seu olhar voltado para Deus, aprendendo aí a verdadeira humanidade!
Neste sentir de pastor, nada mais posso senão entregar-me à benevolência e condescendência de Cristo meu Senhor e deixar-me moldar pela força da oração que toda a Igreja também faz por mim, pela graça da oração que todos vocês me oferecem no segredo e silêncio da vossa vida e da vossa fé…
Hoje, no Santuário de Fátima, peço à Mãe de todos os sacerdotes por esse dom: sermos homens de olhar e coração voltados para Deus que consigamos amar-vos, servir-vos e ensinar-vos a percorrer essa aventura divina que é ser enamorado de Jesus Cristo…

4 comentários:

  1. Ao ler este texto, o meu pensamento «voou» para Santa Teresinha do Menino Jesus:
    "o caminho é o abandono da criança que adormece, sem medo, nos braços de seu pai"

    Aninhas

    ResponderEliminar
  2. “Precisamos(...)Temos necessidade"

    São palavras que descrevem a importância de cada um de nós, para os sacerdotes PRECISAMOS de rezar verdadeiramente por todos eles , TEMOS NECESSIDADE!

    Ricardo A.

    ResponderEliminar
  3. Hoje, perante Virgem Maria nossa Mãe em Fátima, rezei por todos,todos nós.
    Uma prece fervorosa, também para nos ajudar a aumentar a nossa fé,humildade e nos levar a todos ao caminho do SEU Filho muito amado,com muito amor e entrega.
    Que sempre seja feita a SUA vontade em nós.

    ResponderEliminar
  4. Sinto "uma necessidade premente" de passar por aqui! exactamente, o primeiro blogue, onde timidamente me fui abrindo para Jesus,com este espaço,pela Sua Palavra,tudo foi mudando...e agora a distância,a saudade,a lembrança...ficou no meu coração todas as Palavras que hoje me fazem sentir perto de JESUS e Sua Mãe Maria Santíssima

    ResponderEliminar